sábado, 25 de agosto de 2012

Qual é a Bíblia Verdadeira, Católica ou Protestante ?

130628587582
Qual é o melhor CANON de confiança pelo seu valor teológico e racional ?
Pois vemos muitas divergências sobre o mundo cristão, motivos até mesmo de conflitos radicais por parte de algumas denominações.
Teriam motivo real, estas duas oligarquias em seus conflitos doutrinários sobre o ponto de vista cristão e lógico ?
A Bíblia em si pode definir a espiritualidade por completo de um povo para questãos de dogmas, para com o mundo oculto ?
Qual seria o bíblia mais completa e a mais confiável, para estudo ?
0,,15441117-FMM,00
Quando falamos de história cristã, sempre nos vem a mente a Santa Igreja CATÓLICA Apostólica Romana, as suas tradições, seus equívocos doutrinários, e seu poder.

Tempos depois veio a reforma, com uma promessa interna de renovação ao poder oligárquico dos papas, e séculos depois fica-se a pergunta para tanta divergências dos cultos, e para a falta de racionalismo teológico entre elas, e porque tantos conflitos, sendo que as origens canônica são as mesmas?
Pois tanto o canon protestante como o católico tiveram sua origem na vulgata de São Gerônimo.
Para que possamos entender este estudo, deixarei aqui a comentar apenas estes dois canons, para que possamos analisar os fatos divergentes entre eles, sendo o mais necessário para elucidarmos este estudo, com base em temas limitados, para não gerar assim uma postagem tão longa e de difícil entendimento.
dia-da-biblia-catolica-1
O Canon Católico:
Foi definida por Roma e pelos concílios ao longo da história, que possui 73 livro ou seja: 7 a mais que o canon protestante.
Sete livros a mais que são conhecidos como DEUTOROCANÔNICOS.
Deutorocanônicos, são livros pertencentes ao Velho Testamento, escritos em terras estrangeiras após o exílio babilônico dos judeus, e na maioria escrita em GREGO.
Foram abolidos pelo concílio judeu de Jâmia realizado no final do século I e II d.C.
Portanto são considerados Apócrifos pelo CANON Judaico tradicional e não ao de Alexandria, e modernamente pelos Protestantes.
Portanto A Igreja Romana não aceitou a seguir a determinação deste concílio judáico.
Os livros são:
  • Tobias: 200 aC (em hebraico ou aramaico)
  • Judite: 150 aC (em hebraico ou aramaico)
  • 1Macabeus: 100 aC (em hebraico ou aramaico)
  • 2Macabeus: 100 aC (em grego)
  • Eclesiástico: 200 (em hebraico) e 130 (tradução grega)
  • Baruc: 200 aC (em grego, talvez tradução do hebraico)
    - Um dos critérios deste concílio de Jamia, era que fossem escrito em língua hebraica. (Vejam Concílio de Jâmia.)
    OBS: A intenção deste concílio (JAMIA) era também combater o cristianismo, para que estes novos escritos não se misturasse aos hebraicos, que na época estava sendo divulgado por outras línguas, e segundo os evangelhos o Espírito Santo se revelou por outras linguas mais.
    Portanto foi um concílio anticristão, pois também possuia carater partidarista e preconceituoso conta a nova visão cristã.
    martinho lutero
    O Canon Protestante ou Sola Scriptura
    Geralmente tomado como resolução final, as determinações teológicas de Martinho Lutero, que procurou abolir os deutorocanônicos, em que ele mesmo sita não serem inspirados !
    E para complicar mais ainda, seus seguidores passaram a chamar de "pseudoepígrafos" aqueles livros de autenticidade evidentemente falsa.
    Portanto os canon protestante possui sete livros a menos !!!
    O protestantismo moderno se fez fiel á estas determinações, que infelizmente a medida que entramos para uma época mais racionalizada, até mesmo pela liberdade das pesquisa pessoal das escrituras, nota-se uma certa tendência conspiratórias de certas denominações, que procuram em defender seus rótulos, por meios não louváveis e cristãos.
    Milhares de sites e obras de origens protestantes afirmam categoricamente que os Deutorocanônicos ou apócrifos, são uma fraude e não possuem nenhuma referência deles nas escrituras (ditas oficiais), referências que são critérios de sua própria canoncidade, para que as obras sejam consideradas inspiradas divinamente ou não, mais aqui vamos procura olhar os dois lados da história.
    Conflitos Doutrinários
    tanquegreja1
    O ponto de vista protestante:
    A alegação dos protestantes em negar os deutorocanônicos são várias, mais as mais principais são:
  • Os livros apócrifos contradizem Moisés e os outros profetas, várias vezes;
  • Nem Cristo nem os apóstolos citaram os apócrifos;
  • O verdadeiro teste de canonicidade é o testemunho que  Deus, O Espírito Santo dá a autoridade de Sua própria Palavra.
    A Verdade !
    O problema está na concepção teológica dos protestantes, pois segundo estes critérios, nota-se um grande equívoco por parte deles, em seu conhecimento bíblico, deixado em evidência, segundo seu teor literal, em comparação á outras idéias, pode-se até notar uma certa manipulação de informações.
    Porque ?
    Segundo a TEOLOGIA CATÓLICA, que se mostra mais fidedigna, os Evangelista utilizaram sim os deutorocanônicos.
    Provas:
    - Em (Atos 7,14-15): Estevão cita :  “Então José mandou buscar Jacó, seu pai, e toda sua parentela, em número de setenta e cinco pessoas da Gênese (46,26-27) a partir da versão grega da Septuaginta (deutorocanônicos), a qual possui cinco nomes a mais .
    Ou seja: segundo a tradição cristã, Estevão que estava inspirado pelo Espírito Santo (Atos 7:55), citou a versão grega, em vez da versão canônica tradicional judaica e isto está nas bíblias de forma legível destas duas instituições.
  • Não somente Estevão, mais também o proprio Espírito Santo, que representa o simbolo e o próprio JESUS, como eles mesmo creem.
    E mais :

    TOBIAS:  “Eu sou Rafael, um dos sete que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor” (Tobias 12,15) (Foi sitado por João)
    (Apocalipse 8,2) E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
    ECLESIÁSTICO “Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar
    (Foi sitado por Tiago)
    (São Tiago 1,19) "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
    JUDITE “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus
    (Foi sitado por Paulo)
    (1Coríntios 2,10) "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". 
    _____________________
    - E Existe ainda mais citações dos Apóstolos aos Deutorocanônicos, segundo a teologia católica, coisa que infelizmente a TEOLOGIA protestante insiste a negar !!!!
    Os Dogmas:
    O problema deste conflito está no dogma espiritual católico em grande parte baseado nos deutorocanônicos, e que a Igreja Romana deixou como tradição por muito séculos, e que infelizmente não é aceito pelos protestantes.
    Onde as principais são :
  • A Idéia de purgatório (ver Sabedoria 3:1-9)
  • Orações pelos mortos (II Macabeus 12:42-46)
  • De que o fundo dos órgãos de um peixe, postos sobre brasas, espantam os demônios (Tobias 6:5-8)
  • De que as esmolas expiam o pecado (Tobias 12:8 e 9; Eclesiástico 3:30)
    - Coisa que a propria Teologia Romana possui evidências de que estas idéias não estão em contradição aos escritos tradicionais judáicos.
    E sobre este ponto de vista, na questão com exemplo dos orgãos do peixe sitado pelo anjo, para expulsar demônios, para os protestantes seria uma grande alegação de que seriam estes principios ligados á bruxarias e encantos.
    A Teologia Católica explica que Jesus para curar os olhos de um cego utilizou sua saliva em mistura com areia sobre os olhos do rapaz, Moisés utilizou de uma hates com a imagem de uma cobra, para que todos os fiéis que olhassem a ela, seriam curados do veneno deste repteis.
    Explicando assim que existem mistérios, que estão longe ainda da compreenção humana.
    A Teologia Católica
    Se fez tradicional, mais sua visão espiritual sobre as escrituras, apesar de possuir pontos mais racionais até aqui, parece que também deixou a desejar segundo o ponto de vista teológico.
    E que podemos numa visão entender uma certa limitação ou até mesmo e alguns casos uma certa manipulação de informações.
    Pois a Igreja Romana e seus dogmas não são partidários á REENCARNAÇÂO, mais na realidade é que em um de seus livros que pertence aos Deutorocanônicos.
    Temos uma alusão clara sobre este dogma !!!
    (Sabedoria 8:19)  "Eu era um jovem de boas qualidades, coubera-me, por sorte, uma boa alma; ou antes, sendo bom, entrara num corpo sem mancha".
    - Portanto deixando aqui a TEOLOGIA ROMANA também a desejar !!!
    A Teologia protestante
    Infelizmente acabou sendo infeliz até mesmo sem saber, por causa de sua visão teológica, pois indiretamente ao apoiar JAMIA, apóiam um concílio anticristão, em comunhão com o mesmo tradicionalismo judaico prepotente, não aberto a renovações, coisa que representava a BOA NOVA.
  • Segundo algumas opiniões até mesmo de teólogos renomados, a visão protestante se tornou estática perante o progresso humano, chegando se a conclusão, de que hoje está idéia precisa de renovações ou uma nova reforma, e já está passando por elas ! onde talvez no futuro, possamos ver certas objeções equivocadas serem resolvidas de forma lógica e transparente.

    Conclusão:
    A verdade não possui cor e nem bandeira, e no mundo cristão o dever em esselência, deve ser este o lema, mais infelizmente os homens ainda estão presos ao partidarismo religioso, no passado na época medieval, onde a igreja ocultou as verdades sagradas, tudo bem !!!
    E agora, qual a desculpa ?
    Simplesmente a grande maioria não busca por si, mais sempre se fazem dependentes de outros, com vemos aí em cima através deste estudo, a bíblia como conjunto de livro em sua realidade nunca poderá ser comparada ao próprio DEUS.
    Estes desígnios ou dogmas particulares de cada religião se baseiam naquilo em é limitado !
    Sobre o ponto de vista da pergunta desta pesquisa, a bíblia perfeita ou canon perfeito é uma ILUSÃO ou UTOPIA, pois sempre atendeu a critérios humanos, de oligarquias muitas das vezes má intencionadas e partidárias.
    Sobre o ponto da SALVAÇÂO é fácil seu entendimento, pois Jesus afirmou ser a lei e os profetas, apenas duas determinações. Agora o que o cristão deve acredita ou crer sobre o ponto de vista transcendental, sempre foi e seremos limitados á isto !
    Ou como afirmava PAULO:
    “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)
    - E mesmo que para se ter um canon completo seguindo as os critéirios destas mesmas oligarquias, teríamos de ter em mãos mais ou menos 31 livros da bíblias que foram comentados e estão perdidos.
    Acho que todas estas perguntas se resolvem simplesmente com uma palavra, respeito mútuos entre os cultos, entre os cristãos e aos dogmas.
    E que muitos possam entender isso, dia, a dia, Não há outro caminho. Pois sem isso não existe liberdade cristã, e sem liberdade cristã, não temos Cristo.
    Valter J.Amorim
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário