segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tudo é Novo, Sempre




Quando a maioria de nós olha para o mundo, acredita que existem coisas. Existem árvores, existe natureza, nós existimos e nossa família existe. Tudo permanece intacto até que alguma coisa negativa aconteça e mude tudo; tudo tem um prazo de validade.

Uma árvore pode durar centenas de anos. Um ser humano pode durar 80, 90, 100 anos. As coisas existem no nosso mundo até que algu...ma coisa aconteça que interrompa sua existência.

Mas isso não é verdadeiro.

Os kabalistas ensinam que a razão da nossa existência é o que chamamos Luz do Criador. Essa fonte de energia sustenta tudo nesse mundo. Assim, as coisas não existem por possuírem algumacapacidade inata para isso, mas sim porque essa Luz do Criador está sendo renovadamente infundida em todos os seres e objetos a cada segundo de cada hora de cada dia.

Não vivemos de um momento para outro porque temos a capacidade inerente para isso, mas sim porque a Luz do Criador entra em nós e nos sustenta de forma constante. Vivemos o segundo seguinte, não porque tenhamos vivido o anterior, mas sim porque a Luz do Criador penetra em nosso corpo, em nossa alma — a cada instante.

É importante entender esse conceito porque, se você não conhecer e viver essa consciência, será muito difícil mudar qualquer coisa.

Usando um exemplo simples: quando você assa um bolo, você junta todos os ingredientes, misturae coloca tudo no forno. Quando o bolo está assado, você pode querer adicionar mais açúcar ou mais sal, ou talvez mais farinha — mas não pode. Quando o bolo está pronto, está pronto.
Se olharmos para nós, para o nosso mundo e para tudo que se encontra ao nosso redor como simples existências — e não como algo que está sendo continuamente criado de forma renovada, repetidas vezes — então, não conseguiremos mudar nada. Uma pessoa não pode mudar simplesmente porque é. Nosso relacionamento com as pessoasnão pode mudarporque elas já existem.
...
Nós não podemos mudar qualquer aspecto das nossas vidas de verdade se vivermos com a consciência que a maioria de nós possui, que é a de que as coisas simplesmente são.

No entanto, quando somos capazes de mudar a forma como enxergamos o mundo — a forma como enxergamos a natureza, a forma como nos enxergarmos, como enxergamos nossas vidas e aqueles à nossa volta — e sabemos que nada realmente simplesmente existe, mas sim que é constantemente renovado pela Luz do Criador, então, com certeza, tudo pode mudar. Seja uma doença, relacionamentos negativos, algo desagradável sobre nós próprios, podemos mudar a todo instante, porque cada segundo é completamente novo.

Se você for capaz de entender e viver com esta consciência, então terá a capacidade de mudar tudo.

Como chegar a essa consciência? Através da prática.

Pratique observar uma árvore; saiba que ela não existe agora apenas porque existia antes. Entenda que ela está sendo infundida com uma nova Luz neste exato momento.

Olhe para você mesmo e saiba que está vivo agora não porque estava vivo há um minuto, mas porque a cada respiração que dá existe uma nova injeção da Luz do Criador em você.

Olhe para seus filhos e saiba que eles existem porque neste exato segundo estão recebendo uma Luz renovada — e não porque existiam ontem. Comece a treinar sua mente nesta consciência: a criação ocorre renovadamente a cada segundo. Nada existe porque existia antes: tudo no mundo é constantemente infundido com uma nova faísca de energia da Luz do Criador.

Com essa consciência, você será capaz de mudar tudo e qualquer coisa, porque você saberá que o universo é criado de forma renovada repetidas vezes, de forma que tudo é universalmente mutável. Tudo pode ser mudado a cada instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário