segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bíblia Proibida - Absurdos




Vemos em toda a bíblia certas coisas como catástrofes, fenômenos inexplicáveis, maldições, criaturas incríveis, monstros, profecias, milagres, mas muitas vezes absurdos grotescos. Nesta serie de matérias farei uma seleção de absurdos que eu não consigo achar sequer uma explicação plausível. Vamos ver algumas questões que desafiam até aos mais sábios:

Deus irou-se porque a terra estava cheia de violência. Assim, ele matou todos os seres vivos para tornar o mundo menos violento. Pois bem, vemos que não adiantou absolutamente nada, mas Deus já deveria saber disso, então porque se deu ao trabalho de causar tal devastação?
 
A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.
Gn 6:11
Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gn 6:12
Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.
Gn 6:13

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.


Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

Gênesis 6:11-13
A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.


Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

Gênesis 6:11-13
Noé faz uma arca de 450 pés de comprimento. Os maiores navios de madeira já construídos tinham no máximo 300 pés, e eles requeriam um ferro diagonal como amarra. Mesmo assim, eles não eram seguros. É difícil de acreditar que Noé, sem conhecimento de construção naval, pôde construir um navio de madeira desse tamanho. E além de ser muito grande para alto-mar, era muito pequeno para conter os milhões de espécies de animais e plantas da terra.
Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.
Gn 6:14
Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.
Gn 6:15

Deus diz para Noé fazer uma pequena janela (46 centímetros) na arca de 450 pés (para ventilação?).

Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.
Gn 6:16

"De todo animal limpo tomarás para ti sete... mas... dos que não são limpos, dois." Como Noé sabe quais animais eram "puros" e "impuros" para Deus? (Isto só foi definido quando o Levítico foi escrito.) 

De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;
Gn 7:2

Todos os animais embarcaram na arca "no mesmo dia." Considerando-se que havia milhões de espécies envolvidas, como Noé e sua família tiveram certeza que o número correto de cada espécie entrou pela porta?

Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos,
Gn 7:13
e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
Gn 7:14

"E lembrou-se Deus de Noé." Ele provavelmente disse algo como: "Não é este o cara que construiu a arca?" 

Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir.
Gn 8:1

Noé envia uma pomba para ver se havia alguma terra seca. Porém ela volta sem achar nenhuma. Então, sete dias depois a pomba sai novamente, e volta com uma folha de oliveira. Mas como uma oliveira pôde sobreviver à dilúvio? E se acontecesse de qualquer semente sobreviver, certamente ela não germinaria e não cresceriam folhas num período de sete dias.

Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra;
Gn 8:8
mas a pomba não achou onde pousar a planta do pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas ainda estavam sobre a face de toda a terra; e Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.
Gn 8:9
Esperou ainda outros sete dias, e tornou a soltar a pomba fora da arca.
Gn 8:10
 tardinha a pomba voltou para ele, e eis no seu bico uma folha verde de oliveira; assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.Gn 8:11

Noé mata "todo animal limpo" e queima seus corpos mortos para Deus. De acordo com isto, teria causado a extinção de todos os animais "limpos" uma vez que apenas dois de cada foram levados para a arca. "E o Senhor cheirou o suave cheiro." Depois disso, esse Deus disse de todo o "seu coração" que nunca faria isto novamente porque o coração do homem é mal "desde a sua meninice."

Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.
Gn 8:20 

Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. 
Gn 8:21

Deus está cheio de remorso por ter matado as suas criaturas. Ele faz um trato com Noé e todos os animais prometendo nunca afogá-los novamente, e põe o arco-íris no céu para que sempre que ele vê-lo, o fará lembrar-se da sua promessa, para que ele não seja tentado a fazê-lo novamente. Mas o arco-íris é causado pela refração da luz em pingos de chuva e eles já existiam a bilhões de anos antes dos humanos existirem.

E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas:
Gn 9:12 

O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. 
Gn 9:13

Noé é chamado de homem "justo e reto", mas ele não parecia tão perfeito quando estava bêbado e nu diante de seus filhos.

Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.
Gn 6:9
E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
Gn 9:20

Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. 
Gn 9:21 
E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora. 
Gn 9:22

Deus fica preocupado porque as pessoas poderiam construir uma torre alta o suficiente para alcança-lo (eles?), e assim eles se tornariam onipotentes ao tocar o céu.

Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. 
Gn 11:4

"Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre." Ele não pôde ver de onde ele estava sentado?

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 
Gn 11:5

Deus continua preocupado. Ele teme que "agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer."

e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Gn 11:6

Deus diz, "Desçamos e confundamos..." Talvez ele não tenha falado com ele mesmo ; talvez haja mais que um deles lá em cima. Bem, não importa quantos sejam. Eles decidem descer e confundir a língua dos construtores e espalhando-os toda terra.

Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
Gn 11:7

Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 
Gn 11:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário