quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As curiosas semelhanças entre Abraham Lincoln e John Kennedy: fato ou farsa?

orlando castor


Existe uma lenda urbana nos Estados Unidos propagada desde os anos 70 que fala sobre terríveis semelhanças entre dos ex-presidentes norte-americanos: Abraham Lincoln e John F. Kennedy. Ambos são figuras emblemáticas na história daquele país e, por isso, a sucessão de coincidências assustou muitas pessoas entusiastas da teoria conspiratória da maldição da família Kennedy.

Esses tópicos voltaram à voga com a popularização da internet e falam que Lincoln (presidente entre 1861 a 1865) e Kennedy (presidente entre 1961 e 1963) têm um misterioso fio de tramas esquisitas. Mas será isso tudo um fato ou uma farsa? É o que poderemos descobrir a partir de agora. Voilà!



- Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso americano em 1846. John Kennedy, em 1946!
Kennedy foi eleito pela primeira vez em 1946 como deputado federal e Lincoln foi eleito em 1846. Porém, Lincoln foi reeleito para o cargo, enquanto Kennedy teve que terminar seu primeiro mandato na Casa Branca antes de assumir no congresso.

- Lincoln foi eleito presidente em 1860, Kennedy em 1960!
Ambos foram eleitos presidente com cem anos de diferença entre as eleições.

- Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
Os sobrenomes têm o mesmo número de letras! Aliás, vários presidentes dos Estados Unidos também tiveram (ou têm) sobrenomes com sete letras. Jones Madison e Andrew Jackson foram dois deles. A coincidência entre os nomes dos dois acaba aí! Os nomes de ambos têm quantidades diferentes de letras e, além disso, Kennedy tinha um nome do meio, Fitzgerald.

- Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.
Essa afirmação foi criada para ser bastante abrangente. Qual o político que não seria tão inteligente ao ponto de não “lutar pelos direitos civis”? Acreditamos que esse seja um mote usado em todas as campanhas presidenciais. E cada um defendeu algo relativo ao seu tempo.

- As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca!
A esposa de Lincoln perdeu três filhos enquanto ainda eram crianças. Uma delas quando Lincoln já era presidente. A esposa de Kennedy teve um aborto quando o marido já estava na Casa Branca. Se na época de Kennedy, a mortalidade infantil era alta, imagine cem anos antes?

- Ambos os presidentes estavam preocupados com os problemas dos negros norte-americanos.
Segundo o escritor e pesquisador Josep Albaigès, Lincoln realmente queria era salvar a unidade da América e da libertação dos negros era uma mera consequência da guerra, enquanto para Kennedy os direitos dos negros não eram tão importantes assim como seriam para seu sucessor, Johnson.

- Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira!
Lincoln foi assassinado no dia 14 de abril de 1865 e Kennedy no dia 22 de novembro de 1963. Os dois dias caíram numa sexta-feira! Quantos outros presidentes também morreram numa sexta-feira?

- Ambos os presidentes foram assassinados com um disparo na cabeça!
Ambos foram assassinados com tiros na cabeça! Acredita-se que os alvos mais prováveis de um assassino são o peito e a cabeça. A “coincidência” foi que os dois assassinos optaram pela cabeça de suas vítimas, mas não por escolha. Kennedy estava dentro de um automóvel – que deixava sua cabeça desprotegida – enquanto que Lincoln estava sentado em uma poltrona – que o deixou também com a cabeça desprotegida.

- Ambos os presidentes foram assassinados na presença da esposa!
Como os presidentes foram assassinados durante um evento publico, era de se esperar que estivessem em companhia de suas esposas.

- A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy e lhe disse para não ir ao teatro. A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln e ela avisou a ele para não ir a Dallas!
De fato, Jonh Kennedy tinha uma secretária chamada Evelyn Lincoln. Porém, não há nenhum registro de funcionária chamada Kennedy trabalhando com Lincoln. Aliás, os únicos secretários documentados de Lincoln foram John G. Nicolay e John Hay.



- Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas!
John Wilkes Booth, o assassino de Lincoln, nasceu no estado de Maryland que fica na região nordeste dos Estados Unidos. Lee Harvey Oswald, assassino de Kennedy, nasceu no estado de Louisiana. Portanto, só Lee pode ser considerado sulista.

- Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas!
Sim, verdade.

- Ambos os sucessores chamavam-se Johnson!
Também é verdade.

- Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808. Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908!
Sim, verdade!

- John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939!
John Booth nasceu em 1838. Lee nasceu em 1939. Ou seja, são 101 anos de diferença!

- Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.
Pelo menos na mídia impressa, tanto um como o outro assassino são mencionados de maneiras diferentes. John Wilkes Booth, por exemplo, é citado como “J. Wilkes Booth”, “John Booth” ou apenas “Booth”. Lee Harvey Oswald também foi mencionado de diversas formas pela imprensa. Essa frase foi meio distorcida para se adequar ao posto de coincidência.

- Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras!
Verdade.

- Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito. Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num cinema!
Booth deu um tiro em Lincoln dentro de um teatro e, depois de vários dias fugindo, foi preso e morto dentro de um galpão de tabaco. Lee Oswald atirou de dentro (ele estava dentro, mas a vítima estava lá fora) de um depósito de livros e foi apanhado vivo em uma sala de cinema. Nesse tópico, a frase também sofreu uma leve distorção para se adequar à coincidência.

- Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
Sim, é verdade.

- O assassinato de Kennedy foi filmado por um homem chamado Abraham e teatro de Ford era propriedade de um homem chamado John.
Abraham Zapruder filmou o assassinato de John Kennedy. O Teatro Ford pode ter sido propriedade de alguém chamado John, um nome comum...

- Lincoln foi morto no Teatro Ford. Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln...
Verdade.



Ou seja, essa lenda ainda permanece viva para várias pessoas que creem cegamente nela. Em um balanço geral, temos cinco afirmações falsas, cinco meias-verdades e onze pontos que podem ser verdadeiros. Coincidências à parte, é tudo muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário