segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estamos sozinhos no Universo?


hartley2lores

Estamos sozinhos no Universo?
Será que nós, seres humanos, estamos completamente a sós no cenário universal?
O nosso planeta terra, é o único planeta com vida inteligente?
Para respondermos a estas perguntas, primeiramente antes de formarmos qualquer opinião, precisamos compreender a vastidão e a imensidão do universo em que vivemos. Para isso é fundamental rompermos e deixarmos de lado os nossos pré-conceitos e os “programas mentais” já estabelecidos em nossas mentes. Esqueça um pouco o que diz a sua religião, os seus amigos, os seus familiares, o big brother e o que a sociedade lhe ensina. Tente expandir um pouco a sua mente, a sua percepção.
Você conhece a imensidão do universo?
De acordo com os astrônomos, podemos enxergar uma média de 4.000 estrelas no céu aberto, ao olho nu, durante uma noite “limpa”, sem nuvens. Já com uma luneta média, em um observatório astronômico, podemos trazer aproximadamente dois milhões de estrelas ao alcance de nossa visão, enquanto um moderno telescópio de espelho refletor pode nos mostrar até alguns bilhões de estrelas; Mas comparando com as dimensões ilimitadas do cosmos, estes números são insignificantes.
Milky_Way_GalaxyAs estrelas se aglomeram em sistemas que são chamados de galáxias, elas podem ser comparadas a gigantes ilhas vagando pela imensidão do universo. As galáxias possuem um núcleo repleto de estrelas que vão se dissipando por braços espiralados como mostra a imagem acima. É exatamente no núcleo das galáxias onde se encontra a maior população estelar, cerca de 90% das estrelas da galáxia estão no núcleo.  O nosso sistema solar composto por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (acho que plutão não faz mais parte), está localizado em um destes braços espirais, a cerca de 30 mil anos luz do núcleo da galáxia, a famosa Via Láctea, que é constituída por cerca de 200 bilhões de estrelas, prestem muita atenção nestes números, 200 bilhões já é algo inimaginável, uma ordem de grandeza colossal, e isto somente em nossa galáxia.
sistema-solarO tamanho da Via Láctea é de 100 mil anos luz, isto significa que nós demoraríamos 100 mil anos viajando na velocidade da luz (300.000 KM por segundo) para irmos de uma ponta a outra da nossa galáxia. Agora lembre-se de que você pode viver no máximo entre 90 a 100 anos de idade. Mesmo se você inventasse uma máquina e conseguisse visitar uma estrela por dia, somente para conhecer a nossa galáxia você precisaria de 200 bilhões de dias, ou viver por 654 milhões de anos. Imagine só, se nós nem conseguimos entender tudo o que existe na terra durante toda uma vida, o que será então de um dia em cada planeta. Estes exemplos servem para nos dar uma ideia da grandiosidade do nosso universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário