domingo, 20 de abril de 2014

Habitará Deus no nosso cérebro?





 Cerebro Deus Teologia Ciencia Ressonancia Epilepsia Mistico Espiritualidade Espirito Religiao Vaticano transcranial TMS  Blog.Uncovering.Org Ascencao Salvador Dali206 Ascensão de Cristo, Salvador Dali
Imagine que com o simples rodar de um botão poderíamos controlar o funcionamento do nosso cérebro fazendo, por exemplo, desaparecer magicamente a privação da toxicodependência, aumentar a capacidade e velocidade do raciocínio ou mesmo aumentar a capacidade de memorização.
Imagine uma máquina capaz de induzir estados místicos de consciência e proporcionar-nos “encontros virtuais” com o Divino. Uma técnica desta magnitude que aumente a capacidade específicas do cérebro com um mínimo de efeitos colaterais é algo que motiva um sem número de investigadores da área e que constitui o Santo Graal da Neurofisiologia.
Pois bem, essa técnica existe, já caminha pelo seu pé e responde pelo nome de EMTr – Estimulação Magnética Transcraniana de Repetição ou, na terminologia anglo-saxónica TMS – Transcranial Magnetic Stimulation. Trata-se de uma técnica não invasiva que permite estimular, inibir e modelar circuitos específicos do cérebro: um íman similar ao utilizado na Ressonância Magnética Nuclear (RMN), focado em partes específicas do córtex cerebral e que aplicado em impulsos de frequência, intensidade e duração variáveis pode, em baixas frequências, inibir o córtex e, em altas frequências, estimulá-lo, perdurando significativamente o seu efeito para lá da estimulação.
 Cerebro Deus Teologia Ciencia Ressonancia Epilepsia Mistico Espiritualidade Espirito Religiao Vaticano transcranial TMS  Blog.Uncovering.Org Invent2
Desenvolvida em 1985 na Universidade de Sheffield e aperfeiçoada a partir de 1995 tem sido utilizada com sucesso em doentes com Depressão Major renitente à terapêutica convencional para acelerar o efeito dos antidepressivos e em doentes esquizofrénicos padecendo de alucinações auditivas, pensando-se que a FDA poderá em breve qualificar esta técnica como segura para o tratamento do Síndrome Depressivo em doentes não respondedores à terapêutica convencional e como alternativa à Electroconvulsivoterapia (ECT). A ser testada também na terapêutica da Epilepsia refractária, na terapêutica da dor crónica, na reabsorção de derrames cerebrais, na regulação do apetite, no tratamento do Síndrome de Privação dos Opiáceos e no Síndrome de Défice de Atenção. É no âmbito da melhoria do desempenho cerebral que as suas possibilidades se revelam mais promissoras.
 Cerebro Deus Teologia Ciencia Ressonancia Epilepsia Mistico Espiritualidade Espirito Religiao Vaticano transcranial TMS  Blog.Uncovering.Org Tms
Estudos realizados na Universidade de Gottingen, Alemanha, e no Centre for the Mind em Sidney, Austrália, indiciam uma melhoria de dez por cento em testes de aprendizagem de tarefas motoras e aumentos significativos da capacidade criativa em voluntários sujeitos a estimulação específica com TMS e investigações patrocinadas pelos insondáveis(?!) e incontornáveis desígnios militares dos USA já a colocam em capacetes de pilotos de caça com o intuito de melhorar o seu desempenho e dentro de um aparelho portátil do tamanho de um leitor de mp3 capaz de estimular o cérebro ao toque de um botão.
Os trabalhos do Neurofisiologista e pioneiro da TMS Michael Persinger da Laurentian University em Sudbury, Ontário, têm-se orientado para a estimulação de hemisfério cerebral direito, conseguindo induzir estados místicos de consciência com “presença sensorial” em voluntários que experimentam quer sensações de prazer intenso quer sensações de pânico que os levam a acreditar que a câmara de testes está assombrada, quer ainda sensações de “contacto directo” com o Divino.
Persinger está convencido que as alterações normais, não induzidas artificialmente, dos campos magnéticos podem ser responsáveis por experiências paranormais como os fenómenos dos fantasmas, dos OVNI's e das aparições místicas. Baseados nos trabalhos de Persinger, na emergente área da Neuroteologia há já cientistas a explorar a base biológica da espiritualidade e a aventar que o próprio fenómeno religioso pode ter uma origem e uma explicação electromagnética e que as experiências místicas como as sentidas por Santos e Místicos podem ser recriadas, em laboratório, por impulsos electromagnéticos.
Fontes, entretanto não confirmadas, reportam a imensa preocupação e desconforto que grassa do Vaticano a Jerusalém com o alcance das experiências de Persinger. E, de repente, a Procissão só vai no adro e a ficção já era...

© obvious: http://obviousmag.org/archives/2007/06/habitara_deus_n.html#ixzz2zQQTs6oD
Follow us: obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário