sexta-feira, 2 de maio de 2014

Animais Irracionais: Homem ou Animal?


Animais Irracionais: Homem ou Animal?

O homem muitas vezes se acha superior aos animais, não é mesmo? Achamos que por estarmos estudando ou trabalhando somos muito mais inteligentes que todos os outros seres com os quais dividimos o planeta. Nós, humanos, logicamente somos dotados de características que os outros seres não possuem. Nós, humanos somos membros da espécie chamada homo sapiens, que quer dizer homem sábio. Nós temos um cérebro muito mais desenvolvido que os outros seres da natureza, temos capacidades como raciocínio abstrato, linguagem e resolução de problemas. Nós conseguimos usar nossos membros como braços e mãos para utilizar recursos da natureza de maneira diferente.
Animais
Animais
A única coisa que pode nos diferenciar dos outros animais como aves, macacos, formigas, elefantes etc. é que nós somos misteriosamente influenciados por uma série de interações sociais específicas. Lógico que os outros animais também não conseguem viver sozinhos, mas o homem tem uma necessidade crescente de mostrar quem é. Ele vive em grandes aglomerados humanos, com casas e prédios por todos os lados. Estruturas que vendem coisas que na maior parte das vezes ele não precisa comprar. Ele é cheio de leis, de regras sociais, de rituais, de éticas e valores. O homem tem uma cultura muito diferenciada.
Animais Irracionais
Animais Irracionais
Ele gosta de estética, de música, de beleza nas coisas, ele gosta de inovação, filosofia, artes, gosta de compreender tudo o que tem ao seu redor. Uma das coisas mais interessantes é que o homem quer entender os por quês da vida, porque ele existe, por que faz algumas coisas, entender suas atitudes etc.
O homem, mesmo tendo como uma de suas características entender os por quês de sua vida é um animal, como qualquer outro. Ele é mamífero, demora 9 meses para se desenvolver no ventre de sua mãe. Mas nós temos as semelhanças de um mamífero qualquer e nos comportamos como senão tivéssemos as características citadas nos dois parágrafos que já passaram. Por isso o homem é tão complicado. Nós, humanos, vivemos pelo prazer. Aí está nosso principal problema.
Os animais são movidos por coisas como proteção, reprodução da espécie, comida e abrigo. Os humanos, além dessas necessidades básicas, gostam de luxo. O abrigo não pode ser qualquer um. Precisa ter muito mais conforto. Eles procuram ficar ricos, se portam como se não houvesse amanhã, os fazendo parecer completamente irracionais. Já que os animais, não tendo nem mesmo a metade de nossa inteligência, sabem noções básicas de como preservar a natureza.
Irracionais
Irracionais
Sempre ficaremos com a questão se o homem é mesmo racional ou irracional, pois em alguns casos sempre age por instinto. Mas mesmo assim devemos em primeiro lugar racionalizar sobre nossas atitudes em relação à natureza, principalmente. Pois nós estamos destruindo nosso próprio planeta, nosso próprio habitat e muitas vezes nem percebemos isso. Estamos somente em busca do prazer, do que é fútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário