sexta-feira, 2 de maio de 2014

Por que existe o apêndice?

Por que existe o apêndice?
Esta pequena região de nosso intestino promove dores tremendas em casos de apendicite.
O apêndice cecal, conhecido também pelo nome de apêndice vermiforme, é uma pequena extensão tubular de nosso intestino grosso, de aproximadamente 10 cm, localizada em sua primeira porção.
Ao ser retirado, em casos de apendicite - inflamação desta região que ocorre, em grande parte, devido a um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito) que o obstrui - aparentemente não compromete em nada a nossa saúde nem nossa vida.

Sendo assim, por que ele existe?

Após anos ser injustamente apontado como uma inútil parte de nosso corpo, estudos revelam que esta delicada parte de nosso intestino serve de abrigo para bactérias que auxiliam o funcionamento deste órgão e promovem o repovoamento em casos de infecção.

Ao contrário do que acredita o senso comum, há bactérias benéficas à nossa vida – tais como estas, que evitam a presença de microorganismos maléficos e auxiliam na quebra de moléculas de alimentos.

No apêndice há, também, uma concentração muito grande de linfócitos – células de defesa que estariam ali, provavelmente, para proteger estes pequenos seres vivos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário