quarta-feira, 16 de julho de 2014

Contatos de Quarto Grau



Testemunhas, por vezes, afirmam entrar em Discos Voadores. Os Contatos de Quarto Grau abrangem a efetivação ou tentativa de entrada, condução ou sequestro de pessoas e animais em discos voadores. Saiba mais sobre classificações de testemunhos ufológicos em Contatos Imediatos. Há três modalidades desse aspecto do fenômeno que justificam explicação mais detida.

ABDUÇÃO

A abdução consiste no rapto de seres humanos promovido por ocupantes de discos voadores. O fenômeno tornou-se amplamente conhecido pelo público depois das pesquisas realizadas por Budd Hopkins, divulgadas no livro, e depois filme, “Intruders”. As abduções podem ser pacíficas ou forçadas, ocorrendo com mais frequência em ambientes ermos, quando a vítima se encontra sozinha. O propósito das abduções ainda é desconhecido, mas especula-se que sejam realizadas objetivando pesquisas – inclusive genéticas.
Os abduzidos geralmente têm o período passado dentro da nave removido de sua memória através de um processo ainda não bem esclarecido e de eficiência parcial. Antes de qualquer tipo de sondagem ou prospecção psicológica, costumam apresentar apresentar duas  ou mais das seguintes características:1
Lapso Temporal – Uma lacuna na memória, onde a perda de determinado período de tempo não consegue ser explicada. Isso pode indicar um rapto, onde a testemunha foi induzida a esquecer a experiência.
Memória Confusa – Vítimas muitas vezes lutam para compreender lembranças fragmentadas sobre luzes misteriosas, seres estranhos, procedimentos médicos invasivos e outros fenômenos correlatos.
Terror Irracional – Surtos de pânico inexplicáveis freqüentemente acometem os raptados quando se aproximam de um lugar específico, observam algum objeto aéreo, como helicópteros e balões ou se deparam com outras situações semelhantes ao trauma reprimido. Podem reagir com ansiedade a filmes, revistas ou livros que tratem de OVNIs e encontros com alienígenas.
Distúrbios Noturnos – Raptados às vezes demoram a adormecer e têm sempre o sono leve. Muitos sonham com espaçonaves ou criaturas com olhos grandes demais e alguns acordam inexplicavelmente no mesmo horário, noite após noite. Pela manhã sentem-se desorientados, tendo curtos acessos de tontura, entorpecimento, formigamento e paralisia.
Hemorragia – Ao acordar, algumas vítimas podem encontrar sangue na fronha do travesseiro ou na cama. O efeito pode indicar algum processo de implantação ou remoção cirúrgica de aparelhos, ou algum tipo de procedimento invasivo na região do nariz ou ouvido.
Danos Físicos – Os raptados podem encontrar marcas enigmáticas no corpo, como alfinetadas, punções, arranhões, cortes em linha reta, pequenas depressões como crateras e hematomas. Possivelmente decorrentes dos exames físicos a que foram submetidas.
Muitos pesquisadores apontam para o fato de que, depois da popularização do tema, o que os testemunhos dos abduzidos vem convergindo no decorrer do tempo. O fenômeno tem chamado a atenção do Conhecimento Estabelecido, que nega objetivamente a realidade dos relatos, sugerindo explicações na seara psicológica.
Estatísticas sobre pessoas que se declaram abduzidas podem ser consultadas em Estatísticas de Abdução (MAAR, 1997-2005).

ARREBATAMENTO

Pessoas e animais que entram em discos voadores, por consentimento próprio ou contra sua vontade, às vezes não voltam. Tentativas mal sucedidas de sequestrar pessoas ou animais conscientes também compõem essa categoria.
O arrebatamento voluntário tem um papel fundamental em algumas seitas de ufologia mística, consistido geralmente o ponto mais alto da pressuposta e desejada ascensão espiritual. Marion Keech e seus seguidores, estudados por Leon Festinguer na ocasião em que começou a ser elaborada a teoria da Dissonância Cognitiva, esperavam ser arrebatados por um disco voador com o advento do profetizado cataclisma diluviano.

CONTATADOS

Contatados são pessoas que afirmam realizar contato aberto com alienígenas. Esse contato pode ter sido único, múltiplo ou permanente. Contatados típicos relatam que lhes foram dadas mensagens de profunda sabedoria, tendo sido compelidos a compartilhar essas mensagens para o bem da humanidade. Eles geralmente descrevem suas experiências como benéficas, envolvendo alienígenas com aparência humana.
Como fenômeno cultural, contatados estão intimamente relacionados com o que classificamos de abordagem mística da ufologia.2  A história é pródiga em material apresentado por contatados que não resistiu ao tempo, como a existência de planetas desconhecidos no sistema solar, a existência contemporânea de civilizações avançadas em Marte ou Vênus e mesmo profecias não realizadas para o fim do mundo.
Muitos contatados podem ser incluídos entre picaretas e oportunistas, que visam obter ganho material ou social. Todo o cuidado é pouco para tratar esse tipo de gente. A questão, contudo, não pode  ser sumariamente descartado numa análise objetiva, pois certas pessoas podem tentar racionalizar eventos traumáticos reais construindo fantasias.3
Interagir subitamente com seres inteligentes fora da usual sociedade humana pode, sem dúvida, ser um evento traumático. Dependendo da personalidade do envolvido, fantasias messiânicas podem compor as tentativa de harmonizar uma experiência ufológica com o mundo familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário