segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pessoas Arrogantes

Você sempre parece cruzar o caminho de gente egocêntrica, intolerante a pessoas diferentes delas, rude ou claramente arrogante? Estas pessoas podem ser uma fonte de grande irritação, e este artigo está aqui para ajudar você a diferenciar pessoas arrogantes das nem tão arrogantes.

Passos

  1. 1
    Preste atenção às conversas dessas pessoas. Não fique ouvindo escondido, mas, quando elas estiverem falando com você ou com alguém perto de você, escute-as. O assunto é sempre sobre elas mesmas? Elas ficam bravas ou irritadas se o centro das atenções virar outra pessoa? Estes são sinais claros de arrogância.
    • Arrogância e soberba normalmente são o reflexo de uma experiência de vida limitada e da preocupação de que aqueles com maior experiência sejam "superiores a eles". Em vez de procurar descobrir coisas novas perguntando e de aprender com isso (ações que elas acham que mostram vulnerabilidade), pessoas arrogantes tendem a fazer generalizações a partir de suas mínimas e limitadas experiências de vida e a impor sua visão de mundo pequena sobre os outros.
      Detect Arrogant People Step 1Bullet1
    • Ciúme das suas conquistas ou do seu estilo de vida aparente pode fazer com que outra pessoa se sinta convencida ou com que seja arrogante em relação a algo que ela faça melhor que você/que ela tenha e você não.
      Detect Arrogant People Step 1Bullet2
    • Pessoas arrogantes têm uma necessidade forte de ficar por cima. Quando você diz algo ruim sobre elas — mesmo que seja a mais "leve" das ofensas —, elas tendem a ficar muito bravas com você. Isso acontece se você questionar (ou parecer questionar) a aparência delas, sua inteligência, suas habilidades atléticas ou qualquer coisa relacionada à imagem que elas têm de si mesmas.
      Detect Arrogant People Step 1Bullet3

  2. 2
    Desafie seus pontos de vista. Não seja agressivo — apenas cético e curioso. Se a pessoa ficar aborrecida, meça sua raiva. Se não for muito grande, então, é possível que ela apenas esteja tendo um dia ruim. Mas, se ficar furiosa, ela pode estar achando que você está questionando seu "mundo perfeito". E esta resposta costuma ser um indicativo de arrogância.
    • Em algum momento, a maioria das pessoas percebe que o mundo não gira do seu redor. Pessoas arrogantes tentam mudar isso criando uma atmosfera que gira ao seu redor e ficam bravas se alguém lembrá-las do mundo real.
      Detect Arrogant People Step 2Bullet1
    • A ambiguidade assusta pessoas arrogantes porque sugere imperfeição, mudança e incerteza (realidades com que todos devemos lidar da melhor maneira). Assim, em vez de aceitar que o mundo se comporta de maneira aleatória e, às vezes, totalmente contrária às preferências de alguém, a pessoa arrogante procura controlar tudo e todos, o que, obviamente, é uma missão impossível.
      Detect Arrogant People Step 2Bullet2
    • A realidade dói quando aparece; assim, uma pessoa arrogante, ao contrário das outras, dificilmente faz reflexões sobre si mesma ou se analisa, portanto, não vendo as próprias imperfeições. Ela também pode se dar créditos indevidos por conquistas positivas em vez de reconhecer o mérito dos outros ou das circunstâncias.
      Detect Arrogant People Step 2Bullet3
  3. Detect Arrogant People Step 3
    3
    Descubra a qualidade das amizades dessa pessoa. Não seja intrometido ou fofoqueiro, mas, se ela estiver feliz com alguém num dia e brava no outro, é possível que ela tenha muitos amigos interesseiros. Isso é um sinal de arrogância, uma vez que é muito difícil ser amigo de verdade de alguém tão egocêntrico. Pessoas orgulhosas têm uma necessidade forte de ficar por cima, e ser autossuficiente é uma maneira efetiva de fazer isso. Como ser amigo de alguém muitas vezes significa ajudar essa pessoa, o arrogante, muitas vezes, não suporta sequer a ideia de uma amizade de verdade.
    • Ironicamente, pessoas arrogantes, muitas vezes, não entendem por que não têm nenhum amigo com quem possam contar e que as apoie.
  4. Detect Arrogant People Step 4
    4
    Como a pessoa trata aqueles diferentes dela? Em outras palavras, como ela reage a crenças, culturas e maneiras de ver o mundo diferentes das dela? Se for de forma inerentemente negativa, então, ela ou é ignorante em relação a essas características da outra pessoa ou faz o possível para evitá-las para que elas não contradigam seu mundo de fantasia que só diz respeito a ela mesma. Determine isso com base na personalidade geral do arrogante e nas pessoas com quem ele interage.
    • Muitas vezes pessoas orgulhosas têm um comportamento de "meu jeito é o jeito certo". É um simples mecanismo de defesa para a imagem falsa que elas sustentam ou para o mundo de fantasia em que vivem.
  5. 5
    Como é a personalidade dessa pessoa? Anote como ela age, como fala e como usa seu status social. Ela costuma estabelecer regras sobre o que é legal e o que não é? É tagarela? Ela age como se fosse a rainha do lugar, ou como uma "predadora"? É muito orgulhosa da imagem que tem de si mesma?
    • Muitos arrogantes têm um charme falso que ninguém consegue enxergar. Mas eles ficam mais do que felizes de mostrar seu lado cruel àqueles de quem não gostam.
      Detect Arrogant People Step 5Bullet1
    • Quando são cruéis, seus amigos normalmente ignoram ou não fazem nada para pará-los, porque eles têm medo de ser maltratados por seus "amigos".
      Detect Arrogant People Step 5Bullet2
  6. Detect Arrogant People Step 6
    6
    Mencione pessoas que você "sabe" que o arrogante não gosta. A ideia não é criar um conflito, mas medir as rivalidades, as inimizades e o aborrecimento dele. Se o problema que ele tem com a pessoa for razoável, é provável que ele não seja arrogante. Caso contrário, ele é.
    • Na maior parte do tempo, pessoas arrogantes veem aqueles de quem não gostam como ameaças para o seu mundo perfeito. Quanto mais eles odeiam alguém, mais perigosa esta pessoa é para sua terra de fantasia. E, por conseguinte, quanto maior a ameaça, pior seu criticismo.
  7. Detect Arrogant People Step 7
    7
    Procure saber o que a pessoa anda dizendo de você. Se forem coisas ruins, ela talvez simplesmente não goste de você. Se ela for legal na sua frente, mas viver falando mal de você nas suas costas, então, provavelmente ela tem um problema com orgulho.
    • Pessoas arrogantes, muitas vezes, sabem inconscientemente que não têm bons amigos. Elas compensam isso criando a impressão de que têm muitos — uma ideia de "quantidade, não qualidade". Então, elas simplesmente insultam os amigos que gostam de exibir para os outros quando eles não estão olhando.
  8. Detect Arrogant People Step 8
    8
    Seja compassivo. Não julgue demais pessoas arrogantes ou você corre o risco de parecer tão ruim quanto elas. Esse tipo de gente muitas vezes tenta esconder certas vulnerabilidades e medos. Na maior parte das vezes, a necessidade de ter uma autoimagem forte e inquestionável vem de uma dor profunda. Obviamente, você não precisa também aceitar a ideia dessas pessoas de que elas são superiores a você. Mantenha-se imparcial e atenha-se aos seus princípios. Mas você pode conviver com elas e descobrir o que há de bom nessas pessoas, elogiar seus talentos reais em vez dos forçados. Às vezes, ter alguém que ultrapasse a grosseria pode libertar o arrogante de modo que ele seja mais verdadeiro consigo mesmo e pare de se proteger tão ferozmente.
    • Uma ampla gama de vulnerabilidades tende a estar escondida sob a arrogância. Isso leva à compensação, para que essa vulnerabilidade fique bastante suprimida. Por exemplo, se a pessoa arrogante cresceu na pobreza, mas, depois, ficou rica, ele ou ela pode se tornar esnobe em relação a tudo que pode comprar agora, para cobrir o passado pobre.


Dicas

  • Sempre se lembre de que há uma grande diferença entre ser assertivo e ser arrogante. Da mesma forma, algumas pessoas são mais ansiosas que arrogantes, e é esta ansiedade que faz com que elas dominem as conversas e tentem sempre se provar para você. Você pode notar a diferença ao procurar por empatia. Uma pessoa assertiva ou nervosa vai notar suas respostas e até mesmo fazer perguntas, enquanto uma arrogante vai ignorar suas necessidades e continuar a desrespeitar sua perspectiva.
  • Embora seja difícil, não odeie os arrogantes. Eles costumam esconder um passado doloroso, algum aspecto de si mesmos de que não gostam ou foram terrivelmente machucados por outras pessoas.
    • Lembre-se de que eles podem ter sido feridos pelas mesmas coisas que você, mas estão lidando errado (e de forma pouco saudável) com sua dor. Em vez de superá-la, eles a escondem. Essa dor pode se expressar através da arrogância, entre outras coisas.
  • Eles fazem piada com quem não deviam? Fazer pouco de alguém passando por dificuldades é um sinal de quem busca risadas vazias e não se importa com os sentimentos dos outros.
    • Pessoas orgulhosas não ligam para os sentimentos dos outros, uma vez que elas quase sempre sentem dificuldade de entendê-los.
    • Pessoas em dificuldade muitas vezes são alvos das piadas e dos insultos dos arrogantes. Porém esses comentários só são feitos para pessoas que os arrogantes sabem que vão tolerá-los, e não na frente de todos.
  • Um resumo dos sintomas da arrogância inclui: intolerância a pessoas diferente deles, inabilidade de ver por pontos de vista diferentes, forte criticismo para com aqueles de quem não gostam, inabilidade de manter relações duradouras e um narcisismo geral.
  • Quando o assunto é lidar com pessoas arrogantes, elas quase "sempre" tem algo para proteger: ou suas autoimagens ou seu universo egocêntrico. Se tiverem a impressão de que você está questionando qualquer um dos dois, não vão gostar de você. Aprenda a viver com isso, porque o problema não é você de fato; é a inabilidade delas de controlar você.
  • Pessoas arrogantes não costumam ter amigos de verdade. Lembre-se disso quando desejar ser tão "popular" quanto elas.
  • Fique o mais longe que puder de pessoas arrogantes. Elas podem causar muita dor na sua vida. Por outro lado, aprender a lidar com elas aos poucos é uma habilidade útil que pode ajudar você a lidar melhor com pessoas em equipes, no trabalho, em esportes, etc, uma vez que eles saberão que você não vai tolerar atitudes mesquinhas. Mas não seja duro demais e afaste todo mundo, senão você pode arruinar a sua vida!
  • Quando o assunto é concurso de popularidade, por que elas são populares? É porque tratam seus amigos bem ou porque são simplesmente "legais" de se ter por perto?
    • Uma pessoa "legal" de se ter por perto não necessariamente trata as pessoas com respeito. As coisas que tornam as pessoas "legais" são completamente superficiais: elas são ricas, atraentes, atléticas, têm uma boa personalidade (que se encaixa em seu critério de amizades) ou um charme falso (que logo se revela se você irritá-los em momentos privados). Pessoas arrogantes podem ter todas ou uma mistura dessas (e outras) caraterísticas.
  • Certifique-se de que você não está sendo arrogante. Se estiver, policie sua atitude e analise a situação objetivamente, sem tomar partidos.
  • Pessoas arrogantes também têm dificuldade de aceitar desculpas.
    • Isso é particularmente verdade se você tiver questionado (ou se pareceu ter questionado) a terra de fantasia delas ou sua autoimagem.
  • Se você se envolver com pessoas arrogantes e for machucado por elas, não tenha medo de procurar ajuda, profissional ou não (mas não espalhe o acontecido).

Avisos

  • Se elas conseguirem atingir você, saia ou apenas ignore-as e continue a fazer o que estava fazendo. O que deixa essas pessoas mais bravas que qualquer coisa é ignorá-las; ceder a elas lhes dará a satisfação de saber que atingiram você. Elas querem apenas inflar o próprio ego, e insultá-las ou discutir com elas vai fazer isso. Sair também vai, embora nem tanto. Tudo que querem é atenção, porque elas são inseguras.
    • Dependendo da situação, sair pode fazê-las parecer estúpidas. Elas odiarão você por isso, mas ninguém merece a companhia de um babaca!
  • Não incentive com palavras o mundo perfeito em que os arrogantes vivem. Isso não só vai ajudar você a se manter sincero, como também pode ajudar a pessoa a ver as coisas de maneira diferente.
    • Não ataque a terra da fantasia da pessoa. Em vez disso, diga algo como "Não concordo com isso" ou "Tenho uma opinião diferente a respeito disso". Isso pode deixá-la brava, mas as chances são menores do que se você tivesse questionado diretamente seu mundo perfeito.
    • Em vez de dizer "Talvez, se não fosse tão egocêntrico, você veria as coisas como elas são", tente dizer "O que te leva a dizer isso?" ou "Por que você tem essa opinião?". Isso força a pessoa a responder a uma pergunta direta, factual.
  • Se você tiver que desabafar sobre alguém arrogante, faça isso apenas com seus melhores amigos que não vão contar a mais ninguém. Se sua raiva vier à tona, ela pode iniciar um conflito.
    • Há uma boa chance de que a pessoa orgulhosa não entenda por que você não gosta dela. Apenas ignore seu comportamento rude e dê respostas curtas e diretas se necessário.
  • Não importa o quanto você queira dizer umas verdades para a pessoa, não diga! Isso não vai trazer bem algum. Não saia explicando extensamente por que arrogância é algo errado. Apenas dê uma resposta rápida e deixe que ela entenda que você não a quer em sua vida; ser assertivo não necessariamente quer dizer ser curto e grosso. Seja melhor que a pessoa, mais esperto que ela.
    • Se ela tiver esfaqueado você pelas costas, aponte o fato. Ninguém — nem os "melhores amigos" do arrogante — apreciará esse comportamento.
  • Um dos sintomas de qualquer transtorno de personalidade antissocial (como psicopatia e sociopatia) é arrogância e desrespeito pelos direitos dos outros. Este é um aspecto perigoso das pessoas arrogantes; se você tiver que conviver com alguém assim, procure ajuda.
    • É por isso que alguns arrogantes acabam virando criminosos.
  • Ironicamente, se você vencer uma discussão ou briga, elas vão começar a dar uma de "vítima" e buscar apoio de seus "amigos" não apenas para se sentirem melhores, mas também para fazer você ficar mal.
    • Se as pessoas arrogantes forem consideradas "legais" por muitas pessoas, elas se fazerem de vítima pode fazer com que você seja recriminado. Aja discretamente quando for confrontar pessoas legais com um grande séquito.
  • Tenha em mente que alguns problemas psicológicos podem se parecer com arrogância (parecer distante ou fechado ou inseguro e com uma impressão errada de si mesmo). Em alguns casos, este problema pode ser o Transtorno Bipolar, o de Personalidade Limítrofe ou uma sociofobia. A causa pode ser uma série de coisas, como um histórico de abuso, doença ou bullying. Algumas pessoas não percebem que seus comportamentos as tornam desagradáveis aos olhos dos outros e as impedem de fazer amigos. Pense que, embora seja fácil chamar qualquer um de "arrogante", ao fazer isso você está considerando suas reações, as dela, as condições do ambiente e as circunstâncias da vida. Às vezes, o que as pessoas dizem e fazem não tem nada a ver com você. Tenha cuidado ao assumir que elas agem de tal maneira especificamente para irritar ou aborrecer você. Seja mais esperto que elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário