domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como Reconhecer um Sociopata


Parte 1 de 2: Interpretando os sinaisImagem intitulada Spot a Sociopath Step 1
  • Quando um sociopata faz algo errado, geralmente não assume a culpa; ao contrário, ele a joga para os outros.
  • Os sociopatas estão dispostos a machucar qualquer um se isso significar atingir os objetivos deles. Infelizmente, é por isso que muitos sociopatas são extremamente bem-sucedidos.
  • Esse tipo de pessoa pode ser cruel com os animais e não sentir remorso nenhum por isso também.

Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 2
  • Os sociopatas adoram mentir sobre o próprio passado. Procure por inconsistências nas histórias deles.
  • As pessoas desse tipo vão se esforçar para que você acredite nelas. Por exemplo, um sociopata pode fingir ir para o trabalho todos os dias mesmo se estiver desempregado.
  • Muitos chegam a acreditar nas próprias mentiras. Por exemplo, Charles Manson disse certa vez: "Nunca matei ninguém! Não preciso matar ninguém!"[1]
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 3
  • Se você ficar em pânico ou perturbado, e a outra pessoa continuar tranquila, ela com certeza não registra as coisas da mesma forma.
  • Pense se você já viu essa pessoa ansiosa ou nervosa, principalmente em situações que causariam essas emoções naturalmente. Ainda que determinados indivíduos sejam mais centrados, a maioria demonstra alguma forma de ansiedade mais cedo ou mais tarde.
  • Algumas pesquisas comprovam que os sociopatas não demonstram ansiedade quando veem imagens perturbadoras nem quando recebem choques elétricos de pouca intensidade.[2]
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 4
  • Um sociopata é como um charlatão, pois sempre tem segundas intenções. Ele aprende a encantar as pessoas para conseguir o que deseja. Para alcançar seus objetivos, ele se mistura, ou seja, sorri, cumprimenta as pessoas e as deixa confortáveis na presença dele.
  • Embora muitos sociopatas sejam extremamente charmosos, eles têm uma inclinação antissocial muito forte e podem viver isolados por muito tempo.
  • Não é incomum para um sociopata irradiar sensualidade.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 5
  • Muitos dos serial killers mais notórios tinham QIs altíssimos e por isso mesmo conseguiram enganar a polícia por tanto tempo.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 6
  • Os verdadeiros sociopatas vão controlar e dominar a pessoa sem que ela perceba. Adoram estar no controle de tudo e ficam incomodados perto de indivíduos tão fortes quanto eles.
  • Note se a pessoa engana os outros sem um pingo de culpa ou conta mentiras na cara dura apenas para conseguir o que deseja.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 7
  • Se o indivíduo for calmo, mas você tiver aquele sexto sentido de que ele possa ficar violento a qualquer momento, esse talvez seja um comportamento sociopata.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 8
  • O sociopata tem uma visão completamente irreal das próprias habilidades; por exemplo, o sujeito pode se achar um cantor maravilhoso quando, na verdade, não consegue alcançar uma nota sequer.
  • Esse tipo de pessoa pensa ser melhor do que todo mundo, mesmo que seja mentira.
  • O narcisismo é outro traço dos sociopatas. Por isso, estão muito mais interessados em falar sobre si mesmos do que ouvir os outros. Além do mais, passam muito tempo encarando o espelho, ao invés de observar o mundo ao redor. O sociopata, em geral, não liga para o que os outros têm a dizer.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 9Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 10Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 11
  • O mesmo vale para os familiares. Se a pessoa não entra em contato com nenhum parente nem nunca fala sobre eles, fique alerta. É claro que podem existir outras razões para isso, como uma infância muito difícil.
  • Procure uma falta de conexão com o passado. Se a pessoa praticamente não tem amigos do colégio, da faculdade ou de qualquer outra parte da vida, abra o olho.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 12
  • Num namoro, o sociopata rapidamente vai tentar afastá-lo de seus amigos, pois se sentirá ameaçado por eles. Ele vai dar desculpas para não sair com seus amigos dizendo coisas como: "Eles não o entendem como eu" ou "Eles me odeiam de graça". A ideia é fazer você se sentir como se todo mundo estivesse contra o namoro, assim seu tempo será só dele.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 13
  • Egoísmo extremo: a pessoa quer tudo para si a qualquer custo. Com isso, não gosta de compartilhar absolutamente nada.
  • Ego muito grande: o sociopata é tão obcecado consigo mesmo que não se importa com mais ninguém.
  • Carência: pessoa acha que você vive para atender aos desejos dela.
  • Despreparo para assumir responsabilidades: o sociopata não é capaz de lidar com nenhum tipo de responsabilidade. Ele sempre vai querer repassar o trabalho (mas ainda assim levar o crédito) ou evitar a responsabilidade por completo.

Parte 2 de 2: Livrando-se de um sociopataImagem intitulada Spot a Sociopath Step 14
  • Porém, não seja abertamente hostil; isso vai colocá-lo numa situação realmente perigosa.
  • Não diga: "Eu sei que você é um sociopata!" A pessoa pode se irritar e ficar ainda mais determinada a "vencer". Distancie-se o máximo que puder sem ser rude.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 15
  • Não ceda. O sociopata vai tentar induzi-lo a sentir pena dele. Mas se a pessoa realmente é mentirosa e manipuladora, não tem como simpatizar com ela.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 16
  • Há uma diferença entre ser negligente e ter um transtorno mental. Você pode classificar alguém como sociopata só porque o sujeito é muito egoísta, por exemplo, mas isso pode ser apenas sinal de mau caratismo. Um sociopata de verdade não se importa com o que as pessoas pensam ou sentem.
  • Se estiver num relacionamento muito dominador, termine pelo telefone ou peça a um amigo para acompanhá-lo. Um sociopata dificilmente aceita um "não" como resposta e pode ficar violento.
Imagem intitulada Spot a Sociopath Step 17
  • Analise caso a caso. Se a pessoa tiver um cargo mais alto do que você na empresa, não é legal sair fofocando para todo mundo. Porém, você deve ficar longe dela o máximo que puder.
  • Ter as próprias opiniões pode demorar uma vida inteira, mas faça um esforço para se informar, entender todos os prismas de uma situação e passar tempo com pessoas cujas crenças sejam diferentes das suas.
  • Parte disso tem a ver com confiança. Se você for autoconfiante, certamente acreditará ainda mais em suas ideias. E, claro, poderá assustar quaisquer sociopatas que surjam em seu caminho!
  • Claro que o sociopata vai admirar toda essa força, mas vai parar de gastar energia, pois sabe que você não vai ser controlado. Nenhum sociopata gosta do tédio.


Um sociopata pode ser definido como uma pessoa com Transtorno de Personalidade Antissocial. Essa condição é caracterizada por uma indiferença aos sentimentos alheios, uma falta de remorso ou de vergonha, um comportamento manipulador, um egocentrismo incontrolado e uma habilidade de mentir apenas para alcançar certos objetivos. Os sociopatas podem ser perigosos ou simplesmente complicados de se lidar, e é importante saber se você tem contato com um, quer seja um namorado ou um colega de trabalho. Para reconhecer esse tipo de pessoa, preste bastante atenção ao que ela faz ou diz. Continue lendo para aprender.

  1. 1
    Veja se há uma falta de remorso. A maioria dos sociopatas pode cometer ações repugnantes e ainda assim não sentir o mínimo de vergonha. Tais ações podem incluir abuso físico ou humilhação pública de outras pessoas. Se o indivíduo for um sociopata, não vai sentir um pingo de culpa se agir de forma inaceitável ou machucar, mentir ou manipular alguém.
  1. 2
    Veja se a pessoa mente constantemente. Os sociopatas ficam perfeitamente confortáveis contando mentiras. De fato, eles ficam incomodados se disseram a verdade. Se forem pegos mentindo, vão continuar contando história atrás de história apenas para cobrir a mentira inicial. Contudo, se estiverem prestes a ser desmascarados por algo muito grave, podem até confessar apenas para manter a lealdade das pessoas.
  2. 3
    Observe se a pessoa fica estranhamente calma, apesar das circunstâncias.Um sociopata pode passar por um evento absurdamente emocional sem exibir o mínimo que seja de emoção, pelo menos externamente. A resposta que ele dá a uma "notícia muito boa" é um olhar frio. Os sociopatas não registram os acontecimentos do mesmo jeito que as outras pessoas e dificilmente reagem em situações perigosas ou assustadoras.
  3. 4
    Veja se o indivíduo é extremamente charmoso — a princípio. Os sociopatas sabem o que querem, por isso sabem como fazer alguém se sentir especial, fazem as perguntas certas e, geralmente, são vistos como divertidos, amáveis e interessantes. Eles têm a habilidade de encantar qualquer um, desde crianças a idosos. Se a pessoa for incrivelmente charmosa no começo, mas o comportamento que se seguir for confuso ou assustador, ela talvez seja um sociopata.

  4. 5
    Perceba se a pessoa é excepcionalmente inteligente. Os sociopatas apresentam uma perspicácia impressionante e podem se dar muito bem academicamente sem sequer abrirem um livro. Caso se dediquem, eles só tiram notas perfeitas. No entanto, usam toda essa inteligência para manipular os outros. É exatamente isso o que os torna tão perigosos, pois percebem que vão ser descobertos e apagam todas as pistas.
  5. 6
    Note se o indivíduo é manipulador. Um sociopata vai perceber a fraqueza humana e explorá-la ao máximo. Se estiverem determinados, podem induzir os outros a fazerem qualquer coisa. Eles ficam longe daqueles indivíduos igualmente fortes e procuram pessoas tristes, inseguras ou que estejam procurando dar um sentido à vida, pois elas acabam sendo alvos muito mais fáceis. Veja se a pessoa suspeita é muito persuasiva.
  6. 7
    Procure sinais de violência. Quando crianças, alguns sociopatas torturam animais como sapos, gatinhos, cachorrinhos etc; alguns até mesmo fazem isso com pessoas indefesas. (Esse comportamento pode surgir na idade adulta, mas, nesse caso, o dano se dará por abusos mentais e emocionais.) A pessoa também poderá apresentar comportamentos violentos, como socar a parede, jogar objetos no chão ou demonstrar a raiva de alguma outra forma.
  7. 8
    Veja se a pessoa tem um ego gigantesco. Os sociopatas têm ilusões de grandeza e pensam ser as melhores pessoas do mundo. Eles não ligam para críticas e têm um ego bastante inflado. Além disso, pensam que merecem coisas maravilhosas, mesmo se o esforço não for correspondente.[3]
  8. 9
    O sujeito fica encarando os outros sem parar? Os sociopatas são conhecidos por isso. Eles adoram ficar olhando fixamente porque ficam completamente confortáveis em deixar os outros desconfortáveis. Encarar alguém é uma forma de alcançar objetivos. Na autobiografia Confissões de uma sociopata, M.E. Thomas fala sobre a tática frequente de encarar as pessoas para conseguir o que desejava.[4]
  9. 10
    Analise a expressão facial. O rosto fala muito sobre a personalidade de alguém. Todos os traços têm algo a dizer. Se a pessoa for cuidadosa e não deixar transparecer muita coisa, bingo. Os olhos são uma boa maneira de conhecer o estado mental de alguém.
  10. 11
    A pessoa tem poucos amigos? Embora nem todo mundo tenha um milhão de amigos, fique atento se o sujeito não tiver ninguém mais próximo. O sociopata tem "capachos", ou seja, aquelas pessoas que ficam por perto apenas para receber ordens. Tente ver se a pessoa tem quaisquer amizades significativas. Se não, há uma grande chance de haver algo errado com o indivíduo (a menos que ele seja muito tímido, por exemplo).[5]
  11. 12
    A pessoa gosta de isolá-la? Os sociopatas não gostam de perder tempo ao conhecer pessoas novas para que elas não tenham a chance de mudar de ideia. Se estiverem envolvidos romanticamente, vai notar que, depois de apenas algumas semanas, o sociopata já estará agindo como se o conhecesse há séculos. Ele inclusive vai fazer com que você sinta finalmente ter encontrado a alma gêmea, pois é tão observador que vai dizer exatamente o que você quer ouvir. Basicamente, o sociopata não vai querer "compartilhá-lo" com mais ninguém.[6]
  12. 13
    Note se o indivíduo é imaturo. Os sociopatas não aprendem com os próprios erros. Portanto, não crescem nem evoluem como pessoas normais fazem. Para identificar esse tipo de pessoa, procure por uma imaturidade escondida sob todo o carisma. Fique atento a estes comportamentos:

  1. 1
    Não dê nada que ele queira de você. Ao lidar com um sociopata, seja o mais chato possível para não alimentar a necessidade dele de emoção. Esse tipo de pessoa se entendia facilmente. Por isso, não lhe dê nenhum "entretenimento emocional". Mantenha a calma quando falar com ele. Não aparente animação nem discuta. Finja não ter nada que ele possa querer (dinheiro, celular etc). Seja lá o que você fornecer ao indivíduo, encontre uma desculpa — não emocional — para parar.
  2. 2
    Se possível, distancie-se. Depois de confirmar que a pessoa é sociopata, o melhor é evitá-la. Se for um colega de trabalho ou amigo, talvez não haja forma de riscá-la de sua vida, mas faça tudo de humanamente possível para ficar longe. Não se esqueça de que um sociopata vai detectar que você esteja tentando se distanciar dele e, como resultado, pode querer enrolá-lo ainda mais. Fique firme!
  3. 3
    Seja imune ao charme do sociopata. A pessoa pode querer encantá-lo com histórias que a favoreçam, presentes ou elogios, mas se lembre de que, uma vez determinada a sociopatia, não há como voltar atrás. Nem o charme nem as mentiras bem contadas poderão enganá-lo outra vez. Não deixe que a pessoa convença-o a lhe dar uma segunda chance. Você não é tão bobo assim.
  4. 4
    Se acontecer de você estar namorando um sociopata, termine o mais rápido possível. Quanto mais você esperar, piores as coisas ficarão. Claro que não há necessidade de dizer que está terminando o relacionamento porque acha que a pessoa é sociopata.
  5. 5
    Avise os outros. Embora não seja prudente sair por aí transmitindo a sociopatia do sujeito (a menos que ele realmente seja um perigo), alerte as pessoas mais próximas dele. Definitivamente, avise quem estiver pensando em namorá-lo. Não provoque a ira da pessoa contando para todo mundo que ela é uma sociopata. No entanto, se uma vítima em potencial realmente precisar ser advertida, não tenha medo de dizer o que pensa.
  6. 6
    Tenha suas próprias opiniões. Os sociopatas atacam aquelas pessoas que têm dificuldades para pensar por si mesmas. Por isso, a melhor dica é não ser suscetível a eles pensando por si mesmo e enxergando o mundo através de seus próprios olhos. Esse tipo de pessoa fica longe de quem tem espírito forte e pensamentos originais, pois sabe que será difícil exercer controle nesse caso.[7]
  7. 7
    Não sinta medo. Ao invés disso, use as próprias habilidades de pensamento (como observado anteriormente), a razão e a calma para responder. Para começo de conversa, um sociopata finge muito, incluindo todos os itens listados acima. Logo, não faz sentido se irritar com uma pessoa oca. Em segundo lugar, os sociopatas são inteligentes. Esse fato pode muito bem ser uma fonte de estresse e angústia para você, pois vai querer ser mais esperto ainda ou vai viver em constante necessidade de esquivar o fato de que eles precisam ser o centro de tudo. Se desistir de temer esse indivíduo e parar de tentar ser melhor do que ele, o sociopata vai sofrer muito para manipulá-lo. A maioria dos sociopatas não é assassina nem sádica; essas pessoas são humanas e precisam ser compreendidas. Elas não escolheram ser sociopatas, assim como você não escolheu ser vítima. No entanto, é possível complicar ou facilitar a vida desse indivíduo; a escolha é sua. Informe-se sobre os meios pelos quais os seres humanos manipulam e maltratam uns aos outros e saiba como minar tal comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário