quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Ciência X Religião

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE




Sempre ouvimos sobre embates entre a Ciência e a Religião. Historicamente ambas sempre tiveram uma relação complicada, mas sabemos que existem coisas que a Ciência não responde sem a Religião.

O fato de a igreja impedir alguns avanços científicos é inegável. Porém, nem sempre Religião e Ciência são inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas os conflitos são inevitáveis. O Criacionismo é um dos melhores exemplos.

Figura : Modelo heliocêntrico

Ao mesmo tempo sabemos que a ciência e a religião lidam com aspectos distintos da experiência humana e quando cada uma delas permanece em seu próprio domínio elas coexistem de maneira harmoniosa.

Existem teorias que afirmam que a Religião e a Ciência competem pela autoridade sobre a natureza.

E não pense que grandes cientistas não acreditavam em Deus!


Muito pelo contrário. Grandes nomes como Nicolau Copérnico, que modelou o primeiro Sistema Heliocêntrico, mencionava Deus em suas obras e acreditava que suas teorias não entravam em conflito com a Bíblia. Porém, a igreja vetou seus estudos, que foram publicados somente após a sua morte.

Figura : Modelo heliocêntrico
Figura : Modelo heliocêntrico
O primeiro a lançar os fundamentos matemáticos da genética foi Gregor Mendel. Mendel iniciou seus estudos três anos antes de Darwin ter publicado “Origens das Espécies”, num Monastério no qual era monge.

Na química, podemos citar Robert Boyle, criador da teoria da “Lei de Boyle” para os gases. Em 1690 desenvolveu suas visões teológicas no livro “The Christian Virtuoso” (O Cristão Virtuoso), em que escreveu para mostrar que “o estudo da natureza era um dever religioso central”. Boyle escreveu contra os ateus em seus dias (a noção de que o ateísmo é uma invenção moderna é um mito), e foi claramente um Cristão muito mais devoto do que a maioria em sua época.

Albert Einstein, um dos cientistas mais conhecidos do mundo, por suas atribuições à Física sobre tempo, gravidade e a conversão de matéria em energia, reconhece a impossibilidade de um universo não criado. Uma das citações de Einstein diz “ Eu não sei como Deus criou este mundo, eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os Seus pensamentos, o resto são detalhes”. E ainda, outra de suas afirmações famosas “Ciência sem religião é coxa, religião sem ciência é cega”.

Vários físicos, químicos e matemáticos como Newton, Planck, Kelvin, Faraday, Kepler, Descartes e Galileu também tem uma ligação com a religião. Alguns deles foram sentenciados à morte pela igreja impedindo, de certa maneira, o avanço científico.

Fonte: http://blog.render.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário