sexta-feira, 14 de abril de 2017

666

666: desvendando o significado do 'número da besta'

Dragões, cavalos com cabeça de leão e cordeiros com sete olhos. Essas são algumas das visões do Apocalipse --uma palavra que vem do grego antigo "revelação" e é descrita no último, mais estranho e mais controverso livro da Bíblia cristã.
666, o número da besta, mas quem será ela?

O "livro da revelação" consiste em uma série de visões que seriam uma profecia do fim dos tempos. Foi usado ao longo da história para explicar desastres que vão da peste ao aquecimento global, passando pelo acidente nuclear de Chernobyl.

Algumas figuras e palavras conhecidas, como por exemplo Armagedon, também vêm do Apocalipse, embora nem todos saibam disso. E o livro tem diversas influências em livros, cinema e música até hoje.
A besta surgirá no fim dos tempos

Mas, quando João escreveu o livro, no século 1, ele não estava apenas querendo explicar acontecimentos futuros.

Alguns acadêmicos acreditam que ele usava códigos e símbolos para alertar os cristãos da época sobre a adoração ao imperador de Roma e lançar um ataque ao poderoso regime.

O "número da besta" --666-- é, talvez, a referência mais famosa do Apocalipse. O trecho que o cita diz: "Quem tiver discernimento, calcule o número da besta, pois é número de homem, e seu número é 666".

Até hoje, 666 é usado para falar sobre a imagem do mal. Mas qual seria o significado por trás dele?

Era comum, na Antiguidade, usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico.

O professor Ian Boxall, da CUA (Catholic University of America), dá um exemplo com Anna.

"A" vale 1 e "N" vale 50. Anna, então, seria 102.

Se você escrever o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação fica: 200+60+100+50+6+200+50=666.
666, o número da besta seria a soma dos valores
 das letras do nome de Nero Cesar no alfabeto hebraico

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos.

Mas quem seria a besta atualmente?

Já se passaram 2000 anos desde que João escreveu o livro Apocalipse no qual revelou o úmero da besta, que  em sua época seria o imperador romano Nero. Mas  e nos tempos atuais quem seria "a besta" do fim dos tempos?
O Papa Francisco, para os evangélicos, é a besta

Pelo menos para os evangélicos, protestantes, a  besta atualmente seria o Papa Francisco, isso por seu carisma que conquistou a admiração até mesmo daqueles que não  são católicos, o que indicaria que ele é a besta escondida sobre a imagem de um homem de grande admiração com poder para conquistar a todos se tornando um novo Deus.

Fonte:(Texto adaptado da  BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário