terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Relaxamento progressivo de Jacobson para reduzir o estresse

como-enfrentar-a-ansiedade

O relaxamento progressivo de Jacobson e a sua relação com a terapia

Todos já vivemos uma situação de estresse pontual ou, pior ainda, talvez atualmente você esteja passando por um período de ansiedade contínua e persistente. A boa notícia é que você vai poder se desfazer dessa ansiedade, a não tão boa é que você terá que ser constante aplicando a técnica. Antes de entrarmos nela, falemos de três pontos que é preciso considerar.
  • As pessoas que sofrem um estresse intenso se caracterizam por ter uma mente hiperativa.
  • Esses pensamentos nem sempre podem ser controlados, e em função disso, o próprio comportamento também não.
  • Pouco a pouco, e quase sem perceber, entramos no círculo vicioso caracterizado pelo esgotamento físico e mental, o bloqueio emocional, o mau humor, a ansiedade e a incapacidade de resolver problemas.
“Não existe estresse no mundo, só pessoas criando pensamentos estressantes e agindo diante deles.”
-Wayne Dyer-

A técnica do relaxamento muscular progressivo de Jacobson como estratégia “pré-terapêutica”

Usemos um exemplo para compreender a utilidade do relaxamento progressivo de Jacobson. Miguel é neurologista, um excelente profissional que sofre ataques de ansiedade cada vez que participa de uma convenção, congresso ou conferência onde é obrigado a falar em público.
  • O seu terapeuta lhe ensinou a colocar em prática o relaxamento muscular progressivo de Jacobson para enfrentar essa paralisia, essas situações de elevada intensidade emocional em que fica completamente bloqueado.
  • Essa técnica nada mais é do que uma estratégia “pré-terapêutica”, porque uma vez que a pessoa consegue alcançar um certo estado de calma, poderá dar início à posterior terapia psicológica com o paciente para lhe oferecer estratégias adequadas de gestão do medo, de segurança pessoal, de oratória…
Então, como se pode deduzir, a estratégia criada por Edmund Jacobson nos permite alcançar um estado de calma mental através do relaxamento muscular. Uma vez que conseguimos alcançar esse equilíbrio interior, é hora de reestruturar pensamentos, de mudar o foco e enfrentar os nossos medos.

tecnicas-de-relaxamento

Como aplicar o relaxamento progressivo de Jacobson

Além de ser uma fantástica estratégia para canalizar a ansiedade e reduzir o estresse, o relaxamento muscular progressivo de Jacobson tem diversos benefícios para a saúde: reduz a pressão arterial, favorece um descanso mais profundo e reparador, reduz as convulsões em pessoas epiléticas…
“O bem-estar e a saúde são um dever; sem eles não poderíamos manter a nossa mente forte e clara.”
-Buda-

Existe um aspecto que vale a pena esclarecer: esta técnica requer vários ensaios antes de podermos tirar o máximo dela. Os seus benefícios serão cada vez mais rápidos e eficazes à medida que os colocarmos em prática. A seguir, explicamos como realizá-lo.

Sequência de relaxamento

A primeira coisa a fazer é encontrar uma posição confortável, tirar os sapatos e usar uma roupa cômoda. Estenda seus braços sobre os joelhos e comece esta simples sequência de relaxamento.
  • Mãos. Feche suas mãos fortemente até sentir a tensão. Mantenha esta posição durante 10 segundos, e pouco a pouco, solte um a um os seus dedos sentindo o relaxamento.
  • Ombros. É muito simples; o que faremos neste caso é encolher os ombros suavemente para cima, em direção às orelhas. Sinta a tensão por alguns instantes, mantenha esta posição durante 5 segundos e depois solte e sinta o descanso… Repita 5 vezes.
  • Pescoço. A seguir, leve o queixo em direção ao peito por alguns segundos, depois relaxe.
  • Boca. Agora, abra a boca e estique a língua o máximo possível durante 10 segundos. Depois relaxe. Depois, em vez de tirar a língua para fora, leve a contra o céu da boca, sinta a tensão e relaxe.
  • Respiração. Continue o exercício de relaxamento com um simples exercício de respiração: inspire durante 5 segundos, retenha o ar durante 6 segundos, e solte-o durante 7 segundos. Muito fácil.
  • Costas. Com os ombros apoiados no encosto da cadeira, incline um pouco o corpo para a frente de modo que as costas fiquem curvadas; mantenha esta posição durante 10 segundos e depois relaxe.
  • Pés. Terminamos nossa sequência focando a atenção nos pés. Estique os dedos como se quisesse ficar na ponta dos pés. Perceba a tensão durante 10 segundos para depois soltar e perceber o relaxamento.
Para encerrar, é preciso praticar esta simples sequência diariamente, procurando um momento de tranquilidade e solidão para favorecer um bom relaxamento muscular com o qual conectar a mente para acalmá-la, relaxá-la, e ganhar consciência do aqui e agora, de nossas necessidades presentes. Então, o relaxamento muscular progressivo funciona e pode se transformar na sua melhor estratégia para enfrentar qualquer situação de estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário