Por: Carleial. Bernardino Mendonça
Diversos sábios da Ciência, em todos os tempos, têm se manifestado
sobre a “Ignorância” dos Seres Humanos. Dentre eles, destaca-se o nosso
maior jurisconsulto, Rui Barbosa, que a respeito dela afirmou: “ A chave
misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a
Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria”. Alguns outros
conceitos a respeito da Ignorância, dito pelos homens mais influentes do
Conhecimento Humano vale a pena relembrá-los aqui.
-“Não há nada mais terrível que a Ignorância”(Goethe,1749-1832);
-“Se me perguntar o que é a morte! Respondo-te: a verdadeira morte é a
Ignorância. Quantos mortos entre os vivos!” (Pitágoras, 582-497, AC);
-“A ignorância é a noite (escuridão) da Mente!” (Confúcio,551-478,AC);
-“A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre
um homem vivo e um cadáver.” (Aristóteles, 384-322, AC);
-“Dar conselhos a um homem culto é supérfluo; aconselhar um ignorante é inútil.” (Sêneca, 65-2, DC);
-“A sabedoria e a razão, falam; a ignorância ladra.” (Arturo Graf, 1848-1913);
-“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância.”(Luther King,1968);
-“Todo aquele que não sabe, seja quem for, pode e deve entrar no rol do vulgar.” (Miguel Cervantes, 1547-1616);
-“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
Estes, e centenas de outros conceitos de Ignorância, foram emitidos
pelos maiores gênios do mundo e, como já dissemos, em diferentes épocas
da História. E o que dizem os dicionários a respeito da Ignorância?
Segundo alguns autores, “Ignorante, é o indivíduo que não sabe”; “aquele
que não tem conhecimento de algo”; é “quem desconhece”; etc. De acordo
com outros pensadores, o ignorante estabelece critérios que desqualifica
o conhecimento alheio em favor de sua falta de conhecimento. Ele faz
idéias falsas sobre si, e o mundo que o cerca, de forma errônea e
deturpada. Ainda sobre a Ignorância, dizem outros sábios (quase
inexistem sábios nos dias atuais) que: “ Ignorância é não saber, não
querer saber ou ignorar o conhecimento científico provado e comprovado
por métodos científicos e pela lógica. Embora, na linguagem popular e
como termo de uso agressivo pelos próprios ignorantes; Ignorante é o
“estúpido”,“burro”,”asno”,”idiota”,”imbecil”,”retardado”,”grosso”,”grosseiro”,etc.
Este Trabalho não tem essa finalidade de agredir, criticar, denegrir,
denominar ou julgar quem quer que seja! Mesmo, porque se baseia em dados
empíricos, observações clínicas e neuropsicológicas. O nosso propósito é
expor e analisar esse terrível fator de atraso, retrocesso e estagnação
do progresso; bem como, apontar a Ignorância (falta do conhecer) como
fonte dos maiores conflitos entre os seres humanos e destes, com o seu
meio ambiente. Como diria Rui, a Ignorância é a pior dentre todas as
doenças da humanidade. Como já falamos acima, muitos homens de gênio, ao
longo da História, têm se pronunciado contra a Ignorância, de modo a
condená-la e a depreciá-la; muito embora tivessem eles a intenção de
incentivar a aquisição do conhecimento, como fator indispensável e
fundamental ao progresso e à boa convivência social.
Visto por eles e, pelo que pretendemos demonstrar aqui de forma
psicobiológica, a Ignorância é, e sempre foi, o maior flagelo da
Humanidade. Podemos afirmar que a falta de conhecimento foi e continua
sendo a grande e maior ameaça, desde Eras mais remotas, aos dias atuais.
A Ignorância tem sido causa de guerras, revoluções, levantes,
atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora
de todos os infortúnio que nos fazem padecer e...morrer! Porque Rui e
tantos Homens inteligentes previram e “acertaram” em suas afirmações
sobre esse mal-estar das sociedades, tão explícito para quem tem um
mínimo da capacidade neuronal normal. Tiveram eles capacidades de
clarividência, premonição ou adivinhação? Não! Aqueles homens de gênio
previram com acerto porque possuíam os dados e as evidências para
preverem o futuro, graças ao vasto manancial de conhecimento, adquirido
em incontáveis horas de reflexão, estudos e muita leitura inteligente,
positiva e construtiva, acumulados em seus cérebros privilegiados pela
Cultura. Daí, a capacidade previdente de suas mentes ricas, capazes de
reflexões e de produzirem idéias brilhantes.
Qualquer cérebro que seja física, anatômica e fisiologicamente normal,
que acumule conhecimento, cultura e experiências; adquirirá a capacidade
de “adivinhar” e prever acontecimentos futuros. Não há mistério algum
nisso; a Mente depende e funciona com os dados que o seu cérebro
estocou. Quando falamos em cérebro dotado, que cria uma mente culta, não
estamos nos referindo àquele que acumulou apenas conhecimentos
específicos de uma determinada disciplina ou profissão, como por
exemplo, um médico que só aprendeu o conhecimento médico-biológico; o
engenheiro que somente estuda a prática da matemática, química e da
física ; o psicólogo que se esqueceu, ou não quis se aprofundar na
biologia, química, neurologia, filosofia, antropologia, sociologia e
outros conhecimentos necessários à prática da terapia mental, etc. Será
que prever acontecimentos futuros e conhecer as pessoas além de seus
aspectos físicos e exteriores é paranormalidade ou algum atributo
espiritual superior? Não! Trata-se de condição natural de um cérebro
rico de conhecimentos gerais. Não, de conhecimento específicos de
matemática, química, física, etc., como já vimos acima. Pode ser o
melhor matemático do mundo; mas, se o seu conhecimento se restringe à
matemática ou outros conhecimentos afins; não é, necessariamente uma
pessoa culta.
Isso confunde muito as pessoas que avaliam a sabedoria e a inteligência
com base no comportamento de profissionais de cursos notórios como,
medicina, engenharia, psicologia, odontologia, advocacia, etc., que, por
terem esses títulos, nós os julgamos cultos e inteligentes. É um
engano! Culto é o homem que conhece, pelo menos um pouco, todas as áreas
do conhecimento humano. É claro que nenhuma pessoa (nenhum cérebro) é
capaz de tomar conhecimento, captando e acumulando todo o conhecimento
do Universo. Todavia, quanto mais ele conhecer e adquirir conhecimentos;
mais culto e sábio será; e, assim, se torna mais útil a si e a toda
sociedade. Imaginemos se Pasteur, Fleming, Édson, Ford, Santos Dumont,
Salk, Sabin e muitos outros sábios, não tivessem acumulado tantos
conhecimentos em seus cérebros; como estaríamos agora! Sem luz, sem
remédios, andando a pé, sem “voar” e , possivelmente, já extintos,
devorados pelas bactérias,vírus,fungos e outros microorganismos
descobertos por Pasteur e combatidos por Fleming. São muitos os cérebros
repletos de conhecimentos que nos deram quase tudo que usufruímos hoje.
Nunca tantos se beneficiaram tanto de tão poucos do passado; sem
falarmos nas artes, literatura e na música, quase completamente
deturpadas, vilipendiadas e destruídas em nossos dias (salvo algumas
exceções de alguns homens maduros e cultos), substituídos que estão
sendo pelos simulacros de arte e literatura, bem como, pelo barulho
infernal chamado de música, pelos destituídos do conhecimento e saber
superiores. A Mente, que é a principal atividade do cérebro, só é capaz
de criar,fazer descobertas e orientar com acerto o comportamento das
pessoas, se tiver gravados em seus neurônio conhecimentos positivos e
sadios que irão dar suporte capaz de se comportarem positivamente. Não é
acumulando e se condicionando com os péssimos e nefastos exemplos de
muitos meios de comunicação, principalmente da Televisão, que vamos
esperar melhores comportamentos das pessoas e condições humanas e dignas
de vida. Pelo contrário, os exemplos diários desses veículos de
comunicação estão nos levando à falência total da Moral, da Decência, do
Respeito, da Honestidade, da Cultura, da Normalidade das coisas e da
própria sobrevivência dos Humanos; vide os exemplos de Sodoma, Gomorra,
Nínive, Roma, e demais modelos de decadência punidos pelo desregramento
dos seus costumes. Até nisso, o nosso Rui previu, quando vaticinou: “ De
tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de
tanto ver crescer a injustiça;de tanto ver agigantarem-se os poderes nas
mãos dos maus; o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da
honra e a ter vergonha de ser honesto!” Como pode ter acertado tanto o
Grande Baiano? Como já falamos, Rui previu os nossos dias, baseado nos
dados gravados em seu cérebro, à custa de incontáveis horas de estudos
diversificados. Como prometemos no início, não vamos nos ater nos
aspectos visíveis e exteriores do comportamento ignorante, facilmente
observável por muitos. Ver e analisar o comportamento exterior das
pessoas é fácil e pouco científico. O importante é pesquisar e ver as
motivações internas que levam os indivíduos a destruírem ou construírem
um mundo melhor (hoje, mais destruído que construído).
Vamos, agora, estudar esse aspecto interno, neuropsicológico do
comportamento. Iremos analisar o que acontece dentro do cérebro de
alguém que procura conhecer os fatos da natureza, os dados ambientais
que o cercam e por quais razões isso importa tanto na vida pessoal,
familiar e social dos indivíduos cultos (que acumularam conhecimentos).
Em comparação, vamos conhecer os aspectos neuropsicológicos daqueles que
não enriqueceram os seus cérebros, não adquiriram e ignoraram ou
ignoram o Saber e o Conhecimento. Poderíamos fazer, agora, uma regressão
a todo o desenvolvimento do cérebro e da mente dos humanos, desde a
pré-história aos nossos dias, para melhor explicarmos as razões pelas
quais nos tornamos o “lobo do homem”(Homo hominis lúpus), como disse
Plauto, em uma de suas comédias. De fato, o ignorante reage com os
músculos e o sábio, com o cérebro! Daí se deduz que aquele que é
mentalmente pobre (cérebro com poucas gravações) é potencialmente mais
agressivo que alguém culturalmente enriquecido. Isto, é muito fácil de
se observar, quando se verifica a qualidade intelectual dos habitantes
das localidades onde acontece o maior número de agressões
físicas,homicídios e outros delitos.
Infelizmente não se pode entender melhor as conseqüências do Saber e do
Ignorar sem termos uma noção razoável sobre as funções Psicobiológicas
que viabilizam a aquisição, acumulação e preservação do Conhecimento
adquirido pelo Cérebro, bem como a utilização e aplicação desse
Conhecimento pela Mente de cada um de nós. Em outras palavras, de que
modo a Mente utiliza, para si e para os outros, o conhecimento que o seu
cérebro acumulou? É aqui que se encontra o grande problema que encerra
todos os acontecimentos passados, presentes e futuros de todos os Povos.
Vamos descrever, em breves palavras, os caminhos internos (ou
neuropsicológicos) da motivação do comportamento humano. Muitos outros
seres da escala evolutiva biológica têm, e tiveram mecanismos
psicobiológicos parecidos com os dos humanos. Porém, não vamos regredir
demais na Biologia Evolutiva e Comparada; para facilitarmos o
entendimento do leitor deste Trabalho, cuja finalidade é a de
popularizar o conhecimento comportamental, sob a ótica da Psicobiologia e
da Neuropsicologia. Não trataremos deste tema sob o prisma usual de se
isolar,separar e basear-se o comportamento humano apenas em seu aspecto
exterior psicológico,biológico,sociológico ou político. Seguiremos os
caminhos neuro e psicobiológicos da motivação interna, para tentarmos
explicar as razões que levaram (e levam) os humanos à sua própria
deterioração e falência física, espiritual, moral e ambiental.
Veremos porque, apesar da gravidade progressiva desse processo de
autodestruição; poucos o percebem, apesar de sermos quase 7.000.000.000
de “navegantes” de uma “nau” sem rumo e, o que é pior... ”fazendo água”.
Alguns afirmam que os avanços tecnológicos modernos propiciaram mais
conforto e longevidade. Na verdade, prolongaram a duração de vida, mas
deterioraram o viver, tornando o homem um triste Ser longevo.
Na aprendizagem, para se obter o conhecimento, o cérebro capta para o
seu interior os fatos e acontecimentos do meio ambiente que, estimulando
os nossos cinco sentidos, são encaminhados aos seus neurônios, a fim de
serem gravados e armazenados para a sua utilização pela Mente, no
comportamento do dia-a-dia. Como essa gravação se origina da visão, da
audição, do cheiro, do gosto e do tato; fica claro que tudo que
vemos,escutamos,cheiramos, tateamos e sentimos o gosto, é levado ao
cérebro pelos respectivos receptores nervosos desses sentidos. As vias
de acesso ao cérebro são os nervos que levam as “coisas” do mundo
(imagens, odores, sons, etc.) codificadas sob a forma de corrente
eletroquímica (mais química que elétrica nos humanos) que no interior
cerebral esses estímulos são descodificados e seletivamente gravados e
armazenados em grupos de neurônios específicos para cada tipo de “coisa”
que foi captada pelos órgãos dos sentidos. Por exemplo, as células
nervosas da retina, no caso da visão, que levam através do nervo óptico,
as imagens que enxergamos para uma determinada área do cérebro chamada
de “lobo occipital”. O que ouvimos, do mesmo modo vai para outro centro
cortical primário, denominado “lobo temporal”; assim acontecendo com os
outros órgãos dos sentidos que foram criados para dotar o nosso cérebro
com o máximo de informações do meio que o cerca, a fim de enriquecermos a
nossa Mente para nos comportarmos e agirmos no mundo como seres
superiores e evitar que vivamos como bestas-feras; como estamos fazendo,
na atualidade. Como o cérebro é todo interligado e suas áreas são
interativas entre si, com o seu meio interno (fisiológico) e com o
ambiente externo (mente-comportamento), podemos imaginar o que seja uma
vida mental de uma pessoa, onde bilhões de neurônios se relacionam e se
interagem, trocando milhões de informações a cada minuto!
Para melhor assimilarmos, vamos repetir: todas as sensações que passam
pelos nossos olhos, ouvidos, narinas, boca e pele “viajam” pelos nervos
até aqueles grupos de neurônios, onde ficarão guardados para que a Mente
as utilize no comportamento da pessoa; tanto para o seu bem-estar, como
para o bem social, considerando que não vivemos isolados e que somos
seres sociais. É assim que deveria ser e para este fim fomos criados e
recebemos um extraordinário e miraculoso órgão: o Cérebro. Cada cérebro
atuando por meio da sua mente, comportando-se e agindo positivamente
para a sobrevivência do homem-animal (cérebro-mente-Inconsciente) e do
homem-intelectual (cérebro-mente-Consciente); bem como, responsável,
também, pela manutenção e sobrevivência da vida animal e inteligente da
espécie dos humanos. Entretanto, lamentavelmente, a Mente da maioria das
pessoas está voltada, apenas, para a própria sobrevivência animal,
visto que os cérebros que formam essa maioria encontram-se sem “estoque”
de gravações positivas, importantes e úteis ao indivíduo e aos demais
seres que compõem a vida na Terra; como iremos verificar no decorrer
deste Trabalho.
Todas as atividades do homem são regidas pela Mente do seu Cérebro. Não
existe comportamento animal que não se origine da Mente, que por sua
vez, se origina das “coisas” que o seu cérebro gravou e guardou. Nos
animais não-humanos o comportamento segue as mesmas regras; porém, na
maior parte, dirigido e controlado pela programação genética, natural e
específica para cada espécie. Eles agem sob a orientação do que já se
encontra gravado por sua herança genética; é o que chamamos “instinto
animal”. Os animais inferiores são muito instintivos e se comportam
pelos impulsos mais primários, como, o da fome, da sede e do sexo; sendo
este, exclusivamente para a procriação ( o erotismo é uma invenção dos
humanos). Estes impulsos primários garantem a sobrevivência física do
animal, pouco dependendo da aprendizagem intelectual; seus instintos
genéticos já são suficientes para se comportarem de forma a preservarem e
perpetuarem as suas espécies. Suas mentes são pobres, por isso são
irracionais, faltando-lhes o conhecimento intelectual da forma que nós
humanos possuímos. A mente dos animais inferiores é incapaz de dotá-los
de um comportamento inteligente, amplo e rico comparado ao dos humanos,
porque o seu cérebro tem poucos conhecimentos sofisticados gravados do
mundo exterior, na proporção de suas capacidades cerebrais, na evolução
desse órgão na escala zoológica. Primatas de cérebros mais
desenvolvidos, como os chimpanzés, têm mente mais evoluída para se
comportarem de modo mais sociável e cooperativo que os répteis, como as
cobras e lagartos. Que fique bem claro: não há comportamento sem a
existência de uma programação criada pelas gravações das “coisas” do
mundo que foram estocadas no cérebro; isto é, arquivadas na memória do
tecido cerebral. A mente, de posse dessa programação, motiva e
impulsiona o indivíduo a se comportar bem ou mal; agir positiva ou
negativamente; conforme gravou “coisas” boas ou más, positivas e úteis
ou negativas e inúteis.
Desta maneira, cérebros com poucas gravações (memória) criarão mentes
“pobres”,”estreitas”,”curtas” e pouco produtivas para si e para os
outros. Ao contrário, cérebro com riqueza de dados armazenados em seus
neurônios proporcionará à sua mente riqueza comportamental, tornando
mais sábio o portador desse cérebro, dotando-o com uma maior
inteligência e capacidade de ser útil a si mesmo e à Humanidade.
Pensemos nos homens de Ciência! Aqueles estudiosos e cultos que nos
deram as vitaminas, os remédios, as vacinas e tantos outros meios de
salvação do nosso corpo. Pensemos nos gênios que nos proporcionaram os
meios rápidos de transporte e nos fazem sonhar acordados vendo e ouvindo
as verdadeiras obras de arte, frutos de autênticos representantes da
Espécie Humana. Temos os veículos, a televisão, os computadores, a
eletricidade, a luz,os aparelhos musicais e tantos outros frutos de
cérebros que armazenaram informações positivas,agradáveis e saudáveis
que proporcionaram a nós e à Humanidade a continuidade da Vida. Todas
essas dádivas que recebemos desses benfeitores cultos foram,
exclusivamente, devidas a sua dedicação e incontáveis horas de estudo,
leitura e à pesquisa.
É importante sabermos que quase todos esses grandes Homens de Ciência
eram bem adultos e até avançados em idade; os poucos mais novos, como
Carlos Chagas, apesar de pouco mais de 20 anos, viviam debruçados nos
estudos e pesquisas; ao contrário da maioria dos chamados “jovens” de
hoje que vivem debruçados e mergulhados no fumo, na bebida (e, haja
bebidas para atender a tantos cérebros doentes e carentes de
Conhecimento e do Saber), no sexismo-compulsivo, no exibicionismo
material, no consumismo idiota, no vazio existencial e na nulidade
social. Se aqueles cientistas ( cientista é todo aquele que é amigo e se
dedica à Ciência) geniais não tivessem tanto estudo, esforço, dedicação
e altruísmo; não teriam criado nada e hoje estaríamos às escuras e
seríamos todos meros moykanos emplumados, medíocres, vazios e inúteis
que usam de forma maldosa,nociva e estúpida os inventos e criações dos
nossos antepassados inteligentes que tanto estudaram,pesquisaram e até
se mortificaram, como o casal Pierre e Marie Curie que morreram
precocemente para nos dar os Raios X. Em outras palavras, esses
ignorantes utilizam para o mal e na destruição exibicionista, as
descobertas e criações dos nossos Homens sábios do passado; exemplo? O
carro, que foi inventado por Ford, para nos proporcionar comodidade e
rapidez na locomoção. E o que fazem com ele os estúpidos e imaturos
motoristas? Exibem-se para os outros imaturos em correrias idiotas e
irracionais, com, ou sem, os seus neurônios mergulhados no álcool e na
ignorância, morrendo e matando mais de 50.000 pessoas e ferindo outras
350.000, nos mais de 300.000 acidentes por ano,somente em nosso País.
Muitas descobertas e inventos de homens que se negaram a ficar
ignorantes ( o contrário da grande maioria dos atuais) são hoje
utilizados pelas mentes ignorantes e vazias, a fim de darem vazão às
frustrações e ansiedade geradas por suas vidas inúteis. Utilizando o
carro, a moto, a internet e até medicamentos para a prática do mal,
esses ignorantes desconhecem as conseqüências pessoais, morais,
econômicas e sociais do seu comportamento irresponsável. Quanto mais
você conhecer e nutrir o seu cérebro com dados (“coisas”= estímulos)
positivos; mais a sua mente fará o melhor uso desses dados positivos que
se acumularam nos neurônios. Quanto mais você conhecer e alimentar o
seu cérebro com informações, dados e outras “coisas” negativas, nocivas e
inúteis; mais você agirá de forma negativa, nociva e prejudicial a você
e a todos os demais Seres que o rodeiam. Você será mais um, dos bilhões
de outras pessoas inconseqüentes, irresponsáveis e causadores da ampla e
irreversível destruição deste pobre Planeta Terra que teve a triste e
infeliz incumbência de abrigar tantos ignorantes que nem percebem a sua
agonia devida aos maus tratos deles. Mas, o que são as “coisas” ou fatos
positivos e negativos do mundo que o seu cérebro assimila,grava,
acumula (estoca) e faz a sua mente por em prática aquilo que guardou?
Você se orientará e se comportará, ao longo da sua existência, de acordo
com o “mapa” e a programação gravada no seu tecido cerebral. Explicando
mais; “coisas” positivas e negativas são os milhões de estímulos que
entram a cada minuto para o interior do cérebro, através dos cinco
sentidos, que são as “antenas” desse mais importante órgão da vida.
Repetindo; é tudo que enxergamos,ouvimos,sentimos o gosto, cheiramos e o
que toca a nossa epiderme. Todos eles são dirigidos para o cérebro por
receptores especiais que os encaminham para núcleos, centros ou áreas
específicas. Porém, devemos lembrar que todos esses sistemas neuronais
do encéfalo (cérebro e anexos) são integrados e interativos, propiciando
à Mente uma atividade infinitamente complexa, multiforme e, ainda,
misteriosa.
Qualquer comportamento requer a interação desses diversos núcleos,
centros ou áreas cerebrais. Os agrupamentos de neurônios que mais estão
relacionados ao nosso comportamento e mais conhecidos pelos
neurocientistas são: o córtex cerebral, com dezenas de áreas
específicas, detém quase a metade de todos os neurônios do cérebro; o
hipocampo estrutura muito importante para a memória; o corpo caloso, que
é responsável pela ligação e transferência de informações entre os dois
hemisférios cerebrais (“cérebro direito” e “cérebro esquerdo”); o
sistema límbico, com os seus componentes fundamentais para o nosso agir,
como o hipotálamo e a hipófise. Relembramos que não haveria
aprendizagem e nem cultura sem a interveniência dos “mensageiros
químicos” do cérebro, que são os neurotransmissores compostos químicos
que atuam entre os neurônios e os demais componentes cerebrais levando e
trazendo informações indispensáveis à vida interna (orgânica) e externa
(comportamento) da pessoa. Sem esses “mensageiros”,como a
dopamina,serotonina,acetilcolina e a tão badalada adrenalina(muito
falada pelos aventureiros que pouco ou nada dela eles conhecem) e alguns
outros neuroquímicos, não teríamos vida mental e, muito menos, o
conhecimento e a cultura que são os focos deste Trabalho. Voltando à
aquisição do conhecimento pelo cérebro, vimos algumas áreas específicas,
mais importantes, relacionadas ao Saber , à Cultura e à aquisição do
conhecimento. Deus por meio da Natureza nos deu tudo isso para que não
ficássemos perdidos na escuridão da ignorância. Como já citamos muitas
vezes, todos os fatos e acontecimentos da vida são percebidos pelos
nossos sentidos e levados, em forma de código pelos nervos, para as
áreas cerebrais relacionadas com o Saber, onde são traduzidos
(descodificados), analisados, elaborados e reservados. Assim, estocados
(guardados) no interior celular, esses dados irão constituir a atividade
mental ou vida mental que conduzirá mal ou bem a nossa existência
terrena (e, extraterrena, como queiram acreditar), concorrendo para uma
interação positiva e útil; ou , negativa e nociva para o indivíduo, para
todos nós e para o planeta; dependendo do que essa pessoa gravou e
armazenou em sua memória.
Para se falar da aquisição do conhecimento, não se deve esquecer-se
daquelas áreas do cérebro (repetimos para melhor entendermos) tão
importantes para gravação e estocagem dos dados que são captados do
mundo pelos cinco sentidos (fora algum outro que ainda não conhecemos) e
levados para o interior do cérebro formando a atividade mental,
compreendendo a vida mental, espiritual e psicológica de todos nós. Para
tão importante e vital atividade, a função do neocórtex (camada de
neurônios mais recentemente incorporada ao cérebro) é fundamental no
processo de aquisição intelectual. Considerando que o cérebro humano tem
cerca de 80 a 100 bilhões de neurônios (células que gravam, além de
outras funções) e, que cada um deles se liga a milhares de outros
neurônios, dá para se avaliar que, quanto mais a pessoa adquire
conhecimentos do mundo, mais áreas corticais são ocupadas pelo Saber.
Então, mais culta será, mais inteligente se tornará, mais
conscientizada, útil e positiva será para si e para todos. Imaginemos o
mundo, se a maioria dos mais de 6,5 bilhões de pessoas tivesse essa
conscientização! O mundo e a vida seriam um ”mar de rosas”.
Infelizmente, temos o contrário, a grande maioria dos seres humanos está
agindo e se comportando de modo alienado, animalesco e bestial. É de
vital importância para todos, a aquisição do conhecimento e,que a falta
do Saber, leva à ignorância que, por sua vez, é a causa de toda ruína da
humanidade. Porque esta falta de conhecimento é tão grave a ponto de
deteriorar e aniquilar a espécie humana? O cérebro é muito plástico
(maleável); isto é, sofre modificações estruturais e fisiológicas. Tudo
que aprendemos quando assimilamos as informações que os nossos olhos
viram, os nossos ouvidos ouviram, as nossas narinas cheiraram a nossa
boca provou e a nossa pela sentiu; tudo é levado para o interior do
cérebro, na porção de milhares de dados (estímulos) a cada minuto, é
armazenado para ser utilizado no uso da mente.
Como a mente humana é quem governa o mundo e conduz as pessoas; vê-se
que, quem tiver mais dados (informações) armazenados, terá uma mente
mais rica, capaz, inteligente e sábia; com mais chances de dominar a
matéria e as pessoas menos esclarecidas. Como o enriquecimento mental e a
sabedoria são adquiridos por meio do estudo, da leitura, da vivência e
da experiência; verifica-se o quanto é difícil, penoso e até onerosa a
aquisição do Saber. Após a invenção da escrita, do papel e da imprensa; o
meio mais fácil, prático e accessível para se obter o conhecimento, é a
leitura. Não resta dúvida que o homem que lê, vale por dois (ou mais).
Entretanto, não é qualquer leitura que torna uma pessoa culta, sábia,
inteligente e consciente. Somente a assimilação de “coisas” positivas é
que nos dará condições de sermos verdadeiramente humanos, dignos,
honestos, construtivos, úteis e pacíficos. Quando se aprende e se
apreende alguma coisa (positiva ou negativa), acontecem modificações e
alterações no tecido cerebral e em sua fisiologia. Isto é, o cérebro se
modifica em sua estrutura, morfologia e no seu funcionamento. A
plasticidade do cérebro é hoje bastante reconhecida. A aquisição de
novos conhecimentos leva à alterações estruturais e fisiológicas dos
meios de comunicação intracerebrais. Estas alterações são notadas no
espessamento dos axônios, dendrites, sinapses e outras ramificações dos
meios de comunicação neurais. Quanto mais informações são levadas do
mundo para o cérebro; mais alterações neuronais se evidenciam, tornando o
cérebro mais capaz de produzir uma mente rica e útil para o seu “dono” e
para a Sociedade. A perda ou a diminuição do número de neurônios
(exceto nas patologias ou má-formação genética) tem implicação na falta
do uso neuronal; assim como o sistema muscular necessita exercitar-se
para se manter forte e saudável; o sistema nervoso central precisa do
exercício intelectual para o fortalecimento das suas estruturas e o
enriquecimento mental. E, nada melhor para o cérebro e para mente do que
a prática do exercício cultural, através da aquisição de estímulos
positivos e sadios oriundos da boa leitura, da boa música e do bom
gosto. Antes, pensava-se que as células do cérebro não se regeneravam e o
seu número era estanque. Hoje, sabemos que não é assim; novos neurônios
são formados em qualquer idade, dependendo das necessidades
neurofisiológicas, mentais e comportamentais da pessoa. Esse acréscimo e
geração de neurônios dependem também do grau de conhecimento da pessoa
de sua alimentação, do seu meio ambiente, do uso que ela faz da sua
mente, etc. É bem verdadeiro o ditado popular: “ A falta de uso atrofia o
órgão”. De fato, quem tem o cérebro pobre de conhecimento alem de tê-lo
atrofiado, não pode ter uma mente sadia, fértil e rica. A atrofia
cerebral e a pobreza mental acarretam incontáveis conseqüências nocivas e
negativas individuais e sociais. Pessoas que não exercitam os seus
cérebros e não enriquecem as suas mentes, principalmente através da boa
leitura e boa música, são entraves na progressão da espécie
,contribuindo para a regressão ao estágios da força muscular animal e da
barbárie; como acontece na atualidade e em todos os quadrantes da
terra. Desde 1983, no livro “A Implosão do Homem” (Ed.Interlivros de
Minas Gerais) vimos alertando sobre a decadência humana, em decorrência
de sua regressão mental. Na época, afirmamos que a maioria das pessoas
estava regredindo na escala zoológica, substituindo o uso da razão, que é
a maior e a mais importante capacidade mental dos humanos (seu
consciente cerebral); pelo uso dos músculos, atividade típica dos
animais inferiores, das feras que, por não terem o consciente cerebral,
agem de forma bruta e inconseqüente, dirigidas pelo inconsciente de seus
cérebros. É exatamente o que vem acontecendo conosco, que há décadas
(mais ou menos a partir dos anos 60) estamos regressivamente perdendo a
capacidade humana de viver sob a direção e comando da mente consciente,
que representa a inteligência, a sabedoria, o bom senso, o diálogo, a
paz e outros atributos superiores; para agirmos e nos comportarmos com
os músculos; tal como se comportam os bichos que por não terem a
capacidade do raciocínio lógico e da inteligência superior; usam os seus
músculos para sobreviverem em defesa dos predadores mais musculosos que
atacam os menos dotados fisicamente.
Bilhões de pessoas estão assim, comportando-se como animais irracionais
por terem abandonado o uso da razão e do bom-senso; pelo domínio da
ignorância, da estupidez e da irracionalidade animal. Essa ignorância,
como já repetidamente explicamos, não se trata de rótulo pejorativo,
maldoso ou depreciativo. Ignorante é aquele que não pode ou não se
interessou em obter conhecimentos através da leitura útil e positiva; da
falta da audição da harmonia sonora; da ausência da visão de cenas
bonitas, salutares e agradáveis; da privação do gosto sadio do que é bom
e natural; da falta do contato epidérmico com o frescor da brisa nas
manhas primaveris e do nosso isolamento dos odores e perfumes das flores
silvestres. Ao contrário, empobrecemos a nossa mente com os piores e
mais nocivos estímulos artificiais que criamos pelo egoísmo, pela
vaidade e pela animalidade do irracionalismo, frutos da ignorância.
Esta, é a causadora de todos os males e mazelas da humanidade; desde um
ato isolado de um indivíduo agressivo numa tenda no Ártico, às piores e
mais mortíferas das doenças como o câncer. Tudo tem alguma ligação com a
falta de conhecimentos que é a Ignorância. Uma comparação entre o
comportamento de uma pessoa com conhecimentos gerais (sábia e culta) e
outra com pouco conhecimento adquirido (ignorante e inculto) ,nos dará
uma compreensão maior dos efeitos e conseqüências negativas para todos.
Pessoa sábia é aquela que gravou em seu cérebro os estímulos positivos e
úteis da leitura, do estudo, da visão , da audição, do gosto, do cheiro
e do tato. Estímulos positivos são aqueles que vêm da boa leitura, da
visão de coisas agradáveis e construtivas, da audição de som
inteligente, harmonioso, belo e suave; do cheiro agradável; do paladar,
do bom e nutritivo alimento e do tato e contato com a suavidade dos
elementos e coisas naturais da vida. Agora, vejamos uma pessoa
ignorante; isto é aquela que ignora e não conhece os valores reais do
mundo e da natureza. Uma pessoa se encontra nessa pobreza mental porque
assimilou fatos e acontecimentos inúteis, negativos e nocivos. Na
maioria das vezes ela não tem a mínima noção das “coisas” negativas que
assimilou e gravou. O seu cérebro está repleto de gravações de cenas
violentas, agressivas, repugnantes, abjetas e prostituídas que viu na
televisão, no cinema, nos jornais, nas revistas, no teatro, em livros,
na internet e nos diversos outros meios de comunicação, notadamente nas
cenas imorais e amorais ao alcance de todos. O cérebro do ignorante
está, também, cheio de gravações negativas provenientes do som
distorcido do lixo “musical” que quase todos escutam, no mais alto grau
da degradação sonora, dia e noite. Em qualquer lugar do mundo
encontraremos uma dessas pessoas ouvindo e promovendo a barulheira
infernal de alguma coisa pouco ou nada inteligível! Ainda, o ignorante
por estar abrutalhado, não se interessa por sentir o aroma de rosas
silvestres. Ele não vai ter o conhecimento necessário para saber
escolher os alimentos nutritivos e salutares para a preservação de sua
própria saúde e da vida; daí a obesidade generalizada no mundo. O obeso o
é por ignorância (por não ter o conhecimento bioquímico do metabolismo
dos carboidratos);por ter uma disposição genética; por sofrer alguma
disfunção endócrina ou padece de conflitos psicobiológicos, como a
ansiedade, depressão e alguns complexos. Além disso, por não ter o
conhecimento biológico, não se preocupa ou não dá importância aos
micróbios, pois não os vendo, não vai crer na sua existência e,daí, por
quais motivos ele vai ter higiene? Quando limpa muito os utensílios da
cozinha, por exemplo, ele o faz apenas pela estética e pela beleza de
ver e mostrar reluzentes esses objetos; e, não, por preocupação
sanitária e de saúde. Uma pessoa ignorante pega em dinheiro (chega a
passar o dedo na língua para separar as cédulas) e em qualquer outro
veículo transmissor de microrganismos patogênicos e depois vai pegar nos
alimentos que come,vende e manuseia em seu uso e das demais pessoas
ignorantes que lidam com ele, inclusive você que está lendo este
Trabalho.
O simples lavar as mãos antes de pegar o alimento é pouco seguido por
quem ignora a assepsia. Veja de onde mais vêm as doenças e epidemias
mais agressivas! Dos países mais pobres mental e materialmente mais
ignorantes. Note a facilidade maior em contrair infecções
gastrointestinais das pessoas nesse mesmo estado mental que comem
qualquer coisa vendida em calçadas e nas vias públicas. Observe nos
supermercados ou em outros locais de vendas alimentícias que quase todos
compram embutidos, refrigerantes, enlatados e qualquer outro alimento
sem ao menos lerem o que está escrito nas caixas e latas; e, muito menos
querem saber os ingredientes do alimento que estão levando para casa.
Até as datas de seus vencimentos são ignoradas e quando lidos, nunca vão
saber o significado das substâncias químicas que contém; assim, vão se
envenenando e envenenando os outros, sem ter a mínima noção do que estão
comendo ou vendendo. Não é por coincidência que a incidência do câncer
está se elevando tanto na população mundial; todo dia temos conhecimento
de algum parente, amigo, colega, vizinhos e conhecidos ou não, que
estão acometidos por essa doença ou que morreram dela.
Estes são apenas alguns poucos exemplos dos efeitos nocivos da
Ignorância. O que falar da devastação das florestas, da poluição do ar,
da terra e das águas? As queimadas, as drogas (em que os imaturos
ignorantes buscam preencher com as fantasias químicas, os seus vazios
existenciais),a bebida (onde em cada esquina os imaturos ignorantes
tentam “afogar” as suas nulidades no álcool), no fumo (onde os
ignorantes queimam os seus pulmões para aquecerem e esquecerem suas
carências existenciais) e tantos outros males individuais e sociais
decorrentes da falta do Conhecer. A Ignorância é a pior doença e a causa
de todos os males da humanidade, em todos os tempos. Por ignorar e por
desconhecer as conseqüências futuras dos seus atos; o ignorante é antes
de tudo um irresponsável (sem culpa) pessoal e social. Não há Mal que
não tenha a participação da ignorância. Já se perguntou por que os
piores e mais corruptos políticos e governantes do planeta estão nos
países mais atrasados material e mentalmente? Veja, países que apesar de
possuírem imensas riquezas minerais, vivem eternamente deitados no
berço, não muito esplêndido, da miséria material,mental,moral e
espiritual ! Convivem eles na pobreza geral porque a maioria de suas
populações ignoram o valor e a importância do voto eleitoral,
desconhecendo as terríveis conseqüências sociais advindas por não
saberem escolher os seus representantes. Elegem políticos e governantes
que serão seus futuros algozes, porque não possuem cultura geral
armazenada em seus cérebros para criarem mentes competentes e ricas
capazes de fazerem escolhas acertadas. Isto se verifica não apenas na
política; mas, em todas as atividades humanas, pois o conhecimento é a
chave do desenvolvimento pessoal e social das populações. É cultivando a
Ignorância que os maus políticos e governantes se mantém eternamente no
poder, às custas do voto fácil e inconseqüente das pessoas de pouco
saber, cujo número aumenta geometricamente. É uma gigantesca “bola de
neve” em que a ignorância (pobreza mental) leva o país à pobreza geral,
não propiciando condições para o desenvolvimento da mente, que por sua
vez, gera mais miséria e, assim, sucessivamente. Vale dizer que ninguém
pode ser totalmente ignorante ou sabiamente completo; porque é
impossível uma pessoa não conter nada gravado em suas células nervosas e
nem tampouco alguém acumular todo o conhecimento humano em seu cérebro.
Dessa forma, a contribuição de cada ser humano é proporcional à sua
capacidade mental. Todas as pessoas são iguais perante o Criador e à
Natureza; o que nos diferencia um do outro é a qualidade e a quantidade
do que coletamos do mundo que nos cerca, durante a nossa existência
terrena. Todavia, não é bastante que gravemos somente os eventos do meio
ambiente que está perto de nós; mas sim, procuremos saber(lendo,ouvindo
e vendo) de todas as informações sobre os acontecimentos do Planeta e
do Cosmos. Se gravarmos estímulos positivos, a memória neuronal criará
uma Mente rica, útil, bela, inteligente e criativa. Porém, se gravarmos
estímulos negativos como a visão de cenas grosseiras,grotescas, de
horror, de ódio, violência, armas; caso não tenhamos lido boas leituras,
adquirido uma cultura vasta,variada e ouvindo aquela ensurdecedora
barulheira sonora dos “bate-estacas” que quase todos ouvem, pregados nas
orelhas...então estamos perdidos ; pois a grande maioria das mentes do
mundo será incapaz de contribuir e ser útil a si e aos demais Seres
Viventes.
Quando iniciamos este Trabalho, falamos das previsões dos grandes
homens, como o nosso Rui, que vaticinaram com acerto o que hoje acontece
e as conseqüências nocivas e prejudiciais que nos afligem e nos fazem
sofrer, como por exemplo, a desonestidade, a falta de caráter, a
amoralidade e imoralidade reinantes em todos os setores da sociedade,
que pela nossa ignorância e omissão (dela recorrente), deixamos que se
tornassem crônicas e contumazes. Com o cérebro deficiente em informações
do mundo, a mente empobrece e pouco ou nada pode prever como fizeram
aqueles homens de Ciência, que nos deram tantos inventos e criações
maravilhosas e salutares. Prever acontecimentos futuros requer cérebro
culto e mente rica; cérebros que tenham em seu interior boas e positivas
gravações. Quem gastou ou gasta o precioso tempo vendo o lixo da
maioria dos programas de televisão, ouvindo a barulheira infernal do som
desestruturado dos ruídos de “bate-estacas”, afogando os seus pobres e
escassos neurônios nos incontáveis botecos de calçadas, rebolando e
pulando nas noitadas fanks, fenks, finks, fonks e funks; embriagando-se e
consumindo drogas e alucinógenos para ludibriarem as suas pobres e
nulas existências; estão perdidos nas névoas da Ignorância e da pouca
valia existencial própria e dos outros. Raríssimas são as pessoas de
hoje, principalmente as de menos idade, que sejam capazes de enxergar e
prever qualquer coisa além do próprio umbigo. Michel de Nostredames
(1503-1566), o mais célebre dos videntes, tornou-se conhecido por suas
acertadas previsões em muitos séculos de antecedência. Nostradamus, além
do cérebro privilegiado, anatômico e fisiologicamente normal, possuía
um vasto “estoque” de gravações positivas e úteis que os seus olhos
viram, seus ouvidos ouviram, suas experiências notaram e a sua
sensibilidade sentira. Ele era um grande estudioso da medicina,
astrologia, astronomia, química, física, teologia e literatura. Não era
um mágico, mago ou feiticeiro; era um homem normal com muita cultura
geral obtida de sua enorme curiosidade, de seus estudos,
leitura,observação,pesquisas e análise das “coisas” que
via,ouvia,cheirava e sentia. Se esse sábio francês vivesse hoje, lendo
tolices nas muitas literaturas vulgares; assistindo filmes e programas
de televisão; vendo pornografia (accessível a qualquer gosto doentio) em
tudo e na Internet; ouvindo com fones de orelhas a imensa, estridente e
distorcida aberração sonora dos “bate-estacas”;sentindo e cheirando o
odor nauseabundo do nosso lixo diário; provando o gosto da comida
transgênica,transgordurada,agrotoxicada e intoxicada! Ainda, se
Nostradamus vivesse entre nós, sentido na pele a nossa decadência
material, moral e espiritual; por certo o cérebro desse sábio ,
percebendo, assimilando e arquivando todos esses estímulos e informações
negativas e nocivas destes nossos dias...; estaria ele com a sua mente
tão negativamente “carregada” que seria incapaz de contribuir para o
nosso bem social e muito menos seria capaz de enxergar “um palmo diante
do nariz”. Para finalizar, o leitor pode aproveitar esta oportunidade
para verificar, analisar e avaliar a sua in (competência) mental (grau
de Ignorância), da sua família, dos seus amigos, colegas, vizinhos e
conhecidos. Para verificar a sua ignorância, basta que saiba distinguir e
escolher o que é bom, importante, agradável e útil para si e para
todos. É só ver o que você acumulou e está acumulando em seu cérebro,
para saber o que foi, é, e o que será(e o que está sendo) para você
mesmo e para toda a Sociedade, no sentido amplo, universal.
Não é difícil notar-se os vários sintomas da Ignorância, ou seja,os
múltiplos sinais de uma pessoa alienada dos valores humanos autênticos. O
ignorante (aquele que ignora), dentre outros, demonstra os seguintes
sinais:
-Não estuda, não gosta de estudar e detesta quem estuda;
-Não vê e nem se interessa por ver as “coisas” belas da Natureza; como
por exemplo, não aprecia o por do sol, o orvalho da manhã, as flores da
Primavera, não admira o céu estrelado, etc.;
-Não gosta e detesta a música harmoniosa e clássica;
-Fala alto, ouve tudo alto e faz um barulho danado em qualquer lugar em que esteja;
-Não tem limites para nada;
-Muitos ignorantes são desonestos e não se incomodam em dar prejuízos
aos demais, principalmente quanto aos bens públicos; ignorando que o
governo manipula e compra esses bens com o dinheiro do Povo;
-A maioria é agressiva e age com violência quando encontra oposição aos seus atos e comportamentos instintivo
-bestiais;
-Tendem a formar grupos com pessoas de mesma capacidade mental, a fim
de se sentirem fortes, poderosos e seguros; além de outros inúmeros
sinais que uma pessoa ignorante apresenta que deve servir de alerta para
ajudá-la a se precaver e a se preservar. É importante que todos saibam
principalmente políticos, governantes e autoridades, que a FRUSTRAÇÃO é a
manifestação mais evidente e prejudicial da Ignorância. A pessoa com
poucos conhecimentos; tem reduzida a sua capacidade mental e, assim,
encontra poucas oportunidades de “vencer na vida” e sentir-se realizada
em empregos e trabalhos melhores remunerados, numa Sociedade Capitalista
como as do mundo atual. O ignorante, por ter poucas ou escassas
informações intelectuais, se sujeita a subempregos ou a empregos
aviltantes da personalidade, a fim de sobreviver; pois as funções
melhores e mais remuneradas são para aqueles que assimilaram mais
conhecimentos científicos e literários em seus cérebros. Daí, serem
rejeitados para a ocupação de trabalhos, funções e empregos mais
remunerados, valorizados, desejados e mais respeitados socialmente. Por
mais que se queira contemporizar, todos ou quase todos valorizam mais um
mau médico que um excelente gari ou um ótimo servente de pedreiro; dá
mais reconhecimento social a um político corrupto que a um honesto
catador de papéis ! Quem dizer ou achar o contrário é um ignorante
imaturo ou é um demagogo que quer se eleger às custas da Ignorância dos
outros ignorantes ou das pessoas menos favorecidas. Falando da
Frustração, a maioria das pessoas ignorantes (que desconhece as
Ciências) quando se dá conta da sua situação econômica, financeira,
cultural e social e, antevê seu futuro não muito promissor, em um mundo
cada vez mais sofisticado, tecnologizado, mais exigente, mais seletivo e
mais concorrido por quase 7.000.000.000 de pessoas em busca da própria
sobrevivência física e animal! É de se ver que essa sobrevivência fica
mais difícil para todos que não puderam ou não quiseram acumular a
riqueza e a grandeza do Saber, em seus Cérebros e Mentes. Não devemos
estranhar e nem nos surpreendermos com a possibilidade, não muito
remota, de voltarmos ao canibalismo. Parece que a antropofagia já está
acontecendo em alguns locais mais pobres e populosos do Planeta!
Podemos listar e considerar a Ignorância como a mais grave e mais
epidêmica das doenças que ameaçam a humanidade. Como ela tem crescimento
geométrico na escala numérica populacional; como a população mundial
aumenta diariamente e todos precisam sobreviver; e, para sobreviver cada
terráqueo necessita ter mais conhecimento que o outro; e, para se
acumular conhecimentos é necessário dinheiro, tempo, abnegação, muito
estudo, pesquisas, etc. vê-se que para a maioria das pessoas,
principalmente moykanos e outros tribais; é muito mais agradável
estourar os tímpanos e arriscar a pele nas noitadas dos bailes
funkerosos e nos finais de semestres, copiarem suas provas da Internet e
colarem do vizinho da carteira mais próximo, ou outros meios possíveis e
imaginados de burlarem professores,Escolas, eles mesmos e à Sociedade.
“Curtir” e “viajar” é bem “mais melhor” que “queimar as pestanas” nas
insones madrugadas solitárias, debruçado em pilhas de livros em casa ou
nas bancadas de um laboratório científico em incontável busca por
remédios contra a ignorância e os muitos outros males que afligem a
Humanidade. Como a Ignorância é a mãe de todos os vícios e doenças; ela é
a origem e a fonte maior da Frustração. E, o que é a Frustração?
Frustração é o sentimento de revolta por não termos o que desejaríamos
TER; e, de não sermos o que gostaríamos de SER.
Aí, temos as razões que explicam a agressividade e a violência das
pessoas, em grupos ou individualmente, que picham e danificam paredes,
muros, portas, edifícios, casas, monumentos, igrejas e tudo que
encontram pela frente. Agridem,roubam,esfolam e matam qualquer Ser vivo
animal, vegetal ou mineral que tem a infelicidade de cruzarem os
caminhos dessas bestas-humanas. Como o não-saber (ignorância) é,hoje, a
maior causa da frustração,principalmente dos menores de 40 anos; pode-se
avaliar o perigo presente e futuro que todos nós estamos expostos. Para
se entender, exemplificar e melhor visualizar a veracidade e seriedade
disso, é suficiente pensarmos o quanto é difícil e raro (pelo menos por
enquanto), encontrarmos ou ouvirmos falar em
“bandos”,”gangues”,”tribos”, ”quadrilhas”, ou “galeras”, compostas de
médicos,engenheiros,dentistas,psicólogos e de outros profissionais;que
andem por aí, pichando,destruindo,depredando os bens públicos e
particulares e, muito menos, atacando,agredindo,roubando e matando
pobres e desamparados transeuntes nas ruas de quaisquer cidades do
mundo. Lembre-se que a falta de cultura, o não-saber, o desconhecimento
dos fatos da Natureza, que são os fundamentos da Ignorância; e, esta é a
geradora da Frustração; que, por sua vez, impulsiona o indivíduo
inculto à agressividade, a violência e todas as conseqüências funestas
que resultam dessa falta de Consciência da realidade. Não estamos
querendo afirmar que as pessoas de Cultura e Saber, não possam ser
agressivas e violentas! Não se trata de generalizar! Entretanto, as
pessoas que acumularam conhecimentos no cérebro e têm mentes ricas,
quando se tornam agressivas ou violentas, são em razão de patologias
psicobiológicas; enquanto o ignorante o é, mesmo que seja são, e não
sofra de distúrbios internos. A agressividade e a violência dos
ignorantes são frutos da Frustração quando, inconsciente ou
conscientemente, percebem a sua incompetência mental-cultural que o
inviabiliza ou dificulta o seu bem-estar e o seu futuro. Cuide para que
os seus filhos adquiram Conhecimento e nos permitam um Viver Melhor.
Para finalizar, vamos dar um último exemplo, dentre os milhares de casos
que presenciamos,tratamos e estudamos: um “estudante”, mais ou menos 24
anos, de um curso superior de uma conhecida Faculdade, ao ser
perguntado, no dia do Trabalho, sobre Getúlio Vargas, alegou para
justificar a sua abissal ignorância, que não sabia quem era ele porque
“ainda não tinha nascido”, na época daquele ex-presidente da República.
Esta tão grande demonstração de alienação, não é uma exceção; mas, sim, a
regra geral entre moykanos ou não moykanos, naquela faixa etária, em
todo o Planeta. Já pensaram nos milhões de “universitários” ignorantes
como este que estão se formando nos milhares de Faculdades, Escolas
Práticas e em outros cursos ligados à Saúde, como o de Enfermagem, por
exemplo! Muitos deles irão, com pouco conhecimento e ignorantes,
ministrar medicamentos, aplicar injeções, fazer assepsia, transfusões e
outros atos equivocados nas caladas da noite em você, em seus familiares
e em todos nós, nas enfermarias e UTIs de hospitais desaparelhados e
empobrecidos, que não podem pagar profissionais mais capacitados. Se
formos nos aprofundar em um só tipo desses problemas, ficaremos
enlouquecidos de preocupações. Se deixarmos como está... já sabemos como
vai ficar ; e, nem precisamos de Magos e nem de novos Nostradamus.
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Obs. O autor pede, encarecidamente, a quem ler este Trabalho e se
sentir ofendido que, antes de odiá-lo ou desprezá-lo, tente analisar as
razões da rejeição e, conforme os resultados da verificação, procure, ou
não, mudar os rumos da sua vida,estudando e obtendo conhecimentos para
afastar a Ignorância e......a Frustração.
Nota: o Autor agradece a colaboração da Srta. REJANE PIMENTA FURTADO,
de São Sebastião do Paraíso - MG, que com zelo e dedicação digitou o
presente Trabalho; da Srta. VERA DE FREITAS, da Serra Gaúcha-RGS e da
Srta. MARILENE da SILVA, de Caruaru-PE, que nos prestigiaram com
informações importantes e de grande valia para este Trabalho.
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CARLEIAL. Bernardino Mendonça.
Psicólogo-Clínico pela Universidade Católica de Minas Gerais;
Estudante de Direito da Universidade Estácio de Sá;
Escritor e Pesquisador nas áreas da Psicobiologia e do Direito.
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