Adão e Eva - a Teoria da Evolução
Alguns teólogos tem procurado conciliar a história de Adão e Eva com a Teoria da Evolução.
Teilhard de Chardin foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e
paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entre
ciência e teologia. Através de suas obras, legou-nos uma filosofia que
reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e
sua teologia. Disposto a desfazer o mal entendido entre a ciência e a
religião, conseguiu ser mal visto pelos representantes de ambas. Muitos
colegas cientistas negaram o valor científico de sua obra, acusando-a de
vir carregada de um misticismo e de uma linguagem estranha à ciência.
Do lado da Igreja Católica, por sua vez, foi proibido de lecionar, de
publicar suas obras teológicas e submetido a um quase exílio na China. Aparentemente,
a Terra Moderna nasceu de um movimento anti-religioso. O Homem
bastando-se a si mesmo. A Razão substituindo-se à Crença. Nossa geração e
as duas precedentes quase só ouviram falar de conflito entre Fé e
Ciência. A tal ponto que pôde parecer, a certa altura, que esta era
decididamente chamada a tomar o lugar daquela. Ora, à medida que a
tensão se prolonga, é visivelmente sob uma forma muito diferente de
equilíbrio – não eliminação, nem dualidade, mas síntese – que parece
haver de se resolver o conflito.
O Padre Ariel Álvarez Valdez sustenta que trata-se de uma parábola
composta por um catequista hebreu, a quem os estudiosos chamam de
“yahvista”, escrita no século X AC, que não pretendia dar uma explicação
científica sobre a origem do homem, mas sim fornecer uma interpretação
religiosa, e elegeu esta narração na qual cada um dos detalhes tem uma
mensagem religiosa, segundo a mentalidade daquela época.
John F. Haught, filósofo americano criador do conceito de Teologia
evolucionista, diz que "o retrato da vida proposto por Darwin constitui
um convite para que ampliemos e aprofundemos nossa percepção do divino. A
compreensão de Deus que muitos e muitas de nós adquirimos em nossa
formação religiosa inicial não é grande o suficiente para incorporar a
biologia e a cosmologia evolucionistas contemporâneas. Além disso, o
benigno designer [projetista] divino da teologia natural tradicional não
leva em consideração, como o próprio Darwin observou, os acidentes, a
aleatoriedade e o patente desperdício presentes no processo da vida”, e
que “Uma teologia da evolução, por outro lado, percebe todas as
características perturbadoras contidas na explicação evolucionista da
vida”, sobre as idéias de Richard Dawkins, Haught declara que: “A
crítica da crença teísta feita por Dawkins se equipara, ponto por ponto,
ao fundamentalismo que ele está tentando eliminar”.
Ilia Delio, teóloga americana, sustenta que a teologia pode “tirar
proveito” das aquisições de uma ciência que vê na “mutação” o núcleo
essencial da matéria.
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O Rabino Nilton Bonder sustenta que: "a Bíblia não tem pretensões de ser
um manual eterno da ciência, e sim da consciência. Sua grande revelação
não é como funciona o Universo e a realidade, mas como se dá a
interação entre criatura e Criador".
Em 1858, a vida de Darwin parecia esta se desmoronando. Sua
revolucionaria teoria da evolução é contestada, enquanto seus filhos
estão doentes. Com a sua carreira ameaçada e sua vida pessoal em crise, é
sua esposa Emma, uma pianista clássica que estudou com Chopin, que o
ajuda a perceber que o que ele chamou de mistério da vida é afinal o
mistério e a verdade escondida dentre milhares de anos.
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