terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Verdadeiro Propósito da Religião

Será que todos os caminhos levam a Deus? Qual será a religião mais adequada para encontrarmos paz? Estas perguntas são difíceis de serem respondidas. São tantas as opções espirituais que muitos acabam por escolher diversos caminhos. Entretanto será esta a opção mais sábia?
Somos homens, temos consciência de nossa própria existência, vivenciamos nossas emoções em todas as suas formas e relacionamos com nossos desejos  uma certa liberdade. Entretanto, somos também animais. Somos escravos da nossa necessidade em manter a sobrevivência da espécie, e como animais precisamos de alimento, sexo, descanso, além de outras providências para a manutenção da vida. Vivemos esta dualidade, alma versus corpo, sentimentos lutando contra as emoções, uma batalha épica, uma guerra eterna, envolvendo a mente de cada ser humano.
Criança Orando
Criança Orando
Por sermos alma vivente necessitamos de uma vida espiritual. Todo homem possui uma fraqueza, todo ser vivo é carente de algo. A religião está presente no ser humano desde o início dos tempos, ela tem como função: preencher todo o vazio espiritual humano, saciar todo o desespero da alma. A religião tem um status em nossa sociedade muito maior do que simplesmente fornecer um padrão moral, pois ela fornece propostas e alternativas para o complexo problema da nossa alma.
Mas a pergunta que nos atormenta é: “Qual a religião devemos seguir?”. Muitas religiões oferecem conforto espiritual através do isolamento, outras oferecem salvação pelo autoflagelamento e existem ainda aquelas que nos ofertam paz através de lutas. Há também uma religião que nos oferece redenção através da graça e nessa religião somos aperfeiçoados através do perdão.
Todo homem possui uma falência espiritual e procura na religião algo que possa abrandar esta carência. Devemos, portanto escolher aquela que mais nos conforte.

Um comentário: