quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os 10 Animais mais Perigosos do Mundo


Estive lendo sobre alguns animais perigosos, que causavam muitas mortes e resolvi postar aqui um Top 10 dos Animais mais Perigosos do Mundo. Bom, é claro que existem mais animais perigosos, seja por suas toxinas mortíferas ou suas garras afiadas, mas os desta lista se destacam pelo número de pessoas que eles matam por ano. Alguns parecem inofensivos e até são taxados de animais dóceis e fofinhos, mas, na verdade, são verdadeiras máquinas mortíferas. Veja:
10. Ursos
Muitos pensam que esses animais são inofensivos por sua aparência fofa e por causa de desenhos como Zé Colméia e Ursinho Puff, porém, esses animais são bastante ferozes e perigosos. Podendo chegar a 3 metros de comprimento e 700 kg (o Urso-Polar e o Urso-Kodiak disputam o título de maior urso e maior carnívoro terrestre), os Ursos, no geral, matam, em média, 10 pessoas por ano.
9. Tubarões
O Tubarão-Branco (o maior, podendo chegar a 7,5 metros de comprimento), o Tubarão-Tigre (6 metros) e o Tubarão-Cabeça-Chata (3,5 metros) são os que mais atacam humanos, sendo estes dois últimos os responsáveis por diversos ataques no nordeste brasileiro. Os Tubarões, no geral, matam, em média, 100 pessoas por ano.
8. Medusas
É muito chato ser “queimado” por uma medusa/mãe d’água/água-viva, não é? Mas dê graças a Deus quando você for “queimado” e sentir apenas uma irritação na pele! Algumas medusas são venenosas o bastante para matar um humano! Uma das mais venenosas é a Vespa-do-mar que tem um veneno tão potente que, ao menor toque com os tentáculos (que podem chegar aos 5 metros), pode matar uma pessoa em 2 minutos, e o bicho ainda carrega toxina bastante para matar 60 pessoas! Outra medusa mortífera é a Irukandji que tem o tamanho de uma unha (sim, uma unha!) e já matou milhares de pessoas! As medusas, no geral, matam, em média, 150 pessoas por ano.
7. Elefantes
Os elefantes são um bom exemplo de animais que parecem dóceis, mas podem ser bem perigosos. Na verdade, a espécie mais perigosa é a Africana, mas eu generalizei, pois alguns Elefantes asiáticos já atacaram e mataram pessoas, inclusive, um desses ataques foi esse ano. O grande Elefante-Africano (a maior espécie, podendo ter 4 metros de altura) geralmente ataca quando invadem seu espaço, pois ele é bem territorialista e super-protetor, geralmente tentando defender o bando e os filhotes. Os Elefantes, no geral, matam, em média, 250 pessoas por ano.
6. Hipopótamo
Outro que parece dócil, por ser fofão, mas pode ser uma máquina de matar humanos. Esses animais fascinantes, que chegam aos 4 metros de comprimento, são muito territorialistas e facilmente incomodáveis. Apesar do peso e do tamanho, os Hipopótamos podem alcançar, facilmente, um humano na corrida, pois eles podem atingir 50 km/h. Oriundos da África, esses grandões matam cerca de 300 pessoas por ano.
5. Crocodilos
Os Crocodilos, no geral, são predadores poderosos, com sua pele que mais parece uma armadura e cerca de 80 dentes de 15 cm, que tornam mais fatal sua mordida de 1 tonelada! A maior espécie de crocodilo e, conseqüentemente, o maior réptil do mundo é o Crocodilo-de-água-salgada, que pode chegar a 7 metros de comprimento e é um dos crocodilos que mais mata pessoas, junto com o Crocodilo-do-Nilo. Os crocodilos, no geral, matam, em média, 700 pessoas por ano.
4. Grandes felinos
Bom, na verdade, essa categoria não fala de uma espécie específica de felino, porém, tigres, leões, jaguares e pumas causam um número considerável de mortes por ano, então eles não poderiam ficar de fora da lista. Os Tigres-de-Bengala e os Leões além de serem os maiores felinos (os dois perdem apenas para o Ligre), são os que mais matam pessoas. Existem muitos casos de ataques desses gatos gigantes, sendo que um é muito famoso, pois até filme virou. Sim, eu estou falando do filme A Sombra e a Escuridão! O filme conta a história real de dois grandes leões (o curioso é que leões machos dificilmente caçam juntos) que mataram 140 pessoas em apenas um mês, no ano de 1898. Os grandes felinos matam, em média, 800 pessoas por ano.
3. Escorpiões
Existem cerca de 2.000 espécies de Escorpiões, porém apenas 25 são realmente mortais. Esses aracnídeos, que podem chegar aos 12 cm de comprimento, se escondem em lugares pequenos e escuros, o que pode facilitar um ataque. A toxina dos Escorpiões ataca o sistema nervoso, o que pode levar as pessoas a morrer por paradas cardíacas ou respiratórias. Os Escorpiões, no geral, matam, em média, 1500 pessoas por ano.
2. Cobras
Apenas 1/4 das serpentes são peçonhentas, mas esse 1/4 causa muitas mortes. Ao contrário de que muitos pensam, a Naja não é a mais venenosa, embora esteja entre as mais. A mais venenosa é a australiana Taipan do Interior. Porém, geralmente, não são as cobras mais venenosas que mais matam. Por exemplo, aqui no Brasil a mais venenosa é a Coral-Verdadeira, mas ela mata muito pouco perto de outras. É difícil uma cobra não-peçonhenta matar uma pessoa, até porque as únicas que podem matar são as Sucuris e as Pítons, e essas duas dificilmente atacam humanos, embora haja relatos de mortes causadas pelas duas. As cobras, no geral, matam, em média, 120.000 pessoas por ano.
1. Mosquitos
Surpreso com o animal mais perigoso? Pois os mosquitos causam cerca de 3 milhões de mortes por ano, transmitindo doenças como malária, febre-amarela e dengue! E o pior é que o ataque dos bichos é quase imperceptível, geralmente doendo menos que uma agulhada. Ao contrário de que muitos pensam, os mosquitos nem sempre estão contaminados e não são os geradores da doença! Os mosquitos apenas são os agentes transmissores dos vírus das doenças!

Bom, nessa lista eu coloquei apenas animais que atacam por instinto, mas está de fora desse Top 10 o animal mais perigoso do mundo. Esse animal ataca, geralmente, por motivos banais ou pela falta deles, matando não só outras espécies, mas a sua também e, para completar, esse bicho destrói o meio-ambiente, coisa que nenhum outro animal faz. E ainda dizem que esse animal é o único racional! Sim, eu estou falando do Homo sapiens.
Homem: o animal mais perigoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário