domingo, 20 de maio de 2012

SATANISMO, LUCIFERIANISMO E LUCIFERISMO





Muitos confundem Luciferianismo, Luciferismo e Satanismo.
O Satanismo nasceu na idade média, quando se percebeu que o Deus dos Nobres e do Clero não atendia os necessitados, a classe mais pobre, procuravam então um Deus que fosse equivalente (ou quase) e ao contrário do Deus do Clero, surgiu então o Satanismo, o vocabulo Lúcifer nasceu tambem na idade média em um dos concilios do clero. Lucifer que em latim significa portador de Luz ficou sendo o equivalente a Satan que significa adversário. O Paganismo é muito mais antigo que o Satanismo, O clero tambem o tomou como heresia, por exemplo a palavra demônio que vem do vocábulo daimon significa espirito, ou seja espirito guardião. Assim sendo, o mesmo adotou muito elementos do Paganismo, as festas dos equinocios e dos solsticios fazem parte do culto, assim como o número 5, pois o Cristianismo adora o número 3 ou seja a Santissima Trindade o número 7 e o 8 que seria o Primeiro dia. O Domingo, dia da ressurreição do Nazareno.
Com o significado dado pelo clero de Lúcifer equivalente a Satan, o Satanismo adotou como sendo um braço de suas forças. os demônios adorados pelo Satanismo na idade média são cinco e cada um corresponde a um elemento, Satan - Inferno, Lúcifer - Fogo, Asmodeus ou Pazuzu - Ar, Leviathan ou Lusbel - Água e Belial - Terra. Após a Idade Média muitos ocultistas deram vários significados e teorias para os mesmos inclusive criando vias ou correntes, corrente draconiana simbolizado por Satan ou Lúcifer e tiphoniana simbolizado por Leviathan ou Lusbel.

O Satanismo Moderno difere totalmente do Satanismo Tradicional, porém tenho visto na internet e alguns textos modernos e cheguei a conclusão que o próprio Satanismo da idade média difere totalmente do Satanismo Tradicional, mesmo esse último acreditando na existência de Satan, usam como base algumas faculdades da mente humana estudados pela psicologia como o id, ego, o self... simbolizando com tais entidades. Todos podem verificar na internet alguns textos que vão comprovar o que eu digo.
O Satanismo Moderno também usa alguns textos da psicologia porém com base mais forte para sustentar o seu culto. La Vey talves seja o iniciante desse movimento, porém existia tambem a Igreja do Processo antes de La Vey.
O Satanismo da Idade Média foi se estendendo muito na Europa, porém existia inclusive clubes como o Clube do Fogo do Inferno. O Satanismo da idade média foi muito forte na Espanha porém mesmo assim foram perseguidos e resolveram se esconder se tornando um tipo de congregações secretas que acredito que exista até hoje espalhadas pelo mundo.
O Luciferianismo é um culto mais novo, porém difere do Luciferismo por não acreditar em Lucifer como Ser e sim como um estado de Luz que o Homem já teve.
O Luciferismo no meu entender é a fonte mais séria e simbólica que deveria ser estudado por todos os que estão na senda oculta. O Luciferismo usa como base o simbolismo ofídico ou seja o simbolo da serpente, por isso está presente em todos as religiões antigas como no Egito, Grécia... e ciências (simbolo da medicina, contabilidade...)
Respeito todas as opiniões, mas por meus estudos é impossivel evocar Lúcifer, como podemos evocar um estado que faz parte de nós mesmo? Compreendo que existe a egregora e pode ser invocada, porém o Lúcifer original é o estado que devemos retornar é o Cristo, o fogo primordial que ascende todo nosso corpo, nossa alma e espirito, não evoquemos e sim invoquemos essa força.



Faze o que tu queres há de ser tudo da lei.
Amor é a lei, amor sob vontade.

Um comentário:

  1. Lucifer se torna um,uma personalidade única,não é uma egregora,assim como Satan,único,muitos espíritos dão esses nomes, observar quais estão realmente ligados nessas energias .Quem vem em meu nome, exerce minha autoridade "a maioria não " .

    ResponderExcluir