quarta-feira, 18 de julho de 2012

cristão



O que é a “iniciação cristã”? “Iniciar” alguma pessoa em alguma coisa significa explicar-lhe o sentido do que ela pretende saber, fazer ou ser e levá-la a fazer experiência da nova realidade em que está sendo iniciada. A expressão “iniciação cristã” se refere ao caminho que se deve seguir para que uma pessoa conheça Jesus Cristo, aprenda a ser “cristã”, seguidora do Mestre. Isso envolve instrução, treino, aprendizagem e vivência.


Da mesma forma como o agricultor planta a sementinha de uma árvore frutífera e em seguida cuida para que a semente germine, cresça, forme tronco, ramos e folhas, e finalmente produza flores e frutos; assim também a semente da Palavra de Deus, semeada no coração de quem se aproxima de Cristo, deve ser cultivada para que germine, floresça e produza frutos de vida eterna. Isso é a iniciação cristã. Ela se dá pelo conhecimento da Palavra de Deus transmitida pela Igreja, pela fé em Jesus, pelo esforço de conversão, pela recepção dos sacramentos do Batismo, da Crisma (Confirmação) e da Eucaristia: são esses três sacramentos que “fazem o cristão”.


Vejo que você já levanta um questionamento. Você me diz: que sentido pode ter para mim a iniciação cristã, se fui batizado/a quando criancinha, fiz a primeira Comunhão sem ter muita noção do sentido da Eucaristia e recebi a Crisma entendendo muito pouco do que estava acontecendo?


Boa pergunta. Este é um dos problemas mais sérios da vida da Igreja, de modo especial no Brasil. Digamos que você nasceu num país católico (hoje, cada vez menos...), numa família católica, foi batizado/a criancinha, a catequese da sua paróquia deixou a desejar, nem sempre os/as catequistas se sentiam devidamente preparados, recebeu os sacramentos da Eucaristia e da Crisma atendendo ao pedido do padre, como queria a família, como manda o costume e... pronto. Você se tornou “cristão”; na prática, você “nasceu católico”... Entretanto, – agora lhe pergunto: você tem consciência do que significa “ser cristão”? Você vive de fato como “cristão”, isto é, como “seguidor de Cristo”? Eis o problema.


É que no fundo faltou a “iniciação cristã”. Você, criancinha, não podia tomar consciência de nada; a adolescência é um tempo difícil para todo mundo; sua família talvez não tivesse condições religiosas para lhe oferecer um ambiente de fato cristão; também pode ser que a sua comunidade eclesial não conseguia oferecer-lhe uma catequese adequada... O fato é que você “nasceu católico”, mas não houve o “desenvolvimento” de sua fé. A sementinha recebida no Batismo não germinou, não cresceu... Claro, não pode produzir frutos: este é o drama de grande parte do catolicismo brasileiro; este é também o grande desafio da catequese.


Se não houve iniciação cristã antes do Batismo porque a pessoa foi batizada sendo criancinha (o mesmo se diga dos sacramentos da Crisma e da Eucaristia), a iniciação deve ser substituída pela catequese. E se, por desgraça, a catequese falhar, está comprometida toda a educação da fé, toda a vida cristã. Resultado prático: muitos cristãos adultos precisam, hoje, de iniciação cristã que não tiveram antes do Batismo porque batizados como criancinhas e porque a catequese recebida após o Batismo foi insuficiente. Além disso, faltou-lhes o apoio cristão da família e da comunidade eclesial, sem falar do ambiente da sociedade que muitas vezes caminha em sentido contrário ao de Cristo. Por isso é que a catequese de adultos é tão importante quanto a catequese das crianças. Feliz a diocese, a paróquia, a comunidade que compreender esta realidade e providenciar a iniciação cristã para seus cristãos adultos e uma catequese adequada para suas crianças.



Faltando a iniciação cristã e uma catequese adequadas, os que se dizem “cristãos” não passarão de “crianças” em termos de fé e compromisso. A semente da Palavra de Deus que deu início à vida divina precisa germinar, crescer, produzir flores e frutos. Enquanto  católicos não passarem de “crianças” e não se tornarem “adultos na fé”, nosso cristianismo será sempre sem consequências práticas em meio à sociedade. Quando tivermos por todo Brasil catequistas bem preparados para essas tarefas e leigos/as maduros em sua fé, então teremos um Brasil “católico” de verdade, não tanto pelo número dos que se declaram tais no recenseamento, quanto pela qualidade da vivência de sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário