O trabalho de assessor de imprensa toma novos rumos diante da competição que o jornalismo tradicional enfrenta por parte de redes sociais e blogs. Agora ele lida também com o público final.
Antigamente press-release era a principal e quase única fonte oficial de informação, hoje as fontes de informações são inúmeras. Hoje um produtor de informação pode pegar seu conteúdo de releases, sites, mecanismos de buscas, blogs, fontes, e assim por diante.
Aos poucos, a existência de um intermediário da notícia deixa de ser necessária com a popularização das redes sociais e o crescente número de pessoas conectadas. Hoje já se sabe aonde encontrar informações. Elas estão nos blogs, nas comunidades do Orkut, Facebook, LinkedIn e no Twitter.
Os blogs e as mídias sociais podem transmitir a informação de forma muito rápida e imparcial – e isto é o que o público procura, diferente da mensagem perfeitamente formatada, que cria a aura de produção e sugere uma imagem de direcionamento de interesses.
O público demonstra que a mensagem realmente consumida é a que circula nos meios informais. Jornais, revistas e a própria TV continuam importantes e servem para que o público confirme aquilo que já foi lido durante o dia, na web.
Essas novidades estão mudando não só a forma de se fazer assessoria de imprensa. Agora, em vez de passar o dia pendurado no telefone, fazendo contato com o jornalista, o assessor de imprensa, denominação que torna-se obsoleta e dá lugar a assessor de comunicação (nome mais corretamente empregado ou PR digital, que vem de public relations) entra de vez na blogosfera e outras redes, interagindo diretamente com o público final.
“O novo tripé jornalístico, calcado no entretenimento, prestação de serviços e informação, modificou de vez as atividades e funções da assessoria de imprensa. Se antes toda e qualquer notícia era fornecida para a imprensa somente por palavras (escritas), agora, cada vez mais, novas tecnologias complementares tornam o trabalho dos comunicadores mais complexo e inovador”. Trecho de artigo de Rodrigo Capella, jornalista, publicado em 23/02/2010 no Comunique-se
O que mudou dos tempos do assessor de imprensa aos tempos do assessor de comunicação
Hoje o assessor de comunicação interage em diversos campos
integrando a comunicação:
- Produzindo conteúdo informativo que é o ponto central da atividade de assessoria de comunicação agregando as seguintes ações – Blog, Canal de Vídeos no Youtube, Difusão de informação em redes sociais (Facebook, Twitter, Myspace, Orkut), Áudios para rádios e podcasts e Eventos:
† Blogs - A notícia pauta o mundo quando produz notícias, a assessoria de comunicação pode colocar em funcionamento um poderoso mecanismo de comunicação, ao integrar as mídias online e redes sociais no processo de comunicação. Assim, a assessoria de comunicação deixa de ter feições “publicitárias e ou jornalisticas” e assume o papel diferenciado na busca por informação de interesse público.
† Redes Sociais -Toda matéria enviada para a imprensa ou nota publicada no blog ou vídeo postado no canal de vídeos são divulgados em pequenas notas em redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut . Estas atividades ajudam a levar visitantes para o blog, canal de vídeos, site, fortalecendo a imagem do assessorado. É importante perceber que estas atividades são, na verdade, derivadas da assessoria de imprensa e ajudam a trazer visitantes aos canais de comunicação.
† Producão de Vídeos - A produção de conteúdo para assessoria de comunicação é acompanhada de gravação de vídeos digitais para o blog. Estes vídeos devem ser alocados em um canal de vídeos no Youtube que, com o tempo, passam a ser videotecas do conteúdo de trabalho, atraindo o interesse das pessoas. Os vídeos ajudam a pautar os jornalistas sobre a busca dos materias e atraem o interesse pelos demais conteúdos
† Áudios para rádios e podcasts - Produzindo conteúdo (entrevistas, audios releases) para cada tipo de público que deseja atingir, transformando-os também em conteúdo para as redes sociais
† Eventos - são importantes ferramenta de marketing. O conteúdo gerado pelos eventos podem ser transmitidos on line gerando conteúdo imediato. São momentos onde o assessor deve estar presente pois gerará o conteudo de integração entre assessorado e publico, que alimentará o blog, o canal de vídeos e render pautas para a imprensa
Deve preocupar-se também com os resultados gerados, análise de tendências sobre as atividades de comunicação como textos enviados, jornalistas contatados, matérias publicadas, visitas ao blog, visitas ao vídeo, seguidores no twitter, entre vários outros interesses.
Portanto, se você ainda não se atentou para as mudanças que estão ocorrendo na área de assessoria de imprensa, preste atenção: não se enferruje junto com o jornalismo tradicional, estude, busque e transforme-se com as novas tendências.
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