A família Rothschild, de origem judia asquenaze alemã e, atualmente, de múltiplas nacionalidades (francesa, alemã, britânica, israelense, etc.) é conhecida, desde o século XIV, por suas atividades bancárias e financeiras mas também por numerosas obras e filantrópicas, e a partir do século XIX, por seu apoio aosionismo.
Os Rothschild participaram dos negócios mais dinâmicos durante a Revolução Industrial,[1] em especial a indústria têxtil, que florescia. As tecelagens mecanizadas da Inglaterra produziam tecidos de qualidade em grande quantidade. Os Rothschilds passaram a negociar também essa mercadoria. O comércio do algodão oriundo da América do Norte para as tecelagens na Grã-Bretanha permitiu que a Casa Rothschild criasse vínculos através do Atlântico, com a florescente economia estadunidense.
Diz-se que fizeram boa parte de sua fortuna no fim das guerras napoleónicas, quando tiveram conhecimento antecipado da vitória da Inglaterra e lançaram um rumor no mercado que Napoleão havia ganho a guerra. Com isto a bolsa caiu quase a zero, e os Rothschild praticamente compraram a economia inteira da Inglaterra. Quando foi dada a verdadeira notícia - a de que a Inglaterra havia vencido a guerra - os Rothschild emergiram como a família mais rica da Europa.[2][3]
Origem do nome Rothschild
O nome da família deriva da casa em que Isaak (morto em 1585), filho de Elchanan, vivia em Frankfurt. Na época, as casas de Judengasse, o ghetto judeu, não eram numeradas mas identificadas por nomes. A casa de Isaak era chamada Haus zum Rot(h)en Schild ('Casa do Escudo Vermelho'), de onde proveio o nome Rothschild. Em 1664, o neto de Isaak, Naftali Hirz, deixou o local e mudou-se para a Haus zur Hinterpfann, um cortiço na parte de trás de uma casa no extremo norte do Judengasse, ele manteve o nome Rothschild. [4][5][6] Todavia, ao longo do século XVIII, o nome nem sempre será usado pelos membros da família. No ano de 1743 um ourives chamado Amschel Moses Bauer abriu uma casa de câmbio em Frankfurt, Alemanha. Mas a história dos Rothschild se inicia a partir de um de seus filhos Mayer Amschel Rothschild nascido em 1744.
Referências
1. ↑ Zeitgeist. Peter Joseph. EUA, Google Vídeo, junho de 2007 (116 min, legendado).
2. ↑ Victor Gray and Melanie Aspey, "Rothschild, Nathan Mayer (1777–1836)", Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press, Setembro 2004; edição online, maio 2006 accesso em 21 maio 2007.
4. ↑ The Rothschild Archive Red Shield and Green Shield
6. ↑ CORTI, E. C. The Rise of the House of Rothschild 1770-1830
Nenhum comentário:
Postar um comentário