terça-feira, 20 de setembro de 2011

Família Rothschild- Illuminatis



A família Rothschild, de origem judia asquenaze alemã e, atualmente, de múltiplas nacionalidades (francesa, alemã, britânica, israelense, etc.) é conhecida, desde o século XIV, por suas atividades bancárias e financeiras mas também por numerosas obras e filantrópicas, e a partir do século XIX, por seu apoio aosionismo.
Os Rothschild participaram dos negócios mais dinâmicos durante a Revolução Industrial,[1] em especial a indústria têxtil, que florescia. As tecelagens mecanizadas da Inglaterra produziam tecidos de qualidade em grande quantidade. Os Rothschilds passaram a negociar também essa mercadoria. O comércio do algodão oriundo da América do Norte para as tecelagens na Grã-Bretanha permitiu que a Casa Rothschild criasse vínculos através do Atlântico, com a florescente economia estadunidense.
Diz-se que fizeram boa parte de sua fortuna no fim das guerras napoleónicas, quando tiveram conhecimento antecipado da vitória da Inglaterra e lançaram um rumor no mercado que Napoleão havia ganho a guerra. Com isto a bolsa caiu quase a zero, e os Rothschild praticamente compraram a economia inteira da Inglaterra. Quando foi dada a verdadeira notícia - a de que a Inglaterra havia vencido a guerra - os Rothschild emergiram como a família mais rica da Europa.[2][3]
Origem do nome Rothschild
O nome da família deriva da casa em que Isaak (morto em 1585), filho de Elchanan, vivia em Frankfurt. Na época, as casas de Judengasse, o ghetto judeu, não eram numeradas mas identificadas por nomes. A casa de Isaak era chamada Haus zum Rot(h)en Schild ('Casa do Escudo Vermelho'), de onde proveio o nome Rothschild. Em 1664, o neto de Isaak, Naftali Hirz, deixou o local e mudou-se para a Haus zur Hinterpfann, um cortiço na parte de trás de uma casa no extremo norte do Judengasse, ele manteve o nome Rothschild. [4][5][6] Todavia, ao longo do século XVIII, o nome nem sempre será usado pelos membros da família. No ano de 1743 um ourives chamado Amschel Moses Bauer abriu uma casa de câmbio em Frankfurt, Alemanha. Mas a história dos Rothschild se inicia a partir de um de seus filhos Mayer Amschel Rothschild nascido em 1744.
Referências
1.     Zeitgeist. Peter Joseph. EUA, Google Vídeo, junho de 2007 (116 min, legendado).
2.     Victor Gray and Melanie Aspey, "Rothschild, Nathan Mayer (1777–1836)", Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press, Setembro 2004; edição online, maio 2006 accesso em 21 maio 2007.
4.     The Rothschild Archive Red Shield and Green Shield

Nenhum comentário:

Postar um comentário