sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O FUTURO DO HOMEM

As Revoluções da Ciência

Três revoluções marcaram o século XX: a da física quântica, a da informática e a molecular. Leia aqui as previsões que centenas de cientistas de todo o mundo fizeram, com base nas descobertas e nos avanços que pretendem atingir com suas pesquisas.
1. O Futuro Segundo a Quântica
A tecnologia da teoria quântica mudou o entretenimento pela televisão, vem mudando incessante e aceleradamente a computação e a comunicação por celular, insuflou a revolução genética e biomolecular e mudou a perspectiva da medicina curativa e da pesquisa científica. A quântica é parte fundamental do futuro da humanidade.
A Caminho das Estrelas
"Há duas possibilidades: ou estamos sós no Universo, ou não estamos. Ambas são igualmente aterradoras". A frase é de Arthur C. Clark, cientista e autor de ficção científica. Por que o ser humano precisa procurar o caminho das estrelas, se quiser a sobrevivência da humanidade?
A Civilização do Futuro
Todas as revoluções tecnológicas mudaram muito a civilização. Como é que as revoluções do século XX vão mudar a civilização no século XXI? O que é preciso para deixarmos de ser uma civilização do Tipo 0 e conquistarmos o direito de colonizar o espaço exterior?
A Máquina do Tempo
O espaço pode ser rasgado e o tempo revertido? A propulsão por empenamento é possível, teoricamente, mas só para civilizações do Tipo I ou do Tipo II.
A Procura Continua
O homem ainda está procurando sinais de vida inteligente fora da Terra. Onde estão os extra-terrestres?
2. O Futuro Segundo a Informática
O computador, no futuro, vai ser onipresente, estar em toda parte, nas roupas, nos sapatos, nos relógios, nas jóias, nas paredes das casa, no chão das estradas e terminará por substituir o papel (que será cada vez mais raro e mais caro). Leia aqui sobre a revolução da informática e o que ela promete mudar no futuro do ser humano e para o seu conforto.
A Falta de Senso Comum
Breve história de como surgiu a Internet e muitas outras maravilhas eletrônicas de hoje. O futuro da comunicação visual e as promessas tecnológicas para amanhã.
O Computador Definitivo
A morte anunciada do microchip, ao atingir o tamanho da molécula. E o aumento da velocidade de computação que fará os computadores de hoje parecerem ridículos. Os computadores óticos e o computador de DNA.
Ciborgues
Será possível usar a velocidade e a complexidade de computação do cérebro humano e ligá-lo a um computador? No futuro, é certo que vamos usar neurônio humanos e conectar microprocessadores com braços, pernas, olhos e até diretamente com o sistema nervoso central, para ajudar pessoas portadoras de deficiências físicas, mentais e sensoriais.
Duas Visões do Futuro
Em toda comunidade há otimistas e pessimistas: entre os cientistas também. Um grupo prevê prosperidade e muito lazer em um mundo de comunicação instantânea e onde o homem terá pouco trabalho físico para executar. Outro acredita que vai aumentar muito o desemprego, a liberdade individual será reduzida, os direitos humanos serão cada vez menos respeitados pelas autoridades e a informática controlará os passos de todos.
A Próxima Idade Média
A decadência da tecnologia e a falta de manutenção e de controle apropriado tornarão cada vez mais freqüentes as quedas dos grandes sistema, até que elas se tornem catastróficas para a sociedade, levando-nos a uma nova e prolongada Idade Média.
3. O Futuro Biomolecular
O Calendário do Genoma
O Projeto Genoma Humano é o mais ambicioso da história da Medicina e pretende localizar todos os genes do corpo humano e revelar os segredos da vida. Leia aqui o calendário de expectativas no começo do século XXI.
Medicina Molecular
O mapa genético do ser humano vai mudar, e muito, a medicina curativa e a pesquisa científica, porque as doenças passarão a ser combatidas nas moléculas. Como serão os exames do futuro. O que é a vida?
A Biologia Computacional
Para desagrado dos biólogos de campo, biologia agora também se faz diante de um computador, analisando dados estatísticos das pesquisas alheias: é a biologia molecular combinada com a análise matemática e a computação, que tem dado bons resultados. Leia aqui: a era pós-genoma.
A Terapia Genética
Uma esperança para curar genes defeituosos, a terapia genética não deve ser confundida com a engenharia genética (que é parte dela). Nem se imagina que é coisa simples, porque o corpo humano tem 100 trilhões de células e ainda não sabemos sobre o comportamento delas.
O mistério do p.53
Por que a maioria dos cientistas prevêem que muitos tipos de câncer serão curáveis no século XXI? Por conta do p.53. Leia aqui, também, sobre os reais perigos do fumo.
O Relógio Biológico
Com o passar do tempo, os telêmeros que temos em todas as células vão envelhecendo, encurtando e acabam desaparecendo. Quando o telêmero deixa de existir, a célula morre. A telemerase pode dar sobrevida aos telêmeros, às células e ao ser humano.
Velhice é Doença?
É. E uma doença tratável.
A Velhice do Homem
Quando começa a velhice? O papel de geriatras e gerontólogos para resolver o acúmulo de erros que caracteriza a idade idosa.
Ficando Enferrujado
O envelhecimento ocorre pelo mesmo processo que faz o ferro enferrujar: a oxidação. Mas a oxidação é a fonte de energia que fornece combustível para o nosso corpo. Como regular a oxigenação e combater os radicais livres? Leia aqui sobre o elixir da vida.
A Velhice e o Futuro
Em 2050 haverá mais idosos na Terra do que crianças e adolescentes até 14 anos somados. E muitas pessoas terão mais de 100 anos.
Crianças de Prancheta
No futuro será possível projetar uma criança na prancheta e determinar seu sexo, cor dos olhos, dos cabelos e vantagens genéticas. Mas isto não é para este século.
Os Genes Mestres
Os genes mestres controlam todos os outros e determinam a formação e o funcionamento dos órgãos. O problema, atualmente, é encontrá-los.
Admirável Mundo Novo
Novamente otimistas e pessimistas em confronto. Os otimistas vêm um futuro saudável e com prosperidade para todos, num mundo sem excluídos. Os pessimistas temem a realização da profecia do escritor Aldous Huxley em seu livro Admirável Mundo Novo.
A Quem Pertence o Genoma?
O requerimento de patentes de genes é um absurdo ético que pode ter graves conseqüências no futuro. As patentes inibem o progresso e são um meio imoral de ganhar dinheiro.
Legislando Sobre o Genoma
Todo avanço científico pode ser usado de modo errado e prejudicial ao ser humano, a não ser que os legisladores criem leis de proteção que regulem a exploração do genoma.
A Guerra Biológica e Outros Problemas
O ser humano já fazia guerra biológica 600 anos antes de Cristo.
Notícias do Futuro
Falta D'Água
Nações Unidas advertem que faltara água em 2050 e anuncia as guerras da água, começando no Oriente Médio.
O Ser Humano do Amanhã
No livro "The Age of Intelligent Machines",
 Ray Kurzweil faz previsões e anuncia que, em 2030, já estaremos usando o modelo 2.0 do corpo humano, dispensando quase todo os órgão do modelo atual e substituindo-os por nanorrobôs mais eficientes e mais duráveis.
Atalho para o Hiperespaço
Atravessar os buracos de verme, em teoria, pode ser o caminho mais rápido para viajar a grandes distâncias sem ter que enfrentar o limite da velocidade da luz. Mas, se isto for possível, será possível também viajar no tempo e, no passado, matar o próprio avô, o que impedirá seu nascimento no futuro...
Aumenta o Efeito Estufa
O aumento da salinidade do Oceano Pacífico, por falta de chuvas, está prejudicando a absorção de dióxido de carbono e aumentando o aquecimento da atmosfera.
(txs Bon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário