quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAMÍFEROS DO PASSADO

 

Quando os dinossauros se extinguiram no final do Cretácico (ver outra mensagem desta etiqueta), os pequenos mamíferos que então existiam e tinham ,em média, 2 a 5 cm de comprimento, evoluíram lentamente para animais de grande porte, ocupando os nichos ecológicos deixados pelos grandes répteis. A maior parte destes gigantescos mamíferos era herbívora o que lhes permitia sobreviver á base de produtos de baixo valor calórico como o são as folhas das grandes árvores. Estes mamíferos de grande porte tinham uma estrutura óssea que lhes permitia aguentar o enorme peso. Assim, os membros possuíam ossos muito robustos, curtos nas extremidades comparativamente aos que se localizavam perto do corpo, o que lhes conferia grande estabilidade. Por estranho que pareça a biomecânica dos grandes mamíferos não evoluiu da mesma forma em todos eles e assim,hoje em dia, temos os elefantes como exemplo de animais com patas grossas e fortes, autênticas colunas verticais e, por tal motivo, lentos no andar. Em sentido oposto, os rinocerontes conservam a estrutura herdada de antepassados muito mais leves, como o cavalo; as articulações da omoplata, do cotovelo e do joelho estão permanentemente flectidas e mantêm-se erguidas pela acção de tendões muito fortes nos músculos tensores. Este modelo embora implique um maior esforço permite um movimento mais dinâmico, poupando energia na corrida.Vejamos então alguns dos grandes mamíferos do passado:

Mammut borsoni-- Viveu há 4 milhões de anos (Plioceno) e possuía dentes com 5 metros de comprimento. Tinha 3,5 metros de altura e pesava seis toneladas. Em 2007 foram descobertos , na Grécia, restos fósseis deste animal.


Brontops---Esta espécie de perissodáctilo (têm nas patas dedos em número ímpar sendo o médio o mais desenvolvido) com um corpo semelhante ao do rinoceronte , podia trotar e galopar embora pesasse mais de duas toneladas. Viveu durante o Oligoceno na América do Norte.


Uintatherium----Também encontrado na América do Norte, viveu há 48 milhões de anos (Eoceno). Pesando duas a três toneladas tinha o corpo parecido com o do elefante , mas com bossas na cabeça, como se pode ver na figura abaixo.


Arsinoitherium---Com o corpo parecendo um rinoceronte, tinha a estrutura óssea do elefante. Na cabeça dois cornos gémeos de osso sólido ,diferentes dos do rinoceronte que tem origem na epiderme. O animal pesaria duas toneladas e viveu em África durante o Oligoceno.

Megatherium---Viveu na América do Sul durante o Pleistoceno e originaram as preguiças dos nossos dias. Lentos no metabolismo e na sua actividade eram extremamente fortes e musculosos, pesando cinco toneladas e a altura de um elefante.


Paracerathium---Era o maior de todos os mamíferos do passado com cerca de 6 metros de altura. Viveu na Ásia há 27 milhões de anos ,isto é, no Oligocno e tinham um peso de 18 toneladas, não nos podendo esquecer que nos nossos dias o maior mamífero é a baleia azul com 28 metros de comprimento. Este pequeno apontamento servirá para nos fazer pensar que todos os grandes animais.,grandes também no que consumiam em alimento, acabam sempre por se extinguir . Que nos sirva de lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário