quinta-feira, 5 de abril de 2012

Matéria e Espírito


Imprimir E-mail
Por Editor VOPUS   
Materia y Espiritu-El Materialismo
São muitas discussões, são muitos debates nos meios de comunicação dedicados à existência ou não de Deus, em torno da decisão de viver a vida com uma “filosofia gnóstica ou agnóstica”.
Metade do mundo está convencida de que não há Deus e se aferra a suas crenças sobre uma vida materialista, com um só objetivo de atingir o “Dom dinheiro”, baseando a vida em saciar nossos prazeres sensuais, convertendo-nos em escravos deles.
A outra metade do mundo está convencida em suas “crenças sobre um Deus Espiritual” baseando sua vida em dogmas e costumes que nunca consegue compreender.
Materia y Espiritu-El Spiritualismo
A mente tem a capacidade de sustentar as crenças mentais das duas posturas opostas, mas além dos extremos está a compreensão que surge da experimentação direta da realidade.
Na solidão, cara a cara com nós mesmos, todos, ateus ou crentes, encontremo-nos em um lado ou em outro, sentimos que algo vai mal, vemos que há muito sofrimento, chegamos a dar-nos conta de que não temos explicações para muitas coisas que acontecem conosco, não encontramos respostas completas para muitas das circunstâncias de nossa própria vida e sentimos que algo nos falta. Por quê? O que é isso que nos falta?
O Dr Samael Aun Weor, na obra O QUINTO EVANGELHO faz a seguinte reflexão:
Não podemos negar que há duas correntes no mundo que lutam até a morte pela supremacia. Em primeiro lugar temos a corrente ESPIRITUALISTA, formada pelas religiões, escolas e crenças. Por outra parte, temos a corrente MATERIALISTA, com sua dialética, etc.

A Corrente Espiritualista pensa que ela, absolutamente ela, tem a verdade. A Corrente Materialista, ateísta, supõe que também tem a verdade. A Corrente Espiritualista rende culto ao DEUS-ESPÍRITO, não importa qual nome lhe é dado: Alá, Brahma, Deus… A Corrente Materialista rende culto ao DEUS-MATÉRIA, não importa também o nome que lhe dão.


São duas Correntes: a Espiritualista fundamenta-se em suas crenças, ainda que também tem sua dialética; a Materialista fundamenta-se em suas crenças e não podemos negar que também tem sua dialética.


Muita gente estudou a Dialética Materialista de Carlos Marx. Obviamente, os cientistas Materialistas supõem que conhecem a Matéria definitivamente. Que têm seus pontífices? Sim, têm! A Corrente Espiritualista também tem seus pontífices e acham que conhecem o Espírito totalmente. São duas Correntes que estão lutando até a morte pela supremacia.


Materia y Espiritu-Contradicciones de vista
Dos dois lados existem pessoas honradas, dos dois lados (seja à direita, seja à esquerda) existem pessoas sensatas que estudam ou que creem, etc., mas sinceras. Se alguns estão equivocados, então, não têm a culpa; são “sinceros equivocados” e isso é tudo (sejam estes da Direita ou da Esquerda).
Em todo caso, as duas Correntes competem pela supremacia; trata-se dos dois Polos disso que se chama SUBSTÂNCIA.
Realmente, isso que vemos como Matéria, não é mais que uma cristalização da Substância Homogênea Original, Primitiva, Divinal. A Terra, como substância, esteve depositada entre o CAOS PROFUNDO há milhões de anos. Era uma Substância uniforme, uma espécie de “Semente”, um EMBRIÃO CÓSMICO dentro do qual estava contido tudo o que atualmente vocês veem a seu redor. Essa substância era puríssima, inefável, homogênea… Esse embrião, semelhante aos genes das árvores, conterá em si mesmo todas as possibilidades de vida. A tal embrião, os grandes sábios da terceira época Medieval, chamaram-lhe claramente o Iliaster.

Então, os Sábios disseram que no amanhecer da vida o Fogo Criador fecundou o Iliaster deste planeta Terra; que então essa SUBSTÂNCIA HOMOGÊNEA, virginal, puríssima, inefável, começou a diferenciar-se em polos opostos POSITIVOS E NEGATIVOS. E ocorreu que, através de eternidades espantosas, essa substância foi diferenciando-se ainda mais em seus polos positivos e negativos, até tomar, por último, a forma densa, material, física, que atualmente tem. Mas ainda conserva seus dois polos (positivo e negativo). O Positivo é isso que se chama ESPÍRITO, o Negativo é isso que se chama MATÉRIA.


De modo que os da Direita se afiliaram ao Polo Positivo da vida, da substância, da Matéria; e os da esquerda, se afiliaram ao Polo Negativo dessa substância que se chama “Matéria”.

Qual dos dois teria a razão? Os da direita dizem que são eles; os da Esquerda que são eles. Quem? Na realidade, de verdade, a razão está na síntese, porque só por meio da síntese é possível reconciliar os opostos. Isto é axiomático em matéria de filosofia, isto é exato em questões de lógica. Estamos, nestes momentos, na porta de uma revolução cultural total. As duas correntes terão que se integrar, se unir. Porque de nada serve que nos identifiquemos com um só polo da vida. A vida tem dois polos: o positivo e o negativo.

Materia y Espiritu-Disciernimiento
É urgente que nós nos libertemos dessa identificação e que aprendamos a ver as coisas integralmente, como Matéria e como Espírito.

Comecemos pelo átomo. No átomo realiza-se o encontro total dos dois polos (positivo e negativo). Os físicos atômicos investigam a fundo os elétrons, os prótons, etc., mas os amantes do saber espiritual… investigam dentro do próprio átomo a carga elétrica, os “HACHÍN”, nome estranho para vocês.


Certamente, dentro do átomo existem os hachín. E o que são os hachín? Os hebreus explicam-no claramente: PARTICULAS ÍGNEAS, invisíveis a simples vista para os cinco sentidos, mas perceptíveis com um sexto sentido.


Estas ALMAS ÍGNEAS, ou partículas ígneas, inerentes a cada átomo, tocam imediatamente com toda a estrutura atômica, estão contidas na estrutura atômica, são as Inteligências que mantêm os átomos em órbita ao redor de seu centro nuclear, dentro da molécula. Em cada átomo existe uma PARTÍCULA CONSCIENTE da Natureza e do Cosmos, uma partícula ígnea.


O hachín é, diríamos, positivo, é a Partícula Ígnea que forma a Consciência na Matéria, já que foram investigados e já se sabe que na Matéria também há Consciência. A estrutura atômica é a parte material em si mesma. Se o hachín abandona o átomo, o átomo fica morto, se desintegra e vice-versa: sem a Matéria não existiria o hachín, não poderia existir. Desse modo, o hachín é a parte Positiva do átomo e a estrutura atômica é a parte Negativa do átomo, ali estão os dois polos: positivo e negativo.


De modo que a Matéria, em última síntese, não é mais que Substância Homogênea desconhecida para os físicos. Devemos entrar em um Espiritualismo científico e em uma Ciência Espiritual. Há necessidade de deixar de lado o dualismo conceitual. A verdade não se resolve com a luta dos contrários. Só mediante a síntese podemos na verdade resolver o problema dos opostos.


Chegou a hora de entender que a luta entre Espiritualistas e Materialistas se fundamenta na ignorância, porque o Espiritualismo é tão só o polo positivo de tal substância (chamada “Terra”), e o Materialismo é o outro polo, o polo Negativo. Mas a verdade não está no polo positivo, nem no negativo, mas sim na SÍNTESE.


Por isso nós, os gnósticos, apoiamos um MONISMO TRANSCENDENTAL. Chegamos à conclusão de que o que importa é a Substância Universal, e que essa Substância chamada “Terra” ou “Matéria”, ou como a queiramos denominar, em última síntese é algo homogêneo, puro, Espiritual e terrivelmente divinal.


Obviamente, pois, se a verdade não está no Espiritualismo nem no Materialismo, onde devemos buscá-la? Em qualquer dos dois polos? Não! Devemos ir à Síntese, devemos buscar a verdade dentro de nós mesmos, aqui e agora.
Até aqui a reflexão profunda do Dr. Samael Aun Weor.
É inquestionável, querido leitor, que se não fizermos um esforço para estudar e conhecer o mundo físico no qual vivemos, são muito graves os erros que vamos cometer, criando conflito e dor. E, ao mesmo tempo, “nunca devemos esquecer” que se não fizermos um esforço para estudar e conhecer nosso próprio Mundo Espiritual, cairemos continuamente em uma solidão Espiritual horrível que, inquestionavelmente, nos levará a cometer graves erros.
Qualquer posição perante a vida que só tenha em conta um único polo, um só aspecto, seja este a Matéria ou o Espírito, nos afasta irremediavelmente de nossa própria realidade, prejudicando a nós mesmos.
Materia y Espiritu-El_investigador_Apolonius

Nenhum comentário:

Postar um comentário