segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Sociedade...vazia e hipócrita que privilegia o ter,o dominar,o conquistar,mas que nunca soube o que é o Ser?

O que tem a dizer sobre esta frase?
Contra capa do livro "A origem da desigualdade entre os homens" de Rousseau

 resposta - Escolhida pelo autor da pergunta


Primeiro, que, por esta frase, vc pode ter uma idéia do retrato da sociedade que Rousseau ilustrará em seu "Discuro Sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens". Eu não me lembro bem que caminhos ele usou para formar o nexo de sua tese, mas, em síntese, Rousseau defende que o homem é naturalmente bom, mas a sociedade o corrompeu e o transformou em mau. Muito ao contrário do que pensavam, por exemplo, Voltaire (o seu maior crítico e seu contemporâneo), Thomas Hobbes e Nietzsche.
Para Nietzsche, a base da essência humana é a crueldade. O homem é, em sua natureza, um verdadeiro bárbaro e é a civilização a responsável pelo refinamento de sua rudeza. Mas, segundo Nietzsche, a civilização só consegue refinar (ou sublimar), e não erradicar essa base de crueldade. que, vez ou outra, se deixa aflorar. Foram preciso milênios para que o homem chegasse ao estágio de refinamento que chegou, refinamento que foi moldado a ferro e fogo e muito sangue derramado.

Segundo: É preciso, senão imprescindível nos esvaziarmos o quanto possível, do nosso "teórico carregado", e procurarmos nos distanciar o quanto possível da nossa herança de valores, das nossas afetações e ressentimentos para analisarmos o conteúdo de fronteiras desta ordem. É preciso nos desfazermos, ainda que temporariamente, de valores e preconceitos que nos foram incutidos pela moral e pelo religioso. Feito isso, um longo e não fácil caminho pelas províncias da Antropologia, avançando para a Sociologia e Psicologia, pode nos explicar tudo isso, ou seja, porque a sociedade é vazia e hipócrita e porque privilegia o ter, dominar e conquistar, em detrimento do conhecimento do Ser. Ser aqui, designando o que nós entendemos por essência. [Ora, dirá, Nietzsche, "mas não há Ser algum!" (Aber es gibt kein Sein!)]. Explicação que nós compreenderemos sem julgar o homem de certo ou errado, de vil o nobre, de tirano ou submisso. Sobretudo, sem ressentimento e repugnância. Só assim, poderemos compreender este emaranhado de vidas que se entrelaçam, os seus fluxos e refluxos, o avançar e o recuar, o criar e o destruir, a sua interdependência, enfim, a vida como ela é e tal qual se nos apresenta, inclusive com todos os seus contraditórios. Tudo é importante, tudo tem o seu valor e está nesta coexistência feito uma simbiose, como uma necessidade. Vc verá que a hipocrisia (esta palavra que tornaram feia, mas na realidade não é), é a máscara que mais usamos e não poderia ser de outro jeito. E tudo pode ter começado mesmo como disse Rousseau: "cada um começou a olhar o outro e a desejar ser ele próprio olhado". O fato é que "precisamos e vivemos mais da mentira do que da verdade". Mas isso, vc só vai entender lendo Nietzsche.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário