sexta-feira, 29 de junho de 2012

Conheça 10 curiosidades sobre a exploração espacial




Nos últimos 20 anos, os ônibus espaciais levaram ao espaço mais de 1,3 milhões de kg de carga, transportaram mais de 600 pessoas, entre passageiros e pilotos, acumularam mais de três anos de tempo de vôo e percorreram aproximadamente 1,6 milhões de km. Confira 10 fatos curiosos sobre os programas espaciais dos Estados Unidos.


1 - Não há um número certo de pessoas em uma sala de aula de candidatos a uma vaga de astronauta. A Nasa faz a seleção a partir das suas próprias necessidades. Um dos pré-requisitos para viajar ao espaço é ter mil horas de vôo em jatos.
2 - Um traje espacial pesa aproximadamente 127 kg (sem contar o peso do astronauta) e leva cerca de 45 minutos para ser vestido.
3 - O personagem Snoopy é o mascote pessoal de segurança dos astronautas.
4 - O Explorer 1, lançado em 31 de janeiro de 1958, foi o primeiro satélite artificial lançado pelos Estados Unidos. Ele permaneceu em órbita por 115 minutos e descobriu o cinturão de radiação na magnetosfera da Terra.
5 - Cada astronauta a bordo de um ônibus espacial tem à sua disposição 1,82 kg de comida por dia. Ela é armazenada individualmente para ser mais bem manejada em gravidade zero. Ela não precisa de refrigeração e, para ser consumida, basta adicionar água ou aquecê-la. As únicas exceções são frutas e vegetais, que são guardados em armários adequados, sem refrigeração. Para não estragar, cenouras e aipos precisam ser consumidos nos dois primeiros dias de missão. Sal, pimenta, ketchup, maionese e mostarda são alguns dos condimentos disponíveis a bordo.
6 - Um foguete tripulado leva menos tempo para chegar à Lua do que uma antiga diligência levava para atravessar a Inglaterra.
7 - A primeira estação espacial americana foi a Skylab, que era maior que um prédio de 12 andares e tinha 12 mil m³ de espaço livre.
8 - Embora possa parecer antiquado, a bandeira ainda é posicionada para que apareça na lateral da nave. Isto é feito de acordo com as normas americanas de posicionamento da bandeira dos Estados Unidos em aeronaves do país.
9 - A tradição de levar bandeiras dos Estados Unidos ao espaço começou com o primeiro americano que foi ao espaço, Alan Shepard, em 1961. Estudantes de uma escola primária de Cocoa Beach, na Flórida, compraram uma bandeira para Shepard carregar a bordo. Ela foi enrolada e posicionada entre os cabos atrás da cabeça do astronauta, dentro da espaçonave Freedom 7 Mercury. "As bandeiras americanas são um símbolo patriótico da nossa força, solidariedade e vontade de vencer", disse o administrador da Nasa da época, Daniel Goldin.
10 - Leva seis horas para um ônibus espacial ser transportado do prédio de montagem até a plataforma de lançamento.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário