sexta-feira, 29 de junho de 2012

N.A.S.A


Confira agora algumas curiosidades sobre a frota:curiosidades ônibus espacial (Foto: Arte/G1)



Conheça 10 curiosidades sobre os ônibus espaciais da Nasa

Atlantis faz última missão da frota até o dia 20.
Distância percorrida pelo Discovery equivale à da Terra ao Sol.



Header matérias Atlantis (Foto: arte / G1)
Desde a última sexta-feira (8) e pelo menos até o dia 20 de julho, o ônibus espacial Atlantis faz a última missão da frota de espaçonaves da Nasa. Ao retornar à Terra, a nave será colocada no museu do Centro Espacial Kennedy, onde poderá ser visitada por turistas.
O Atlantis
O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter.
Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial
Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial (Foto: Nasa/Divulgação)Insígnia da missão com a letra grega ômega
simboliza o fim do programa do ônibus espacial
(Foto: Nasa/Divulgação)
A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.
Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacial Hubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.
No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor número de problemas técnicos em uma missão: 54. Em 2010, bateu seu próprio recorde e baixou o número para 46.
A missão de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A atual era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço.
Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário