segunda-feira, 18 de junho de 2012

Diferenças Culturais – Aborígenes Australianos

Origem do povo: Esse povo surgiu de descendentes africanos que vieram ou através da Ásia ou por ocasião do período pós-diluviano, quando os continentes ainda se separavam. O dilúvio foi de
tal impacto sobre a geologia do planeta que o continente único inicial chamado pangéia ou pangea, foi esparramado em pedaços por todo o -planeta. Águas brotaram do fundo da terra e houve uma rápida separação. A Austrália provavelmente teve uma trajetória como no modelo ao lado. Ancestrais do atual povo aborígene deve ter tido acesso ao “continente australiano” antes de seu completo desprendimento do sul do continente africano.
Os Aborígenes da Austrália: Os ingleses colonizaram a ilha no século XVIII. Encontraram 300 mil aborígenes, divididos em mais de 500 grupos, uns com apenas 100 membros, outros com 1500, conforme a diversidade e abundância de recursos alimentares. Falavam 200 línguas – hoje apenas 20 se mantêm fortes. Os ingleses trataram os aborígenes como pessoas de segunda categoria e foram bastante violentos com eles. Houve massacres enormes, leis discriminatórias e a religião quis apagar os traços dos cultos animistas. Ao chegarem em 1806, o racismo dos colonizadores e soldados os levou a violar locais sagrados aborígenes e a caçar aborígenes por prazer. Os mais discriminados eram os “creamy” mestiços entre brancos e aborígenes que recebiam o apelido de cremoso, infamando a mistura racial.
O racismo dos colonizadores e soldados, chegou a um ponto que além de violar os locais sagrados, os caçavam que nem Cangurus, pelo puro prazer de um troféu. Os
soldados das forças armadas da Coroa, visitavam localidades Aborígenes com o intuito de fazeramizade, oferecendo presentes, artefatos e outras coisas de interesse da aldeia. Na verdade, enquanto a alegre festa acontecia, outros soldados envenenavam com arsênico a comida e toda a agua potável que eles tinham. Vilas inteiras
incluindo crianças foram varridas do mapa pelo uso de arsênico. O Rum, primeiramente importado da Inglaterra, era oferecido gratuitamente para aldeias Aborígenes, pois os Ingleses sabiam que eles
tinham o hábito de beber sem parar por até uma semana consecutiva, até que o coma alcólico ocorresse. Os Ingleses se aproveitavam também do estado de embreaguês dos Aborígenes, para incitar guerras entre aldeias e deixar que eles mesmo se aniquilassem.
Por volta de 1965 a população de Aborígenes puros chegou à beira da extinção com pouco mais de 40 mil indivíduos, pois foram literalmente massacrados pelos colonizadores e expulsos das terras produtivas, migrando para regiões desérticas ou para o Norte da Austrália.
Estilo de vida: Os Aborígenes Os Aborígenes australianos são nómadas, caçadores e colectores de vegetais, e praticarem a religião animista. No deserto, as populações concentram-se onde há água, em acampamentos temporários. As habitações são simples refúgios. Erguem pára-ventos com ramos e moitas e, se o solo forarenoso, escavam covas para ficarem mais protegidos do vento. Quando as noites são frias dormem em redor do fogo. O cão é o único animal doméstico. Os homens caçam animais de grande porte, como os cangurus, e pescam. As mulheres recolhem os vegetais e o mel, caçam animais pequenos e apanham crustáceos. Os aborígenes não o usam o arco e a flecha para caçar, mas servem-se de lanças, bastões e bumerangues. Para a recolecção utilizam o machado de pedra e o pau de escavar. Fabricam estes utensílios como madeira, ossos e pedra. Preparam a comida directamente sobre as brasas: não têm recipientes de cozinha resistentes ao fogo.
Curiosidade: É muito dificil encontrar nos dias de hoje, um Australiano que saiba jogar um Boomerang, apesar de serem vendidos em qualquer loja de Souvenir.
As Etnias ainda existentes: Os Aljauara são cerca de 500. São os únicos aborígenes que enterram os mortos. A cremação dos cadáveres é mais comum. As pessoas mais importantes podem ser conservadas em troncos de árvore ocos.Os Aranda também são poucas centenas; deixaram a caça e dedicam-se à pecuária. No deserto do Gibson vive um povo com o mesmo nome, de apenas 300 membros. Outro povo pequeno é o Gurindji, com 250 elementos. Alguns são cristãos e há textos da Bíblia na sua língua. De população igualmente escassa , os Mudbara trabalham nas reservas do governo da região ocidental do deserto; são cristãos. Já os Pitjantjara trabalham nas reservas governamentais na região central. São vários milhares de indivíduos, sendo que alguns são cristãos. Os Pintubi também são trabalhadores dependentes; vivem em reservas e trabalham para proprietários brancos na criação de gado. Os Ualpari totalizam 300 membros; vivem no centro do país; trabalham para o governo ou para criadores de gado. Os Uarramunga também abandonaram o nomadismo para fazerem trabalhos remunerados; são várias centenas. No centro do país vivem cerca de 1500 Ualpiri; uns mantêm tradições milenares, outros trabalham em granjas. Como os Mardus, que todavia, são menos numerosos.
Religião: Os Aborígenes são principalmente animistas. Adoram os espíritos que creem estar em todanatureza. A cultura aborígene caracteriza-se pela forte união de todos os seres – o Sol, o ar, a chuva, os animais, as plantas, os humanos… com a Natureza, o ser superior que integra tudo. Nesta concepção, o ser humano não é superior, mas partilha a natureza com os demais seres e todos são indispensáveis. E os humanos devem honrar a Natureza em tudo o que fazem.
A arte aborígene: Quando trabalham, rezam, se divertem e em qualquer outra atividade, os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com grande mestria e destreza e levam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa, e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em casas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas doquotidiano. A música é sobretudo vocal.
O instrumento musical é o “didgeridu”, que é a representação da Mãe Serpente, a criadora da Terra, e que consiste num tronco oco que amplia sons vocais. Para marcar o ritmo das mímicas e das danças usam bastões. Há no deserto lugares de grande valor histórico, cultural e sagrado, como monólitos gigantes e crateras de meteoritos. De entre eles destacam-se três formações rochosas: o “Chambers Pillars”, o “Kata Tjuta” e a “Ayers Rock”.
Durante o pôr-do-sol, as rochas reflectem a luz solar e parecem estar em brasa. À medida que o sol se põe, a pedra torna-se acinzentenda, até acabar totalmente negra.
Curiosidade: assista ao vídeo da música original aborígene clique aqui ou aqui.
Felizmente a coisa mudou e várias leis anti-discriminação foram introduzidas pelo governo para toda a Austrália.
Discriminação racial passou a ser um crime muito sério, com punições severas, apesar de ainda existirem racistas de boca fechada. Para os Aborígenes de hoje, o governo instituiu um mundo de ajudas, facilidades e previlégios que o Australiano comum não tem. Apesar de muitos Aborígenes estarem bastante integrados na sociedade atual, incluindo forte atuação na política, nas artes, em todas as áreas de trabalho, e direito ao voto, a maioria ainda continua vivendo isoladamente em terras e regiões longe das grandes cidades. Infelizmente, parece que o passado ainda não foi totalmente esquecido por muitos deles que ainda se embreagam dias a fio. Essa é uma história muito triste de tempos remotos com conseguências no presente e difícil de ser esquecida, mas o importante é que tanto o governo quanto a população incluindo os Aborígenes, estão superando esses fatos, e construindo um fututro com justiça e igualdade para todos os habitantes da Austrália.

Um comentário: