domingo, 22 de janeiro de 2012

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Os caminhos para a evolução espiritual são diversos. Destaco alguns para a nossa reflexão: estudos de textos sagrados e espiritualistas; oração; meditação; caridade; perdão e desapego.

Estudo

Quando lemos obras sagradas e espiritualistas, exercitamos nossas camadas mais profundas, despertando nossa consciência interior (somos seres espirituais com experiências conquistadas em várias encarnações); estimulamos assim, a nossa ascensão espiritual.

Oração

Pela oração fazemos a conexão direta com a nossa alma (a camada divina existente em nós), despertamos a ponte que nos leva ao céu e que o trás até nós.

Meditação

Ao meditarmos, ficamos em estado de elevação da consciência, liberamos os chakras (abrimos os portais espirituais) e passamos a captar as ondas energéticas do mundo espiritual superior, fortalecendo-nos e sendo inspirados a termos bons pensamentos e sentimentos sublimes, amenizando ainda o nosso estresse. Esse estado especial nos permite também, em muitos casos, reviver cenas de vidas passadas (sanando sofrimentos cármicos) e até lampejos do futuro (orientando os nossos passos com segurança).

Caridade

Todo e qualquer tipo de atenção com nosso semelhante pode ser definido como caridade, que é o exercício prático do amor, pois o amor precisa ser praticado para que ele efetivamente aconteça. Agindo assim, atraímos os seres de luz, que nos inspiram o amor no sentido mais amplo, proporcionando nossa elevação espiritual.

Perdão ao próximo

Ao perdoarmos aos nossos semelhantes as faltas que eles possam ter cometidos conosco (sabendo que falhamos também), estamos cortando a triste conexão do carma, livrando nosso semelhante de ter débitos espirituais conosco; débitos esses que inevitavelmente ensejariam a obrigatoriedade de serem resgatados mais tarde. Desapegados desses vínculos infrutíferos, estaremos livres para a conexão positiva do amor e para progredir livremente no caminho espiritual.

Perdão a si mesmo

Quando nos perdoamos por nossas próprias falhas presentes e passadas, também livramos dos sofrimentos cármicos e das doenças, pois eles originam-se de nosso corpo astral, mais propriamente, do perispírito, por termos guardados débitos que não foram devidamente perdoados por nós. Sem essa limitação cármica, estaremos livres para vivenciar o progresso do espírito.

Desapego

Exercitando o desapego material e a tudo que nos limita como ser humano espiritual, tais como ódio, vingança, inveja, disputas não éticas, etc., a vida interior passa a fluir livremente, revitalizando-se pela energia pura do amor e nos levando à ascensão espiritual.

Embora todos estes caminhos e outros tantos sejam positivos de serem praticados isoladamente, o importante é praticarmos vários deles, estimulando o nosso real progresso espiritual, de forma mais substancial e mais rápida, até que num determinado momento, como um clarão interior, acontece a iluminação.

Não devemos nunca deixar de ter em mente, que o progresso espiritual gera poderes pessoais, que nunca podem ser usados para o mal e nem tão pouco estimular a vaidade de quem o detém, pois isso atrasa o progresso. Devemos viver tudo com muita humildade, com a plena certeza que quase nada sabemos e temos muito a aprender.  ....................................

Treinamento Espiritual
Como Desenvolver Sua Alma

É por meio de seus espíritos que vocês se libertam, por meio de seus corações que sentem. Por intermédio de seus corpos vocês se ligam a seu mundo, e será seu corpo que deixarão para trás. Saibam que seu espírito eleva-se livre no momento da morte. Muitos de vocês lamentam este processo apenas porque lhes falta a compreensão do que significa deixar o reino da Terra. Como é que vocês esqueceram aquilo de que vieram? Viemos lembrá-los, colocando em vocês uma centelha de recordação. Quando ouvirem nossas palavras, passarão a saber o que esqueceram.
 
Entendam que, lá no fundo, vocês desejam ardentemente saber. É por isso que a condição humana é muitas vezes tão triste. Na superfície da humanidade, tudo pode parecer bem, mas é só cavar, e lá está a tristeza nas profundezas, onde ninguém vê.
 
Talvez vocês sintam como se andassem aos tropeções pela vida, sentindo-se fracos e inadequados porque buscam o que parece uma ilusão. Saibam que o mundo espiritual só parece ilusório porque às vezes é como se vocês estivessem fora tentando olhar para dentro. Não conseguem realmente sentir tudo aquilo que sabem estar em seu coração. Isto provoca certa sensação de vazio nas profundezas de sua alma, por assim dizer. Este vazio pode criar um estado de espírito. Saibam que não passa disso, só um estado de espírito, para não ser levado muito a sério, caso contrário vocês ficarão atolados em energia negativa pesada e perderão sua eficiência.
 
Concentrem-se, e começarão a ouvir respostas para os segredos do universo. Esses segredos têm estado com vocês toda uma vida enquanto vocês se esforçam por ouvir. Escutem com cuidado, pois com a ajuda de Deus lhes trazemos informações. Vamos instruí-los sobre como concentrar sua energia de forma que sejam capazes de fazer brilhar um raio direto na escuridão. Lembrem-se, seu poder se deve àquilo de que vocês emanam. Vocês não estão sozinhos. Vocês são raios vindos diretamente da fonte de todo o poder. Porque o Criador é luz, vocês também são luz.
 
À medida que lhes forem reveladas respostas, sua tarefa será passá-las aos outros. Fazendo isto, vocês os ajudarão a lembrar e eles, por sua vez, ajudarão outros. É assim que funciona a evolução espiritual. Sem gente da luz para ajudar, instruir e mostrar o caminho, não haveria nenhum avanço.
 
À medida que vocês absorvem as informações que os ajudam a evoluir, ponderem e assimilem as idéias e conceitos que lhes servem e os tornem seus. Quando fizerem isto, sua mente realmente começará a se transformar. Nossa esperança e intenção é elevá-los a um nível muito mais elevado do que aquele no qual vocês atualmente existem. Vocês têm a capacidade, mas nem sempre o know-how. Estamos aqui para lhes dar o know-how. Foi o que planejamos desde o princípio. Vocês não se lembrarão do planejamento e preparações em si, mas saibam que vocês estavam lá, combinando as coisas e cooperando.
 
Neste momento, dizemo-lhes que a mente é energia. É simples assim. Vocês ouviram a frase: "Mente sobre matéria." Esta frase muito curta e familiar lhes diz que a mente é energia. Agora digam em voz alta: "Mente sobre matéria." Trata-se por si só de uma declaração muito poderosa, contudo ouvida tantas vezes, que perdeu seu impacto.
 
A energia convertida em matéria se torna seu corpo e mente, então é fácil manipular o que vocês pensam que não conseguem manipular. Pensem nisto, se quiserem. O que é exatamente a mente? A mente e o cérebro são uma única e mesma coisa? Vocês sabem que o cérebro é uma matéria sólida cinzenta que fica dentro de seu crânio, mas ponderem a mente. A mente é simplesmente energia, tendo poder sobre a matéria.
 
Na condição humana existe tristeza. A tristeza vem da perda da ligação com o que vocês sabiam antes. Vocês tentam encontrar isto nos mais variados lugares, mas freqüentemente o que tentam encontrar é ilusório. A procura continua dia sim dia não à medida que vocês lutam para encontrar e manter a felicidade. Pode-se encontrar a felicidade no nível da Terra? Sim, garantimo-lhes que a felicidade realmente existe, mas não será encontrada em coisas do reino físico. Talvez a felicidade prevaleça durante momentos passageiros, mas a verdadeira felicidade vem acompanhada de contentamento e paz que só podem vir de dentro.
 
O que queremos dizer com "dentro?" É seu próprio âmago no qual reside seu espírito, dentro. O que vocês são dentro não é o que vocês são fora. Seu corpo nada mais é que uma concha que os abriga e ativa. Observem um humano morto e imediatamente compreenderão que toda vida sem dúvida se foi. Os traços faciais e o próprio corpo ficaram inertes e sem vida, às vezes tanto que vocês mal reconhecem a pessoa que antes conheciam. Sentimos muito se vocês nos acham mórbidos, mas um corpo é um corpo, e a substância importante é a que o ocupa. Entendam que estamos tentando nos fazer compreender a partir de uma perspectiva totalmente diferente. Sejam pacientes conosco, por favor, enquanto tentamos com todas as forças ser sensíveis.
 
ENTRAR EM SINTONIA COM SEU EU SUPERIOR
Não queremos incitar apreensão, medo nem preocupação. Nosso motivo é sempre trazer informações da forma mais agradável e positiva possível. A criação é tão complexa, e sempre há coisas que podem ser extremamente delicadas de se transmitir. Estamos tão emocionados de tê-los finalmente alcançado, trazendo as coisas que os ajudarão a evoluir. Por favor, percebam que há muitos de nós aqui que aprenderam a alcançá-los. Neste momento não há tantos de vocês dispostos a se ligar e entrar em sintonia conosco, embora o número esteja aumentando.
 
Somos tantos e tão diversos como vocês no planeta Terra. Podemos vir a vocês individualmente, como grupo ou como unidade. Podemos trazer informações diferentes. Alguns de nós, assim como vocês, estão mais interessados em transmitir a história. Alguns de nós são mais francos e queremos lhes contar tudo — o bom, o ruim e até mesmo o feio. Alguns de nós têm mais conhecimento ou sabedoria que os outros. Alguns são mais práticos, sensíveis ou mesmo românticos, e desejam falar de amor e coisas assim.
 
Nossa esperança e intenção é lhes trazer apenas o melhor. Queremos que vocês cresçam e evoluam. Queremos que saibam tanto quanto possível. Não acreditamos que lhes seja vantajoso enchê-los de medo. Realmente existem coisas assustadoras em nossa criação, mas neste momento nossa meta é trazer-lhes o conhecimento de que existe um caminho superior se vocês olharem para dentro de si. Vocês encerram tudo o que precisam saber. Ao entrar em sintonia com seu Eu Superior, vocês evoluirão.
 
Vocês poderiam talvez perguntar: "O que é meu Eu Superior? Onde está?" Como dissemos, a criação é complexa, mas confiem em nós quando dizemos que seu Eu Superior não apenas habita dentro de vocês, como pode alcançá-los a partir de outras dimensões. Muitas vezes é extremamente difícil entrar em contato com seu eu completo a partir de onde vocês moram no nível da Terra. Vocês se difundiram pelo tempo como um raio do Sol. É aqui, em nosso ponto no tempo, que vocês se esforçam e tentam alcançar também o além, e somos nós que tentamos alcançá-los de volta através do tempo. Saibam que vocês são nós e nós somos vocês. Somos vocês num lugar superior, mais evoluído. Não acaba aqui, e sim continua por toda a eternidade.
 
Saibam que vocês encerram multidões. Não são simplesmente meras criaturas da Terra sozinhas. Se vocês dispusessem espelhos em certos ângulos, observariam centenas de réplicas suas. Assim é a criação. Vocês se estendem muito além do que pensam ser. A maneira como evoluírem aqui afetará sua evolução em outros lugares. Vocês são formados de muitos componentes, e são esses componentes que constituem seu alicerce espiritual.
 
Os componentes importantes são feitos de espírito e não de carne. Os componentes da carne não sobreviverão à passagem de um reino ao próximo, mas reverterão aos elementos dos quais vieram. Não são apenas seus componentes espirituais que sobrevivem e continuam. Eles são as partes vitais que fazem de vocês o que são. Se vocês se concentrarem puramente no físico, então sem dúvida murcharão e seu espírito como um todo sofrerá. Vocês ganharão com seu desenvolvimento e evolução. Somos seu eu futuro. Temos capacidade de vir ajudar a lhes mostrar o caminho. Ao aprender o que eles não lhes ensinam na escola, vocês estão aprendendo a verdadeira essência da vida. Ao aprender a navegar pelo mundo invisível, vocês aprendem a se haver com seu mundo.
 
APRENDER A NAVEGAR PELO MUNDO INVISÍVEL
Não é se havendo com o mundo em termos físicos que vocês aprendem a navegar o mundo. É necessário muito mais para sobreviver. Implica sentidos além dos sentidos físicos normais. Vocês são tão subdesenvolvidos que não percebem neste momento de quanto carecem. É por isso que vocês tropeçam e caem e são tão derrotados pela vida. Vocês têm equipamentos, mas seus equipamentos ficam numa prateleira, sem uso.
 
Vocês precisam de treinamento espiritual. Precisam de sabedoria que não é de seu mundo. Essa sabedoria só pode vir de fontes superiores. Não tenham medo de se valer dessas fontes superiores, pois elas lhes serão de grande serventia em sua própria sobrevivência num nível físico. Aprendam a ver o que não se pode ver com os olhos. Aprendam a ouvir mais do que seus ouvidos conseguem ouvir. Aprendam a sentir mais do que conseguem sentir com seus dedos. Aprendam a provar o que é mais saboroso.
 
Vocês podem evoluir além das habituais sensações comuns concentrando-se naquilo a que normalmente prestam pouca atenção. Encontrem um lugar sossegado e reflitam sobre um pássaro no céu a pegar as correntes aéreas, imergindo e mergulhando. Até mesmo o ato de dar pão a um bando de pássaros pode ser um caminho para um interlúdio calmo. Pode haver alegria e fascinação ao se observar a interação dos pássaros, em sua luta pelos pedaços de pão. Ao observá-los, vocês observam a si mesmos.
 
Estamos lembrando-os das coisas simples de seu mundo. Nós as chamamos de simples, embora sejam bem mais complexas do que vocês imaginam. Seus olhos foram treinados para ver as coisas de certo modo. Vocês ficaram insensíveis ao que está abaixo da superfície. Vocês fecharam seus sentidos ao que é importante. É nas coisas aparentemente simples de sua realidade que se pode aprender a maioria das coisas. Ao refletir sobre essas coisas, vocês penetrarão um véu e passarão a ver cada vez mais.
 
Olhem uma flor ou uma folha de grama e se maravilhem com elas. Fiquem à beira do mar e contemplem o panorama com os sentidos de sua alma. Pensem na composição da água e em como ela se move. Pensem nessas coisas e percebam que há muito mais por trás do que vocês vêem.
 
INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DE DEUS
Seu mundo é uma pintura em movimento. Trata-se simplesmente de moléculas reunidas em freqüências variadas, contudo são vocês que encerram a ilusão. Saibam que são vocês que fazem as ondas rebentarem contra as pedras e as nuvens se aglomerar no céu. Tudo é ligado e criado pelo espírito. Vocês são espírito. O que vocês vêem é o que vocês criaram em seu nível mais elevado. Deus está no degrau mais alto da escada, por assim dizer, e vocês são os degraus inferiores, como certamente também somos.
 
Pode-se dizer que viemos em nome de Deus. Viemos declarar que Deus vive dentro de vocês, como Ele vive dentro de nós. Vocês são Deus e nós somos Deus. No decorrer das eras de vida na Terra, as informações chegaram de várias formas. O mundo recebeu certas informações quando Jesus veio. Dizemo-lhes agora, este homem não foi quem vocês talvez pensassem que era. Ele disse: "Meus caminhos são superiores aos seus caminhos. Meu mundo é superior a seu mundo. De onde eu venho, para lá vocês não podem ir." Isso os ajuda a ver que ele não era um humano comum?
 
Jesus e os demais que vieram nem sempre foram compreendidos, especialmente por civilizações antigas da Terra. Foram considerados deuses. Saibam que grande parte de sua história, quando fala de deuses ou Deus, se originou de mal-entendidos e falta de compreensão. As histórias e quadros estão lá, mas vocês preferem ignorá-los. Isso aconteceu porque a compreensão no nível da Terra estava num estado simples, num nível mais primitivo. As histórias cresceram e evoluíram, abrangendo o mundo na forma de religiões. Chegou agora a hora de olhar de perto. Vocês, da luz, existem num nível muito superior e são capazes agora de compreender o que antes não era compreendido. Vocês sabem agora que na verdade não somos deuses e que não viemos trazendo outra religião. Nosso único propósito é trazer informações que os ajudarão a evoluir.
 
CRESCIMENTO DA ALMA
Vocês podem evoluir absorvendo as informações de que precisam para desenvolver suas almas. Informações da alma são diferentes no sentido de que ajudam seu desenvolvimento espiritual. Não estamos dizendo que todas as coisas por vocês experimentadas não sejam benéficas a seu desenvolvimento. Certamente todas as coisas os ajudam em seu progresso, mesmo as que parecem ter natureza terrestre. A diferença é que as informações da alma lhes são dadas ou chegam a vocês em certo nível. Vocês percebem que elas têm natureza espiritual. Vocês as assimilam, sabendo conscientemente que são diferentes de suas lições de vida normais.
 
Se vocês estiverem evoluindo consciente e espiritualmente, terão plena consciência disso, embora estejam sempre evoluindo em todos os níveis. O que estamos dizendo aqui é que haverá quem prefira ignorar sua origem. O reino da Terra os capturou totalmente. Saibam que vocês estão aqui e que são luz, e estão certamente participando num nível bem mais elevado que os níveis do reino da Terra. Se vocês chegaram até aqui conosco, sem dúvida estão buscando evoluir espiritualmente em nível consciente.
 
Vocês não estão passando atabalhoadamente pela vida, aprendendo suas lições a esmo, estão sim diligentemente se esforçando para se lembrar de tudo o que na verdade são. No processo de evolução, vocês passaram a perceber que são mais que simplesmente um corpo. Vocês estão se dando conta de por que lhes acontecem as coisas. Talvez não estejam plenamente cônscios de tudo, mas começam a ver que existe um mundo invisível por trás do mundo físico que vêem com seus olhos.
 
Esse mundo invisível do qual falamos é o mundo espiritual no qual vocês germinaram pela primeira vez. Usamos palavras com as quais vocês estão familiarizados: "invisível," "espiritual" — são simplesmente palavras humanas para descrever o indescritível. Simplesmente saibam e compreendam que vocês não brotaram primeiro no mundo físico, e sim vieram de outro reino. Vocês são primeiro espírito, então se manifestam num reino que parece físico.
 
APRENDENDO A SOBREVIVER À REALIDADE
Esse reino físico apresenta características diferentes daquelas do reino espiritual. Pode-se dizer que a existência ou sobrevivência é um pouco mais intensa, não apenas em sentido físico, como também emocionalmente. Vocês sentem coisas de um modo que não sentirão nos reinos superiores. Colocar o espírito, por assim dizer, num corpo não é a coisa mais fácil de fazer! Às vezes pode ser uma trabalheira e tanto continuar como vocês têm feito e se conter para não desmoronar completamente em todas as várias situações com as quais se deparam em sua permanência na Terra. Nós lhes dizemos isso sabendo muito bem que, embora possam passar por muitos momentos desesperadores, vocês vieram para cá com um plano. Muitas vezes pode ser difícil, mas tudo aquilo vocês fazem e tudo aquilo que encontram são exatamente as coisas que os levarão para onde vocês precisam ir.
 
Vocês sobreviverão! Foram projetados para sobreviver. Vocês têm um propósito, e cumprirão esse propósito. Talvez vocês soubessem bem lá no fundo que havia algo que deveriam estar fazendo. Talvez até mesmo tenham uma missão. Talvez não saibam qual é ela agora‚ mas sentem a agitação. Será revelada com o tempo. Sejam pacientes, queridos, pois se não for agora, então será quando vocês estiverem totalmente preparados e prontos para buscar aquilo para o que foram trazidos para cá.
 
Vocês talvez tenham muitos momentos de tristeza. Não há problema, pois em sua tristeza vocês sentem os estados de espírito e os movimentos do espírito. Espírito é emoção. Ao experimentar e expressar sua emoção, vocês ficam vivos e sentem sua parte espiritual. Quando sentem alegria, sentem o espírito; quando sentem tristeza, sentem o espírito; mesmo em sua raiva vocês sentem aquilo de que são compostos. É quando não sentem nada que vocês se fecharam ao que são. É importante que vocês se esforcem para sentir. Claro que não queremos ser condescendentes com emoções desenfreadas. Sempre achamos benéfico haver um pouco de disciplina e controle. Poderíamos até mesmo dizer que é absolutamente vital e vantajoso que vocês aprendam a controlar e mesmo conter suas emoções. É necessário porque a emoção humana pode se soltar, criando vida própria, e até mesmo correr desembalada. Isto é verdade no que diz respeito a seu nível atual de realidade.
 
ESFORÇANDO-SE PARA SER HUMANO
Espírito é sentimento, mas o sentimento pode ser grande, caloroso e generoso. Temos esperança de que, à medida que vocês evoluírem, sua emoção seja afiada, atingindo um nível superior. A emoção de nível superior é mais tranqüila. É o sentimento e paixão sem as partes que causam problemas. As lutas e tumultos sempre pertencem a um nível inferior. Saibam que quando ocorrem estes tipos de situação ou interação, vocês estão operando a partir dos níveis inferiores.
 
Sabemos e entendemos que vocês muitas vezes anseiam ser o melhor possível. Talvez estejam num ponto de transição em sua vida. Vocês sabem em seu coração o que devem fazer e ser, mas ainda assim continuam às voltas com problemas. Por favor, não desesperem. Entendam que o importante é o desejo e anseio dentro de vocês. Será exatamente isso que os ajudará a subir a escada espiritual. É em seu tumulto que vocês batalham as forças, e pouco a pouco vocês rumarão a um lugar superior.
 
Nesses lugares vocês nem sempre conscientemente reconhecerão que estão evoluindo. Vocês cairão e agonizarão e desesperarão, mas aprenderão e crescerão e chegarão a estágios importantes em seu desenvolvimento. O conhecimento da alma virá a vocês e vocês o assimilarão, da mesma maneira que assimilam conhecimento terrestre escutando um instrutor numa aula ou lendo um livro escolar ou estudando para um exame. Vocês estão lendo estas palavras, e é simplesmente uma questão de absorver com sua alma o que leram. Vocês evoluirão!
 
O conhecimento da alma chegará a vocês de muitas formas — lendo, escutando, estudando e por meio das duras lições da vida. Vocês acabarão aqui um dia e então passarão adiante. Vocês não terminarão simplesmente aqui, e sim continuarão sua jornada. Saibam que este é apenas um pontinho no tempo. Vocês simplesmente saltaram aqui, mas apenas por alguns momentos. Nem sempre terão de lutar como humanos. Vocês voltarão a seu caminho cósmico e sua jornada os conduzirá a outros lugares e finalmente à luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário