quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ísis e Néftis, a renovação

Na antiga religião egípcia, o dia 18 de julho era reservado às deusas Ísis e Néftis. Esta religião foi praticada no antigo Egito, desde o período pré-dinástico, a cerca de 3.000 anos a.C. até o surgimento do cristianismo.

Isis - em egípcio: Auset - É a Deusa mãe e do amor, segundo a antiga mitologia egípcia ela é filha de Geb e Nuit, irmã e esposa de Osíris. Quando Seth matou e esquartejou Osíris, Isis procurou pelos pedaços do corpo do seu marido e usando magia - com a ajuda da sua irmã Néftis - ela resuscitou o corpo de Osíris e fez amor com ele, assim concebendo Horus, aquele que se vingaria da atrocidade cometida contra o seu pai.

A deusa protetora de Cleópatra era Ísis, e durante o seu reinado acreditou-se que ela era a reencarnação e incorporação da deusa da sabedoria.

Néftis, deusa que representava as terras áridas e secas do deserto, e a morte, ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu. Seu nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo", entende-se como casa o lugar onde Hórus vive. Filha de Geb e Nuit, era irmã e esposa de Seth, do qual não gostava verdadeiramente. Certa vez Néftis usou de magia para metamorfosear-se na figura de Ísis - sua irmã - enganando Osíris e copulando com ele. Dessa relação nasceu Anubis, deus dos embalsamamentos e dos funerais.

Néftis era na verdade a rainha dos desertos, ou seja, da casa onde habitava o espírito do 'mal': Seth. Por isso Néftis era senhora dos desertos e de todas as suas criaturas, assim como da noite, das trevas e da morte. Sua imagem era representada como uma belíssima mulher, sedutora, irresistível e por vezes lasciva, que podia assumir a forma que bem quisesse para copular com quem bem desejasse, tal como fez com Osíris.

Ísis e Néftis representam, juntas, as coisas que existem e as que ainda serão criadas. Neste dia, plante algumas sementes num vaso e celebre o nascimento das coisas novas, que já cumpriram sua função e tempo em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário