terça-feira, 24 de janeiro de 2012

WICCA

A wicca é uma das religiões mais antigas do mundo, embora tenha sido reconhecida há não menos de 100 anos por outras religiões. Suas práticas tem base nos mitos celtas, daí a antiguidade da religião. A wicca fundamenta-se em cultos a natureza, reverenciando aos mesmos na forma de entidades dualísticas, a qual chamam de Mãe Terra e Deus Cornífero. Alguns círculos da Wicca, chamados Cozen, fazem reverência a mais entidades, marcando o caráter politeísta da religião.
Wicca
A wicca possui mais seguidores na Europa, continente de origem, em regiões da antiga celta e gália, correspondente hoje a países como Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, entre outros, e a região anglo-saxônica, território hoje de nações como Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica e Polônia. Diferente de outras religiões, ela não possui uma hierarquia: os círculos Cozen, sempre com 13 membros, não são maiores ou menores do que outros, e convenções ocasionais entre eles servem principalmente para confraternização.
Wicca

Um comentário:

  1. fala-se muito da origem do homem e do mundo e essa origem está sempre a presença do mito como forma de ratificar o começo. Não consigo ler até agora nada que fale do mito da criação na visão wicca. Não existe nessa religião um ou o mito da criação?

    ResponderExcluir