quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENTRE O BIG BANG E O GÊNESIS

Segundo a biblía toda a criação física foi produzida em seis dias: de 24 hs / 10 mil anos atrás
Segundo estudos científicos entre o surgimento do Universo e o aparecimento de Adão passaram-se 15 blhões de anos
Como poderia uma mesma e única sequencia de eventos que abrange o período de tempo entre o "principio” e o surgimento da humanidade estender-se por 6 dias e por 15 bilhões de anos – simultâneamente – começando no mesmo e terminando mesmo instante. A física provou que esta proposição é completamente possível.

Mas como haveremos de esticar seis dias de modo a abranger 15 bilhões de anos? Ou inverso, como espremer 15 bilhões de anos para caberem em seis dias?
A bíblia nos diz em Salmos 90:4 “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite” Mostrando-nos que a percepção divina do tempo é muito diferente da percepção humana
Cientificamente a base buscada para harmonizar o calendário bíblico e o cosmológico pode ser em parte encontrado na relatividade de Einstein.

A lei da relatividade nos diz que as dimensões espaciais e a passagem do tempo não são absolutos. Suas medidas são uma função direta da relação entre o observador e o observado. Segundo a teoria de Einstein, nós hoje sabemos que, num Universo em expansão, é impossível afirmar que o transcurso de tempo de uma sequência de eventos ocorridos em uma parte do Universo é igual ao transcurso de tempo desta mesma sequencia de eventos vista de outra parte do Universo, ou seja, o tempo difere de lugar para lugar. Um relógio na Lua anda mais depressa do que o mesmo relógio na Terra por causa da menor gravidade lunar. Mostrando que a gravidade é um fator chave entre o Gênesis e o Big Bang

O que nos diz a bíblia?
Gênesis 1:1 “No príncipio Deus criou o céu e a Terra”
De acordo com os estudos científicos e com as palavras inicias da Bíblia, o Universo já existia antes do início dos dias físicos. A bíblia não especifíca a idade exata “dos céus e da terra”, nos diz apenas que no dia 1 passou a existir a separação entre a luz e as trevas.
Quanto a duração do dia em 24 horas a palavra hebraica traduzida por “dia” pode significar vários períodos e tempo e não apenas 24h , outra coisa, em Gênesis 1:5 diz: “Deus começou a chamar a luz “dia” mas a escuridão de “noite” definindo o termo “dia” como apenas um período.
“Houve tarde e houve manhã” a passagem de cada um dos seis dias de Gênesis é marcada por essa frase. Porque citar tarde e manhã, que são conceitos terrestres, para os primeiros dias de Gênesis. A palavra hebraica para “tarde” é erev, o radical erev refere-se muito mas do que apenas o sol se pondo, significa também “confuso, misturado, desordenado”
A palavra hebraica para “manhã” é boker e seu significado é o oposto de erev e também “discernível, capaz de ser distinguido, ordenado”
O texto poderia, então, estar nos transmitindo a seguinte mensagem ao dizer “houve tarde e houve manhã”: Algo crucial está sendo dito sobre o fluxo da matéria no Universo, algo que só pode acontecer em um subsistema contido em outro sistema maior e em contato com ele. Nos diz que na região do espaço onde a humanidade fincaria suas primeiras raízes estava ocorrendo um fluxo sistemático da desordem – caos ou “tarde” – para a ordem – cosmos ou “manhã”

Gênesis nos revela também que os eventos iniciais no decorrer de um “dia” tinham continuidade posteriormente, nos dias que se seguiam:
No primeiro dia físico, a luz do Sol já existia, mas de alguma forma era impedida de alcançar a superfície da Terra possivelmente por nuvens densas (Jó 38:9). No primeiro "dia" esssa barreira começou a dissipar-se, permitindo que a luz difusa penetrasse a atmosfera.
No segundo "dia" a atmosfera ao que tudo indica continuou a clarear, criando um espaço entre as nuvens espessas no céu e o oceano abaixo.
No quarta "dia" a atmosfera já havia gradualmente clareado o suficiente para que o Sol e a Lua ficassem visíveis “na expansão dos céus” Gênesis 1:14-16. Então o Sol e a Lua começaram a ficar visíveis, esses eventos aconteceram de forma gradual.
No quinto "dia" produziu os répteis, as aves, e as águas os produziram abundantemente, no entanto, no sexto "dia", a bíblia indica que Deus ainda estava “formando do solo todo animal selvático do campo e toda criatura voadora dos céus” Gênesis 2:19

Os textos bíblicos indicam à possibilidade de que alguns dos acontecimentos maiores durante cada “dia” ou período de criação, tenham ocorrido aos poucos em vez de instantaneamente.

Como dito antes o tempo difere de lugar para lugar, na Física quando se diz 1 bilhão de anos, não se refere à sensação de 1 bilhão de anos mas à passagem efetiva de um bilhão de anos. Se durante aqueles seis dias, houvesse um relógio suspenso na região do Universo hoje ocupada pela Terra, ele não registraria necessariamente 15 bilhões de anos. No Universo primordial e curvatura do espaço e do tempo neste ponto era provavelmente muito diferente da que é hoje.

A descrição de Gênesis a respeito da criação do Universo e do aparecimento da Terra se harmoniza com muitas descobertas científicas recentes.
Um bilhão de relógios cósmicos, estavam e ainda estão tiquetaqueando, cada um no seu próprio ritmo, adequado ao local onde se encontravam e se encontram. Universalmente falando todos poderiam ter começado no Big Bang e exatamente no mesmo momento, marcaram o instante do surgimento de Adão, este instante variou de estrela para estrela, porém todos contribuindo para um único evento.

A criação de Adão foi diferente de qualquer outro evento posterior a criação do Universo. Nossas origens materiais estão na “argila do solo”. Todos os animais (Gênesis 1:30), incluindo o homem (Gênesis 2:7) receberam um sopro de vida. Entretanto somente Adão recebeu algo diferente e inédito no Universo: o hálito vivo de Deus (Gênesis 2:7). É somente no instante em que Deus insufla em Adão este hálito que ambos, criatura e criador, se tornam inseparavelmente ligados. Neste mesmo momento, um dentre bilhões de possíveis relógios foi irrevogavelmente escolhido, pelo qual todos os atos futuros seriam medidos.

Referência:
O Gênesis e o Big Bang - Gerald L. Schroeder (1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário