terça-feira, 1 de maio de 2012

Alquimia – História, Fundamentos, Teorias e Principais Alquimistas






               A Alquimia sempre foi muito divulgada em filmes e livros de ficção. Provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas você sabe de fato o que é Alquimia??? Confira neste post tudo o que você precisa saber:
               A Alquimia é um técnica que se desenvolveu inicialmente em Alexandria  nos períodos de 300 a 1400 e que combina elementos de Química, Antropologia, Filosofia, Matemática, Metalurgia e Religião. O primeiro alquimista egípcio foi Zózimo de Panápolis, que acreditava que a através dessa técnica conseguiria transformar metais em ouro.
               Ainda segundo Zózimo existia uma substância que recebia o nome de elixir, tintura e até mesmo pedra filosofal, capaz de fazer essa transformação e também curar doenças e conceder a imortalidade.


                 Os alquimistas utilizavam a Teoria dos Quatro Elementos que explicava as formas de composição da matéria. Usavam ainda conhecimentos primitivos, filosofia e muita magia para explicar certas transformações.  Confira as premissas fundamentais da Alquimia:

Fundamentos da Alquimia

  1. Toda a matéria é composta de uma mistura de terra, ar, água e fogo, em proporções variáveis.
  2. O ouro é o mais nobre e mais puro dos metais, seguido pela prata.
  3. Qualquer metal pode ser transformado em ouro, por um processo chamado transmutação, que consiste em modificar as proporções dos quatro elementos básicos.  

 William C. Vergara. Ciência: a busca sem fim. São Paulo: Cultrix, 1967.


               Mesmo nunca tendo alcançado o seu objetivo, os alquimistas constribuíram e muito para a compreenção da matéria e de suas propriedades. Suas tentativas fizeram com que desenvolvessem diversas técnicas e equipamentos usados até os dias de hoje. Confira algumas delas: Destilação (separação de misturas), Cristalização (obtenção do cristal de uma substância) e Calcinação (aquecimento intenso de um material). 
               Outra personalidade de ficou muito conhecida na Alquimia foi Paracelso. Nascido em 1493 na Suíça, ele acreditava que o ser humano era uma síntese do universo que poderia ser estuda também por meio da Alquimia. Dessa forma ele acabou criando remédios e técnicas muito úteis para o desenvolvimento da Medicina que conhecemos hoje.

Paracelso

                Outro feito que deu grande destaque ao alquimista foi a criação da Teoria dos Três Princípios, que dizia que a matéria era formada sal, enxofre e mercúrio. O sal seria responsável pelos sólidos, o mercúrio pelos líquidos e vapores e o enxofre por tudo o que era inflemável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário