domingo, 11 de março de 2012

É impossível ser irracional?


Um pequeno problema da filosofia é a aparente impossibilidade de alguém ser estritamente irracional. Somos racionais quando agimos em prol de nossos objetivos, com base na informação que temos, usando de nossa capacidade lógica. Mas parece que todo mundo faz isso e que, aliás, é impossível não fazê-lo. Podemos chamar de irracional quem dirige bêbado mas, estritamente falando, ele pode preferir o sabor do risco, ou ignorar o perigo ou não se importar tanto com a sua vida ou a de outros.

Quando nada disso ocorre, a pessoa não dirige bêbada, afinal.

Não importa o que você faça ou creia, parece que você sempre pode dizer, mesmo descobrindo estar errado: "mas eu fui racional, apenas meu objetivo era outro", ou então, "não tive as informações certas e/ou a inteligência para analisá-las". Seja como for, a conclusão será sempre que"em minha situação, qualquer um faria/pensaria o mesmo".

Ou assim parece.

Penso que a idéia de impossibilidade de ser irracional se alimenta de uma falsa suposição: a de que sempre usamos a nossa capacidade de raciocínio lógico no máximo de sua potência. Mas não é assim. Nós somos livres pra decidir usar menos do que podemos, sempre. Então, pode ser que seja evidente, para qualquer pessoa que se empenhe por 2 segundos, que 3 x 3 = 9. Mas pode não ser tão evidente que 7 x 8 = 56, a não ser para quemdecida se empenhar uns 20 ou 30 segundos.

Ora, se é assim, certas desculpas não colam.

Quem dirige bêbado pode estar decidindo não analisar o problema tanto quanto lhe é possível, pois sabe que, se o fizesse, encontraria razões para mudar de atitude, o que lhe despertaria desconforto, culpa e motivação para mudar - coisa que não quer fazer agora. Qualquer um pode sentir que atingir certas conclusões será como saber o final de um filme: não tem volta. E as pessoas se protegem disso fechando os olhos.

Quando atingimos certa conclusão por nos basearmos em toda a informação disponível pra nós, e a analisamos com empenho suficiente, então somos racionais ainda que, por azar, nossa conclusão esteja errada. Mas quando atingimos certa conclusão porque, de forma consciente, ignoramos informações e evitamos análises que sabemos que poderiam comprometer nossa conclusão conveniente, então, sim, estamos sendo irracionais. A irracionalidade é perfeitamente possível.

Mas talvez haja um mistério aqui: como você pode saber que, se raciocinar mais, vai descobrir uma razão para mudar de idéia, e não ver nisso já uma razão pra fazê-lo? A resposta é que pressentir que sua idéia está errada ainda não lhe faz saber que ela está errada, e tampouco diz o que pôr no lugar dela. A verdade é que, enquanto você não raciocinar econcluir que está errado, sempre pode se enganar dizendo "ah, é bem possível que eu esteja confuso" e, então, continuar no seu erro.

É isto o que as pessoas fazem pra fugir à razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário