terça-feira, 1 de maio de 2012

O que é Amor Platônico? – Os Vários Significados da Expressão, Platão




.
.
……………Muita gente já leu, já ouviu falar, mas nunca entendeu ao certo o significado da expressão Amor Platônico. Apesar de se referir a concepção do filósofo grego Platão, hoje o amor platônico como é definido hoje se diferenicia um pouco do que era defendido por ele. Vale lembrar que muita gente usa o termo errôneamente, por isso vale a pena conferir este post.
……………A expressão “amor platonicus” foi usada pela primeira vez por Marsílio Ficino, um filósofo florentino considerado neoplatônico, no século XV. Também chamado de amor socrático, ele se refere a um sentimento que vai além dos atributos físicos. É um sentimento puro e profundo que está diretamente ligado ao caráter a inteligência da pessoa.
.
Filme "Orgulho & Preconceito", adaptação da obra de Jane Austen

.
……………O amor platônico tambem pode ser usado para definir o afeto entre dois homens heterosexuais, pois não está ligado a qualquer interesse sexual, apenas numa admiração profunda e sincera.
……………Com a publicação da obra ”Platonic Lovers” (“Amantes platônicos“) de Sir William Davenant em 1636, o termo amor platônico passou a ser visto de outra forma. Agora ele adquiria a concepção de amor distante, onde não há qualquer contato físico e até mesmo envolvimento, e o objeto de desejo é perfeito.
.
.
……………Ocorre quando a amada ou amado é idealizado, um ser repleto de qualidades e sem qualquer defeito. É como o amor que um adolescente tímido e introvertido nutre por uma mulher com a qual não tem qualquer contato. Ele a imagina perfeita, mesmo sem conhecer de fato sua personalidade.
……………Platão ainda defendia que o verdadeiro Amor nunca deveria ser concretizado. Pelo fato da pessoa amada ser considerada perfeita, ele acreditava que quando esse amor é concretizado, começam a aparecer defeitos de caráter da pessoa amada que acabam matando esse amor.
.
.
……………Há ainda um grande paradoxo no que se refere ao amor platônico, uma vez que esta ideia entra em contradição com outra concepção de Platão que dizia que o desejo pela beleza do jovem deve ser o fundamento da amizade e amor entre ambos, inclusive dois homens.
……………O fato é que o amor platônico na literatura e na poesia adquiriu um caráter superior. Como uma forma não de atração física ou carnal, mas um sentimento ligado a alma, destinado a satisfação do espírito. Já a filosofia vê o amor platônico como a união exclusiva da mente e da vontade de ambos os amantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário