terça-feira, 1 de maio de 2012

Por que Chamam Estados Unidos de Terra do Tio Sam? História Completa




.
.
……………Com certeza você já se perguntou por que todos chamam os Estados Unidos da América de Terra do Tio Sam???  Embora não exista uma explicação correta, existem muitas curiosidades que podem ter dado origem ao apelido curioso. Aí vai uma listinha:
.
……………O Verdadeiro Tio Sam:  Embora não exista meio de provar, alguns historiadores defendem que o Tio Sam realmente existiu. Seu nome na verdade era Samuel Wilson. Sam fornecia carne ao exército americano, conhecido como US Army. Nos barris que enviava, ele deixava as iniciais U.S., iniciais essas que deram origem à brincadeira.
.
……………Algum oficial sugeriu que a sigla se referia a “Uncle Sam” (Tio Sam em inglês). A história teria ficado tão séria que muitos  soldados passaram a acreditar que “Uncle Sam” era o símbolo do governo norte-americano.
.
.

.
……………O Mito: Outra teoria afirma que Tio Sam nem mesmo existiu. Ele teria sido inventado pelos soldados que encontravam sempre as siglas US em equipamentos e alimentos durante a guerra. A brincadeira se espalhou e teve um ano em que o governo usou a imagem do suposto “Tio Sam” num informe publicitário sobre o alistamento militar.
.
……………Símbolo Nacional: Outra hipótese é a de uma personificação nacional. Tio Sam seria uma representação do povo norte-americano com aparência semelhante a dos presidentes Andrew Jackson e presidente Abraham Lincoln. As cores usadas em suas roupas fazem alusão à bandeira nacional americana e servem de evidência para essa teoria.
.
……………Personagem de HQ: O Tio Sam é um personagem de história em quadrinhos criado pela Quality Comics que se baseou no mito americano. Ele ajudou a consagrar o nome e pode sim ter dado uma mãozinha para que hoje todos se refiram aos EUA desta forma carinhosa. Além do mais ele era um herói e tanto, e com certeza ajudou a reavivar o espírito nacionalista dos norte-americanos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário