terça-feira, 1 de maio de 2012

Tudo sobre a Burca: Roupa que cobre todo Corpo das Muçulmanas História




.
.
……………Com certeza você já viu reportagens ou fotos de mulheres de algumas regiões do Oriente Médio com roupas muito diferentes das que usamos no Brasil. O nome dessa veste feminina que cobre todo o corpo, o rosto e os olhos é Burca ou Burqa. Ela é usada pelas mulheres do Afeganistão e fronteiras e do Paquistão.
……………Apesar de dividir opiniões no mundo todo, a Burca é defendida nesses países por muitos muçulmanos que acreditam que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Hadith e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público.
.
.
……………Nem todos os muçulmanos interpretam as Escrituras dessa forma. Alguns acham que a burca não é especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith. Comunidades islâmicas também discutem sobre o assunto. Seu uso foi imposto no Afeganistão enquanto a comunidade religiosa Talibã comandou o país nos anos 2000. O hábito é mantido até hoje por boa parte das afegãs.
……………Alguns acreditam que o Hadith fala de cobrir completamente o corpo das mulheres, enquanto outros interpretam que o rosto, mãos e os pés podem ficar descobertos. Depois do fim do Talibã as mulheres passaram a ater um pouco mais de liberdade. Lojas de roupas ocidentais, que antes não podiam sequer exibir manequins em suas vitrines, passaram a contar com um público maior.
.
.
……………Embora muita gente não saiba, as mulheres que usam burca não são totalmente privadas de outras roupas. Elas não podem exibir partes de seus corpos diante de grande público ou homens, mas quando estão apenas entre mulheres, elas podem se vestir deixando cabeça, braços e pés descobertos. É isso o que acontece em casamentos e cerimônias em que homens e mulheres ficam separados.
……………Algums mulheres confessam se sentir mais seguras com o uso da burca. Além de terem a sua imagem totalmente preservada, elas se sentem camufladas num país de cultura machista e muitas vezes cruel com o sexo feminino. Será mesmo que a burca pode ser uma aliada das muçulmanas?!
.
.
……………Os países de religião cristã ainda veem com receio o uso da burca. Isso porque eles acham que a roupa cobre demais a pessoa e pode ser usada por criminosos. É por isso que em países como a França e a Holanda, seu uso foi proibido.
……………Mas e você, o que acha do uso da Burca??? E da sua proibição em alguns países???

Nenhum comentário:

Postar um comentário