terça-feira, 1 de maio de 2012

Quem foi Tutancâmon: Vida e Morte do Faraó mais Jovem do Egito, Múmia



.
Máscara de Tutancâmon
.
…………….Com certeza você já ouviu falar em Tutancâmon. Também conhecido como Tutankhamon, ele foi um lendário faraó que possui a múmia mais famosa do do antigo Egito. Muito é dito sobre sua vida e morte, mas será que tudo é verdade??? É isso o que nós vamos ver neste post.
…………….Era filho e genro de Akhenaton e Kiya, ele se casou com sua meia-irmã Ankhesenamon aos 10 anos de idade (isso que é ser precoce) e assumiu o trono as 12 (há quem diga que foi aos 10 anos). Apesar da pouca idade, o pequeno faraó se mostrou muito experiente e teve um bom reinado. Entre outras coisas ele restaurou os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero.
.
Como seria o rosto de Tutankhamon
.
…………….Já dizia o ditado: “quanto antes se começa antes termina!“. Pois foi exatamente isso o que aconteceu com Tutancâmon. O jovem que virou faraó ainda na infância não teve uma vida muito longa. Morreu com apenas nove anos de trono aos dezenove anos de idade. A causa: é aí que começa o dilema. A cultura popular defende que Tutancâmon foi assassinado pelo seu conselheiro real Aye.
…………….Aye se casou com a viúva de Tutancâmon logo após a sua morte e assumiu o trono por quatro anos. Isso fez dele o maior suspeito da morte do faraó até que novos estudos e exames de DNA indicaram que existe algo de errado no assassinato do rapaz. Isso é, se houve de fato um assassinato.
.
Tesouros retirados da Tumba de Tutancâmon
.
…………….Pesquisadores descobriram por exemplo, que Tutancâmon sofria da rara Doença de Kohler que enfraquecia seus ossos. Sua saúde era extremamente frágil pelo fato de existirem muitos casamentos entre irmãos na sua família, o que fez com que ele nascesse com uma série de má-formações.
…………….A falta de irrigação sanguínea e problemas com as células dos ossos faziam dele uma pessoa muito vulnerável. Houve um estudo que revelou ainda que dias antes de morrer o faraó sofreu uma queda e fraturou a perna esquerda.
.
Momento da descoberta da Tumba
.
……………A teoria que mais tem sido aceita pelos estudiosos egípcios é de que Tutancâmon morreu de malária. Infelizmente isso não soa tão épico ou trágico, mas ao que tudo indica o assassino de Tutancâmon na verdade foi um mosquitinho que encontrou em sua saúde frágil, uma vítima fatal. Quanto a Aye, podemos dizer que ele aproveitou a situação para ganhar uma mulher e quatro anos de reinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário