sábado, 7 de julho de 2012

Onde as crianças do mundo dormem


Muito provavelmente o emedigueano mais assíduo deve se lembrar do incrível projeto de fotografia "Onde as crianças do mundo dormem", realizado pelo genial e criativo fotógrafo americano James Mollison..E para aqueles que não se lembram, recordo que o autor desta série viajou por diversos países do mundo todo fotografando os quartos e crianças de todas as idades que vivem em condições diversas e documentou tudo no imperdível livro de mesmo nome.


Kahn, 16 anos, Tóquio

Onde as crianças do mundo dormem
Kahn divide a casa com 4 gerações da família: ela com sua irmã, seus pais, avós e bisavó. Sua paixão é a moda. Ela pode passar horas se vestindo e gosta de ir para as ruas de Harajuku desfilar e ver as lojas da moda. Ela faz parte de um clube onde as frequentadores exibem o estilo Lolita. Sua mãe não gosta muito destas manias e vestimentas estranhas da filha, por isso a garota arrumou um emprego de meio período para comprar suas própria roupas e perucas. Todos os dias, Kahn vai para a escola de bicicleta e demora cerca de 20 minutos. No futuro, ela pretende se tornar a dona de uma loja de moda e está confiante que com o tempo seu estilo de vestir poderá ser mais tradicional.

Rianon, 14 anos, Darvel, na Escócia

Onde as crianças do mundo dormem
Rianon vive em uma cidade pequena e pitoresca, que já foi famosa pela produção de rendas, cuja indústria não acompanhou o progresso e hoje caiu em descrédito. A cidadezinha abriga um monte de viciados em heroína e várias gangues aterrorizam às ruas. A maioria dos alunos da escola do subúrbio onde Rianon estuda foram expulsos de outras escolas de Glasgow. Toda sua família e amigos são punks. A Garota usa cabelo moicano colorido desde os 6 anos. O grupo de amigos punks vivem muito amigavelmente e se apóiam uns aos outros e para afastar intrusos da região onde moram. Rianon toca guitarra, baixo, bateria e canta. Seu pai tem seu próprio grupo musical.

Ryan, de 13 anos, Carolina do Norte

Onde as crianças do mundo dormem
Ryan nasceu na Pensilvânia, onde viveu com seus pais e duas irmãs. Mas agora está na Carolina do Norte, em um internato para adolescentes obesos de 11 a 16 anos. Aos 9 anos ele foi diagnosticado com um tumor cerebral que fez com que desenvolvesse um apetite incontrolável. Ryan perdeu 9 quilos na escola, mas pretende continuar a perder peso fora dali jogando basquete com meus amigos como antes. Os alunos são obrigados a dar pelo menos 10.000 passos a cada dia. As crianças comem apenas alimentos de baixo teor calórico e têm todo o acesso a alimentos saudáveis como legumes, frutas verduras, mas nada de pizza e salgadinho - os vícios de Ryan. Graças a isso ele diz que está sempre com fome. Ele quer ser médico quando crescer.

Lee, 10 anos, Beijing

Onde as crianças do mundo dormem
Lee vive com seus pais em um conjunto habitacional. Ela é a princesa da família que faz todas as suas vontades por ser filha única em função da política chinesa de contenção do crescimento populacional, "Uma família - um filho" -onde todos aqueles que tem mais de um filho são multados-. Lee vai para a escola bem ao lado de casa. Suas matérias favoritas são matemática, canto e música. Ela é muito perfeccionista e estuda os deveres de casa por mais de três horas, tentando fazer tudo perfeitamente. Duas vezes por semana ela vai para aulas de balé. Durante sua estadia na escola, ela deve também frequentar aulas especiais para treinamento militar, organizado pelo Exército de Libertação do Povo Chinês.

Lewis, 10 anos, de Barnsley, Inglaterra

Onde as crianças do mundo dormem
Lewis vive com seus pais e irmã em um subúrbio de Yorkshire. Por causa de seu comportamento anti-social, foi proibido pela justiça de sair de casa desacompanhado. Apesar da pouca idade já foi preso por posse de drogas, álcool e facas. Ele não pode ficar perto nem mesmo de uma chave de fenda. Lewis foi diagnosticado com esquizofrenia e por causa de seu comportamento já foi expulso de sete escolas. Por causa do garoto, a família toda é acompanhada pela assistência social. Recentemente Lewis começou a tomar remédio controlado e se sente melhor, embora, sinta falta de seus amigos e do ar livre.

Juan David, 10 anos, Medellín, Colômbia

Onde as crianças do mundo dormem
Juan David, filho único, vive em uma favela da capital colombiana. A família é refugiada e teve que deixar sua casa por causa da guerra contra as drogas que continua em sua região de origem. A área não tem acesso a escolas e hospitais. A base da sua alimentação é a fruta-do-conde, que cresce naturalmente por estas bandas. A família de Juan David, que gostaria de mudar para os Estados Unidos, vive em um pequeno barraco construído por seu pai, um mecânico de automóveis desempregado. O garoto quer ser médico quando crescer.

Bikram, 9 anos, Melamchi, Nepal

Onde as crianças do mundo dormem
Bikram é órfão de pai e mãe e vive com seus avós, tia, tio e dois primos em uma casa na pedra de dois andares nas montanhas. A estrada mais próxima de onde vive está a duas horas descendo a montanha. O segundo andar da casa é usado para o armazenamento de milho, para evitar os ratos. Toda a família dorme em colchões feitos de palha de milho. Em sua casa não há eletricidade e tipicamente um lampião ajuda a clarear um pouco o breu. A família tem o seu próprio pedaço de terra onde plantam tudo que precisam. Sua dieta é baseada no trigo, legumes e lentilhas. Eles nunca têm dinheiro para comprar carne e leite. Bikram não vai a escola todos os dias porque é muito longe e quando pode, brinca o dia inteiro com os amigos. Ele sonha em se tornar um médico quando crescer.

Alex, 9 anos, Rio de Janeiro

Onde as crianças do mundo dormem
Alex não vai para a escola e passa o dia todo na rua, mendigando. Ele percebeu que, para sobreviver deve ou mendigar ou roubar. Então, às vezes, quando é possível, ele rouba o relógio das pessoas que lhe dão esmola nas janelas de carros nos cruzamentos. Alex cheira cola todo dia e dorme na rua, em bancos ou em um sofá velho ou na calçada mesmo. Alex não é órfão e ainda mantém contato com sua família. Às vezes, vai até em casa a procura de algo para comer.

Nome não revelado, 9 anos, da Costa do Marfim

Onde as crianças do mundo dormem
O nome deste garoto, órfão, refugiado da Libéria, não foi indicado por causa do risco de morte. Ele foi seqüestrado pelo "Lord's Resistance Army" e foi treinado para ser soldado mirim, mas  conseguiu escapar e fugir do país. Ele tem três irmãos e todos vivem em um galpão de concreto na escola com outros alunos. Sua refeição preferida é arroz com tomate e carne de frango desfiado. Ele ama futebol e quer se tornar um professor quando crescer.

Bilal, 6 anos, Wadi Abu Hindi, Cisjordânia

Onde as crianças do mundo dormem
A família Bilal, beduínos árabes, agora vive em um estábulo, porque sua casa foi derrubada pelo governo israelense, porque foi construída sem permissão oficial. No verão, toda a família dorme sob as estrelas, sobre um tapete. 15 cabras auxiliam na dieta básica da família: arroz, leite de cabra e coalhada. Uma vez por semana eles podem se dar ao luxo de comer carne. Todos os dias um caminhão de água potável visita o vilarejo, que limita a coleta de dois litros de água por pessoa. Bilal não vai para a escola. Ele pastoreia as cabras.

Rice, 15, Kyoto

Onde as crianças do mundo dormem
Rice é criada para no futuro se tornar uma gueixa. Ela vive com outras 13 meninas em uma casa de chá em Kyoto, dividindo o quarto com outras cinco meninas, quarto esse que também é usado como sala de jantar e para as cerimônias do chá. Rice deixou a casa dos pais em Tóquio há um ano depois de ver um programa na televisão sobre gueixas. Determinada decidiu fazer o teste e foi admitida à formação. Agora está na situação de estudante ou "maiko". Rice já tem um novo nome, Tamayuki, e diligentemente aprendeu a cantar, descobriu os mistérios da cerimônia do chá, foi introduzida na arte da maquiagem e muito mais. Ela deve dedicar ao menos duas horas por dia para aprender a colocar o quimono, aplicar a maquiagem e pentear seu cabelo. Rice Tamayuki só visita a família no período de férias: três vezes ao ano durante dois dias. Muitas vezes ela sente falta de casa.

Erien, 14, do Rio de Janeiro

Onde as crianças do mundo dormem
Erien vive em uma favela do Rio. Até a pouco dormia no chão, mas agora ganhou uma cama velha porque está no último trimestre da gravidez. Esta é a terceira gravidez da garota de 14 anos. A primeira vez tinha apenas 12 anos e deu à luz uma criança natimorta. Um ano mais tarde nasceu o segundo. É muito improvável que a garota, mãe solteira, volte à escola porque precisa cuidar de seus filhos. Erien sonha se tornar uma veterinária e conhecer outras cidades.

Disdain de 14 anos, Kathmandu, Nepal

Onde as crianças do mundo dormem

Disdain trabalha como doméstica e mora no andar superior da casa em um quarto minúsculo que mais parece uma gaiola. Ela é uma das milhares de menores que são obrigada a trabalhar no Nepal, cujas tarefas se dividem na lavanderia, limpeza da casa e na cozinha. Geralmente começa a trabalhar às cinco da manhã e termina lá pelas seis da tarde. Seu salário é uma verdadeira merreca, 500 rúpias nepalesas (algo em torno de 13 reais por mês). Ainda assim a garota manda dinheiro para os pais que criam seus oito irmãos e irmãs. Duas vezes por ano, ela pega carona para casa. Consciente, 3 vezes por semana frequenta a escola e adora o seu professor. Quando crescer, sonha em se tornar médica.

Irkena, de 14 anos, Quênia

Onde as crianças do mundo dormem
Irkena é de uma tribo semi-nômade do deserto do Quênia. Ele vive com sua mãe ao ar livre em uma espécie de curral que eles construíram para o gado. O garoto tem 14 anos e logo participará da cerimônia de circuncisão. Este ritual, o primeiro na estrada para a vida adulta, é realizado em público e os garotos devem suportar a dor sem chorar ou gritar (uiii!), caso contrário, suas famílias são desonradas. Depois da circuncisão, Irkena tornar-se-á "Marani", ou seja, um jovem soldado. A partir dai ele deve sair de casa e viver no mato, junto com outros soldados.

Riutta, 10 anos, Tóquio

Onde as crianças do mundo dormem
Riutta vive com seus pais e irmã mais nova, em Tóquio. Aos três anos de idade quando começou a ter problemas com peso, seus pais decidiram mandá-lo para fazer sumô. Agora Riutta se tornou um campeão da modalidade na sua categoria de peso. Ele come como uma draga três vezes ao dia e embora recentemente tenha ficado preocupado com sua perda de peso, sossegou depois que um de seus amigos morreu de ataque cardíaco devido à obesidade. Riutta é admirado pelos amigos de escola, já que nunca perdeu uma única luta. Além disso, é a organização em pessoa. Gosta de acampar, andar de bicicleta e em seu tempo livre diverte jogando no computador e assistindo TV. Seu sonho é se tornar estrela de um programa de TV quando crescer e ter uma grande família.

Delaney, 9 anos, New Jersey, EUA

Onde as crianças do mundo dormem
Delaney mora com seus pais e o irmão e irmã mais novos em uma mansão. Cada uma das crianças tem seu próprio quarto com banheiro. Delaney gosta de vestir-se bem e passa todas as noites cerca de uma hora escolhendo o que vai vestir na manhã seguinte. Ela vai para a escola em um ônibus escolar junto com seu irmão. A viagem leva apenas 10 minutos, mas Delany não gosta de ir no mesmo ônibus ao lado do irmão mais novo. A escola para ela se resume a conversar com as amiguinhas e odeia de morte ter que estudar. Delaney, cujos hobbies preferidos são passear no shopping e dançar, sonha em se tornar uma desenhista de moda quando crescer. Todo domingo ela vai à igreja.

Alice, 8 anos, Harlan County, EUA

Onde as crianças do mundo dormem
Toda a família de Alice vive próxima a sua avó Alice, inclusive seu tio e primo, cuja mãe morreu recentemente. Alice e seus pais vivem em uma pequena casa de madeira, que está localizada nas montanhas Apalaches. Este lugar é famoso por sua beleza natural, mas é a região mais pobre dos Estados Unidos. O teto do quarto da garota esta ruindo, mas seus pais não tem nenhum dinheiro para reformar a casa. A mãe de Alice trabalha no McDonald, seu pai , no Wallmart e a maior parte da renda é gasta na manutenção da casa e na educação de Alice. A vizinhança é conhecida por ter muitas pessoas que usam drogas. Dois parentes de Alice morreram em decorrência do uso de drogas. A garota ainda não sabe o que quer ser quando crescer.

Justin, de 8 anos, New Jersey, EUA

Onde as crianças do mundo dormem
Justin ama esportes. Joga beisebol, futebol e basquete. Aos cinco anos já participava de um time de futebol local. Quando a temporada começa, Justin geralmente treina 3 vezes por semana. Seus pais incentivaram o filho a amar o esporte, apesar do fato de que o equipamento esportivo não ser nada barato. Justin vive com sua família em uma casa de cinco quartos. Duas semanas no ano eles viajam para alguma praia do Caribe. Justin é ambicioso e quando crescer quer se tornar prefeito de Nova Jersey. E se isso não der certo quer ser um jogador profissional de pôquer e ganhar muitos milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário