quarta-feira, 5 de outubro de 2011

B U D I S M O

 

Como já aconteceu com o Hinduísmo, é difícil para os ocidentais compreender esta doutrina como uma religião, pois não existe um Deus criador; talvez seja mais um caminho de crescimento . O Budismo foi fundado na Índia, 600 anos antes de Cristo, por um rico príncipe chamado Sidharta que, aos 29 anos de idade, teve quatro visões . Pelas visões do envelhecimento, doença e morte tomou conhecimento do inexorável caminho que é a vida humana. Numa quarta visão um eremita revelou-lhe o meio de alcançar a paz interior. Deixando a sua fortuna e família partiu em busca da verdade . Depois de seis anos de vida ascesta compreeendeu que não era pela auto-mortificação do corpo , nem pela auto-indulgência que devia seguir. Um caminho intermédio levou-o, aos 35 anos, á iluminação ou sabedoria, passando a ser chamado Buda Sakyamuni que significa sábio do clã Sakya. Como afirmámos no início , Buda não é um deus, apenas um humano que alcançou a iluminação pela prática da compreensão da verdade suprema do Universo e a visão profunda dos caminhos da vida humana. Durante 45 anos ,Buda Sakyamuni viajou com os seus discípulos por toda a Índia encarnando todas as virtudes que pregava,traduzindo em acções as suas palavras.Após a sua morte, aos oitenta anos de idade, realizou-se o 1º Concílio Budista afim de escrever os ensinamentos de Buda. A esta compilação dá-se o nome de Dharma e ao conjunto dos praticantes do budismo Sangha. O Buda, a Dharma e o Sangha são as três joias da doutrina. Chegados a este ponto vejamos, em síntese, quais sãos os objectivos do Budismo : como todos os seres procuram a felicidade, esta doutrina deve permitir aos homens alcançar a serenidade e a paz,isto é, o "estado de Buda ". Para tal o homem não deve cometer acções negativas, ter mestria sobre o espírito ,realizar acções positivas, respeitar todas as formas de vida e nunca cometer a violência.

Os princípios fundamentais do budismo são o Karma e o Renascimento. O Karma pode definir-se como a acção física, verbal ou mental, realizada com intenção e que se traduz em karmas positivos ou negativos. O renascimento é a tomada de consciência da sucessão ilimitada de vidas até se atingir a iluminação. É assim que, de um estádio de imperfeição para um de iluminação teremos : Seres do Inferno, Pretas(espíritos famintos), Animais, Humanos, Asuras (semi-deuses)e Devas ( deuses). O renascimento em formas inferiores ou superiores depende do karma praticado em vidas anteriores. O estado de nirvana será atingido quando se for capaz de sair do ciclo de morte e renascimento, isto é, da reencarnação . Há várias correntes de Budismo, umas em ascenção outras em queda total e, por estranho que pareça, esta filosofia de vida está a perder adeptos na Índia, zona onde surgiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário