quarta-feira, 5 de outubro de 2011

OS NOSSOS ANTEPASSADOS

 

Um grupo de cientistas, chefiados por Svante Pääbo, descobriu que todos os humanos actuais , excluindo os africanos , compartilham uma pequena percentagem de ADN do Homem Neandertal que viveu na Eurásia 230.000 anos antes da nossa era e que se terá extinguido há cerca de 37.000 anos.
Essa pequena porção de genoma Neandertal vem mostrar que o pequeno grupo de Homo sapiens que saiu do continente Africano (onde teria surgido) se cruzou com Homo neanderthal no Próximo Oriente, há 80.000 anos . Os seus descendentes espalharam-se pela Ásia e Europa e não devem ter voltado a ter novos contactos com mais Neandertais.
Para fazer o estudo, a equipa de Svante obteve genoma de Neandertal a partir de ossos fósseis das jazidas de Vindija na Croácia , de Mexmaiskaya na Rússia , de Feldhoper na Alemanha e Sidrón nas Astúrias (Espanha) . O referido genoma foi comparado com o de actuais sul-africanos negros , chineses han , franceses e nativos da Papua Nova Guiné. Os resultados indicam a presença de genes comuns aos neandertais em todos os grupos da população actual, excluindo os africanos negros.
O curioso é que talvez esteja aqui a possível explicação para o aparecimento do Homo sapiens de pele clara ,diferente do original africano ,de pele escura. Descobriu-se que o genoma do homem Neandertal de Lessini (Itália) e Sidrón (Espanha) , possuem o gene mclr, conforme afirma o professor Charles Lalueza- Fox da Universidade de Barcelona. O gene em causa contém a receita para a produção de uma proteína especializada na regulação de pigmentos dos mamíferos , pois actua na superfície das células que produzem os pigmentos escuros ( melanina). Quando este gene sofre mutações, produz nos humanos uma pele muito clara e cabelos ruivos.
Assim se os Neandertais tivessem duas cópias desse gene ( uma vinda do pai e outra da mãe) teriam uma pele claríssima e cabelo ruivo. Caso só houvesse uma cópia do gene, apareceria toda uma variedade de tons de pele e de cabelo, como hoje verificamos no norte da Europa.
É certo que existe hoje um longo debate sobre a razão de a humanidade ter desenvolvido olhos e cabelos claros ; há quem fale em selecção sexual, por essas características serem consideradas como atractivas e por isso procuradas, embora outros prefiram explicar o facto por uma selecção natural relacionada com a luminosidade da zona onde habitavam os povos.
Seja como for, os Homo sapiens de pele escura depois de se cruzarem com os Neandertais , deram origem a humanos de pele clara, olhos também claros e cabelo diferente na cor e no aspecto.
Os neandertais desapareceram da face da terra há 37 mil anos, como já havíamos referido, e esta nova datação foi feita por uma equipa de investigadores liderada pelo arqueólogo e investigador português João Zilhão, da Universidade britânica de Bristol, com base em achados do lugar de Pego do Diabo, em Loures, perto de Lisboa. Também neste caso as características morfológicas mistas (de neandertal e homem moderno) são apresentadas pelo menino do Lapedo, descoberto em1998, no Lagar Velho (Leiria). .
Apresentamos a seguir uma reconstituição fotográfica dessa criança O estudo do esqueleto e dentes da criança, que tinha cinco anos na altura da sua morte, ocorrida há 30 mil anos, revelou que o menino tinha características do homem moderno, mas também de neandertal, o que abalou o mundo da arqueologia e tem, desde então, sido motivo de debate .
Nunca antes do achado do menino do Lapedo tinha sido encontrada uma prova material de mestiçagem entre Homo sapiens e Neandertal . Esta mistura de características "reflecte", assim, necessariamente um processo de miscigenação extensiva dos dois tipos de populações à época do contacto".
A permanência tardia dos neandertais nesta região lusitana deverá ter estado relacionada com factores climáticos.
O denominado Homo sapiens neanderthalensis existiu entre 230 000 e cerca de 30 000 anos. A média do cérebro( 1450 cc), é sensivelmente maior que a do Homem actual embora com uma caixa craniana mais longa e baixa e uma marcante saliência na parte traseira do crânio. Possuía um maxilar proeminente e uma testa recuada. Os Neandertal viveram maioritariamente em climas frios e as suas proporções corporais são semelhantes às das actuais populações das regiões frias: baixas e sólidas, com membros curtos, facilitando a retenção do calor. Os homens mediam em média 1,68 m com ossos fortes e pesados, mostrando sinais de uma poderosa estrutura muscular. Foram as primeiras populações que criaram rituais funerários, com o enterramento mais antigo datado de há cerca 100 000 anos. A área de dispersão dos Neandertal inclui a Europa e o Médio Oriente.
Seja qual for a verdade científica do que atrás escrevemos sobre a origem da população branca no mundo, uma outra verdade permanece ; postas de lado as diferenças genéticas e fenotípicas ( aspectos exteriores do indivíduo), as populações humanas são principalmente diferenciadas pelos seus usos e costumes, que são transmitidos de geração em geração. A espécie humana caracteriza-se então por uma forte dimensão cultural. É por isso que o conceito de etnia é hoje em dia preferido ao conceito de raça .

Nenhum comentário:

Postar um comentário