quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAÇONARIA- o que é?

 


A origem da Maçonaria remonta à Idade Média , sabendo-se que em 24 de Junho de 1717 foi fundada a Grande Loja Maçónica de Londres e em 1723 o Grande Oriente de França. A maçonaria é uma sociedade secreta na qual homens livres e de bons costumes cultivam a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os seres humanos tendo como princípios a tolerância , a filantropia e a justiça. Poderemos ainda afirmar que é uma ordem iniciática e ritualista, baseada no livre pensamento com vista a edificar uma sociedade mais livre, justa e igualitária . A Maçonaria rejeita dogmas, combate a opressão, o terror, a ignorância, a miséria e a corrupção. Dissemos que era iniciática porque nela só ingressa quem se submete à cerimónia de iniciação que significa a passagem das trevas para a luz do conhecimeno ; ritualista porque as reuniões obedecem a determinados rituais,
Os maçons reúnem-se num local chamado loja, onde praticam os rituais de reflexão , dirigidos por um mestre, conhecido como venerável mestre. As cerimónias de reflexão e aprendizagem são sempre realizadas em honra e homenagem a Deus . A maçonaria aceita a existência de um princípio superior, simbolizado pelo Grande Arquitecto do Universo que não tem definição e que cada um interpreta segundo a sua convicção. Para uns será o Deus em que acredita , para outros os Sol ou a Natureza , para outros a resultante de todas as forças que actuam no Universo e o regem. Desta forma há o respeito por todas as religiões , pois todas são verdadeiras se lhe retirarmos o fanatismo e a superstição. No passado medieval, o maçon era obrigado a seguir a religião do seu país , mas com o “ iluminismo” considerou-se adequado apenas impor a religião sob a qual todos estão de acordo , e que consiste em amar o próximo , fazer o bem e ser homem bom, de honra e probidade. Assim a Maçonaria acolhe ateus , agnósticos e pessoas de diversos credos. Há contudo divergências : A Maçonaria Regular, Tradicional ou de Via Sagrada impõe a crença em Deus . na imortalidade da alma e não aceita mulheres na ordem, em clara oposição ao que defendem os do ramo Liberal ou Laico. Os primeiros, ao manterem uma tradição de 300 anos , não se adequando aos valores éticos actuais, excluem três quartos da humanidade. Os ensinamentos maçónicos são transmitidos através de símbolos, dando assim um conhecimento profundo e adequado ao nível intelectual de cada indivíduo. A Maçonaria tem em mente a instrução moral, física e intelectual. Os ensinamentos buscam sempre lembrar três deveres fundamentais do ser humano : os deveres para consigo próprio, para com a humanidade e para com Deus. Para consigo consiste em estabelecer uma perfeita ligação entre a personalidade e a individualidade, entre o corpo e a alma . Para com a humanidade compreendendo a família, a pátria e o universo.. Para com Deus por ser o princípio de tudo.
Como o fim último da Maçonaria é a”construção” de um homem novo e esta ideia de construção é baseada na geometria que os maçons consideram a mais nobre das artes, assim se explica que a régua, o esquadro e o compasso sejam o símbolo do pensamento maçónico, numa recordação simbólica das antigas associações de pedreiros livres , construtores das catedrais góticas. De idêntica forma se explicam os aventais usados nas cerimónias.
Ao que conseguimos apurar, em Portugal existem actualmente duas grandes obediências maçónicas : o Grande Oriente Lusitano, fundado em 1802 e reconhecido pelo Grande Oriente de França desde 1804 . Tem o maior número de filiados e representa a Maçonaria Liberal ; a outra é a Grande Loja Legal de Portugal criada em 1996 tendo a maioria dos membros saído da Grande Loja Regular de Portugal.
Existe ainda a Grande Loja Feminina de Portugal fundada em 1997 e constituída exclusivamente por mulheres.
Fundada em 1923 surge uma ordem maçónica mista designada de O Direito Humano.Pautada por grande descrição e elitismo está também presente em Portugal a Ordem Maçónica Mundial do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, pouco se sabendo das suas actividades .

Nenhum comentário:

Postar um comentário