quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IDADE DA TERRA

 

A determinação da idade da Terra é um caso complicado devido a dois problemas que se põem aos investigadores: em primeiro lugar é necessário ter um método capaz de avaliar uma dimensão de tempo tão grande quanto a do tempo geológico e, em segundo, escolher o material rochoso a datar. Se o primeiro problema foi resolvido com o advento dos métodos de datação utilizando o declínio radioactivo de elementos com semi-vida longa ,o outro ponto, foi de mais difícil solução já que, depois da sua formação, a Terra sofreu intensa modificação que resdistribuiu os elementos químicos.
A tarefa de encontrar as rochas primitivas mostrou-se mais complexa que o previsto ; nas rochas consideradas muito antigas que foram datadas, o resultado revelou-se decepcionante pois as idades inicialmente encontradas foram de apenas 2 a 2,7 Giga anos e nós sabemos que deveria ser de mais ou menos 4 Ga. (quatro mil milhões de anos )
Perante a dificuldade de encontrar na Terra rochas primitivas, o cientista Patterson (1950) resolveu analisar rochas extraterrestres para obter a idade da Terra pois o nosso sistema solar, com os seus planetas, formou-se todo ao mesmo tempo. Aplicando o método de datação do declínio Urânio/Chumbo em meteoritos, obteve a idade de 4,55 Ga e, desde então ,esta é considerada a idade da Terra.
. O intervalo de tempo que compreende toda a história da Terra, desde a sua formação até ao período actual, é o que denominamos por Tempo Geológico,ou seja, o Tempo Geológico corresponde aos 4,6 mil milhões de anos da Terra.
Será que o meu leitor é capaz de imaginar o que significa todo este intervalo de tempo? Provavelmente não.
Para melhor compreender esta escala de tempo faremos uma pequena simulação:"Imagine que os 4,5 mil milhões de anos da Terra foram comprimidos em um só ano . Nesta nova escala de tempo, as rochas mais antigas que se conhecem (~3,6 mil milhões de anos) teriam surgido apenas em Março. Os primeiros seres vivos, (de ~ 3,4 biliões de anos) apareceram nos mares em Maio. As plantas e os animais terrestres surgiram no final de Novembro (à cerca de 400 milhões de anos). Os dinossauros dominaram os continentes e os mares nos meados de Dezembro, mas desapareceram no dia 26, isto é entre 190 a 65 milhões de anos), mais ou menos a mesma época em que as Montanhas Rochosas começaram a elevar-se. Os humanóides apareceram em algum momento da noite de 31 de Dezembro (há aproximadamente 11 milhões de anos). Roma governou o mundo durante 5 segundos, das 23h:59m:45s até 23h:59:50s. Colombo descobriu a América (1492) 3 segundos antes da meia noite, e a geologia nasceu com as escritos de James Hutton (1795), Pai da Geologia Moderna, há pouco mais que 1 segundo antes do final desse movimentado ano dos anos." (extraído de Eicher, 1968)
Deixemos estas fantasias e voltemos á realidade: O tempo geológico está dividido em intervalos que possuem um significado em termos de evolução da Terra. A escala do tempo geológico, cujo esqueleto rudimentar foi estabelecido ainda no século XIX , está dividida em graus hierárquicos cada vez menores da seguinte forma:
Eons , Eras, Períodos e Épocas
A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece no seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons:Arqueano: compreendido entre 3,85 biliões de anos e 2,5 biliões de anos atrás, aproximadamente, marcado pela actividade vulcânica e fluxo de calor três vezes maior que o actual.
Proterozóico: do Latim ("primeira vida") está compreendido entre 2,5 biliões e 542 milhões de anos e é o período onde houve acumulação de oxigénio na atmosfera (atribuído às algas azuis).
Fanerozóico: Começou cerca de 550 milhões de anos e vai até hoje e abrange o período de tempo em que animais com cascos duros que se fossilizariam eram abundantes.
Outros geólogos reconhecem um quarto período anterior ao Arqueano:
Hadeano ( Hades, deus do inferno na mitologia grega,) que vai da formação da Terra (4,5 mil milhões de anos, aproximadamente) até o início do processo de formação das rochas que marcou o início do período Arqueano.
Nota: Há quem chame ao conjunto dos éons anteriores ao Fanerozóico de Pré-Cambrico (uma denominação obsoleta, contudo).
ERAS
As diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos. A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. (da mais antiga para a mais moderna)
Arqueozoica É caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, com as mais antigas formações orográficas. Esse período teve início há, aproximadamente, 4 biliões de anos .
ProterozoicaEstima-se que esta era geológica teve início cerca de 2,5 biliões de anos atrás e terminou há 550 milhões de anos. Durante esse período ocorreu intensa actividade vulcânica, facto que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos, por exemplo, ferro, manganésio, ouro, etc. Na era geológica do Proterozoico ocorreu grande acumulação de oxigénio na atmosfera. Também ficou caracterizada pelo surgimento das primeiras formas de vida unicelulares avançadas.
Paleozoica A era Paleozoica prevaleceu desde 550 a 250 milhões de anos atrás. Nesse período a superfície terrestre passou por grandes transformações, como o surgimento dos conjuntos montanhosos dos Alpes Escandinavos (Europa). Esta era geológica também se caracteriza pela ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formadas pela geodinâmica interna , e o aparecimento de grandes florestas, glaciações, e dos primeiros insectos e répteis.
Mesozoica A era Mesozoica iniciou-se cerca de 250 milhões de anos atrás, tendo ficado marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas. Outras características dessa era geológica são a fragmentação gradual do único continente existente denominado Pangea, o surgimento de grandes répteis como, por exemplo, o dinossauro, o aparecimento de pequenos mamíferos, e o desenvolvimento de flores nas plantas.
Cenozoica Esta era geológica está dividida em dois períodos: Terciário (aproximadamente 60 milhões de anos atrás) e Quaternário (1 milhão de anos atrás).
- Terciário: Caracterizado pelo intenso movimento da crosta terrestre,(deriva continental e choque de placas) facto que originou os dobramentos modernos, originando as mais altas cadeias montanhosas da Terra, como os Andes (América do Sul), os Alpes (Europa) e o Himalaia (Ásia). Nessa era geológica surgiram aves, várias espécies de mamíferos, além de primatas.
- Quaternário: Era geológica que teve início há cerca de 1 milhão de anos e perdura até os dias actuais. As principais ocorrências nesse período foram: grandes glaciações; actual formação dos continentes e oceanos e o aparecimento do homem.

Passemos agora aos períodos e épocas em que se dividem as eras mas para comodidade dos leitores vamos apresenta-los em esquema com as datas do seu início em Ma (milhões de anos )
ERA
Paleozóica
Período
Pérmico……286 Ma
Carbónico… 360 Ma
Devónico…. 408 Ma
Silúrico…… .438 Ma
Ordivicico….505 Ma
Câmbrico…..545 MaMesosoica
Período
Cretácico…..144 Ma
Jurássico……208 Ma
Triássico…….245 Ma

Cenozoica
Período
Quaternário…………………..
( Èpocas)
Holoceno ou actual 0,01 Ma
Pleistoceno………1,6 Ma

Terceário …………………
(Épocas)
Plioceno…………..5,3 Ma
Mioceno……………23,7 Ma
Oligoceno………..36,6 Ma
Eoceno…………….57,8 Ma
Paleoceno…………66 Ma
Estas subdivisões foram estabelecidas ainda antes do desenvolvimento dos métodos de datação absoluta. As subdivisões de tempo definidas, portanto, não representam intervalos de tempo equivalentes, mas refletem a possibilidade de desvendar os detalhes da evolução geológica em todos os tempos. O registro geológico mais recente é mais completo e apresenta maior número de fósseis, permitindo delimitar intervalos temporais menores. O registro da evolução geológica antiga é muito mais fragmentado e com a ausência de fósseis possibilita apenas a delimitação de intervalos de tempo maiores, marcados por grandes eventos globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário