quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CERVEJA E DIURESE

 


Embora o título desta mensagem pareça despropositado, a ideia é alertar para o abuso desta bebida, sem as devidas precauções.
Comecemos por dizer que diurese é a produção de grande quantidade de urina e que pode haver várias razões para que tal venha a acontecer . Uma delas é a ingestão de cerveja e daí se dizer que a cerveja é diurética. No fundo, tudo está no funcionamento dos rins que fabricam urina com a finalidade de regular a concentração de minerais no sangue e de limpar, dessa forma, o organismo de compostos inúteis. Com esta frase até parece que me estou a contradizer . Recordemos que a urina é composta aproximadamente por 95% de água e 2 % de ureia. Nos 3% restantes, podemos encontrar fosfatos, sulfatos, amónia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio e outros elementos.
Como estas substâncias não são inertes ou inofensivas em maiores percentagens que o normal, é necessário uma maior quantidade de água para serem diluídas e retiradas do sangue .
Voltando ao assunto do título da mensagem, a cerveja tem grande quantidade daquelas substâncias tais como açúcares, proteínas , iões e outras moléculas, resultantes da fermentação do lúpulo logo os rins necessitam de maior número de moléculas de água para as diluir e excretar, indo buscar essa água ao organismo. Tal facto pode provocar desidratação e desequilíbrio percentual a nível de outros minerais que são necessários ao metabolismo celular. Este é o primeiro alerta que deixo.
Para se ter uma ideia do que afirmei ,direi que, se bebermos um litro de água os rins fabricam 385 ml de urina, mas se bebermos um litro de cerveja eles fabricam 1012 ml de urina, quase três vezes mais.
Mas há mais ! Um consumo exagerado de cerveja, porque tem álcool, provoca forte desidratação e diminuição de água no tecido cerebral com as consequências que são por demais conhecidas a curto e longo prazo. Desta feita o ideal seria que, após uma noite de copos de cerveja, se bebesse bastante água natural. Mas quem se lembra ou consegue fazer tal coisa ?
Afinal devemos ou não beber cerveja ? A resposta ,como para tudo, é moderação. A cerveja é, sem dúvida, uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde tempos ancestrais. Foi muitas vezes olhada como uma bebida dos pobres e inferior ao vinho, mas tem vindo a crescer não só em termos de qualidade como também de consumo. É hoje bem nítido que as cervejas não são apenas boas para beber, como também fazem bem à nossa saúde, desde que consumidas moderada e regularmente, isto é, não mais de duas garrafas " mini" por dia. Há muita publicidade que se refere aos benefícios do vinho na saúde, levando a que as pessoas considerem que apenas esta bebida nos trará bem-estar. Todavia a cerveja, tal como o vinho, contem um grande número de componentes, entre os quais antioxidantes e vitaminas.
Para os meus leitores que querem uma explicação mais alargada de como se dá a filtragem das substâncias nocivas nos rins aqui vai um pequeno resumo que suponho seja suficiente. Cada rim contém cerca de um milhão de unidades encarregadas da filtragem (nefrónios). Um nefrónio é constituído por uma estrutura redonda e oca (cápsula de Bowman), que contém uma rede de vasos sanguíneos (o glomérulo).
O sangue penetra no glomérulo com uma pressão elevada. Por tal facto, grande parte da fracção líquida do sangue é filtrada através de pequenos poros situados nas paredes dos vasos sanguíneos do glomérulo e também pela camada interna da cápsula de Bowman; as células sanguíneas e as moléculas maiores, como as proteínas, não são filtradas. O líquido filtrado, já depurado, penetra no espaço de Bowman (a zona que se encontra entre as camadas interna e externa da cápsula de Bowman) e passa pelo tubo que sai da mesma. Na primeira parte do tubo (tubo proximal), absorvem-se a maior parte do sódio, água, glicose e outras substâncias filtradas, as quais, posteriormente, voltam a integrar o sangue. . A parte seguinte do nefrónio é a ansa de Henle. À medida que o líquido passa através da ansa, o sódio e vários outros electrólitos são bombeados para o interior do rim e o restante fica cada vez mais diluído. Este líquido diluído passa para a parte seguinte do nefrónio (o tubo distal), onde se bombeia mais sódio para dentro, em troca de potássio, que passa para o interior do tubo.
O líquido proveniente de vários nefrónios passa para o interior do chamado tubo colector. Nos tubos colectores, o líquido pode seguir através do rim sob a forma de urina diluída, ou a água desta pode ser absorvida e devolvida ao sangue, fazendo com que a urina seja mais concentrada. Mediante as hormonas que influem na função renal, o organismo controla a concentração de urina segundo as suas necessidades de água.
A urina formada nos rins flui pelos ureteres para o interior da bexiga, onde é armazenada até sair para o exterior.
Depois de tudo isto, beba cerveja , mas com moderação e não esqueça de um copo de água ao deitar para repor a água perdida por diurese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário