quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JUDAÍSMO

 


Judaísmo é o nome dado á religião que originou o povo Judeu , tendo como protagonista não um indivíduo, como acontece com o Cristianismo e o Islamismo, mas o povo hebraico. É a mais antiga das três religiões monoteístas onde se incluem o cristianismo e o islamismo. Surgido do mosaísmo (conjunto de leis transmitidas por Deus ao povo de Israel, através de Moisés) o Judaísmo baseia a sua crença em três pontos: 1º- Existe um só Deus denominado YAVHÉ. 2º- O povo de Israel foi eleito por Deus para receber os mandamentos divinos que constituem a Torá. 3º--Há um pacto eterno entre Deus e o povo judeu.
As várias ramificações do Judaísmo moderno devem-se aos eventos históricos ocorridos com a comunidade judaica e baseiam-se em diferentes interpretações da religião. Entre as diferenças estão o uso de objectos religiosos como a Kipá, costumes alimentares ou o uso do hebraico como língua litúrgica. O judaísmo congrega hoje cerca de 18 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo ( Diáspora) e não é uma religião com ideias expansionistas ou de conversão, respeitando a pluralidade religiosa desde que as outras religiões não firam os mandamentos contidos na Torá. Os Judeus acreditam que, no futuro, quando o Messias chegar todos os povos reconhecerão Yavhé como Deus único.
A história do judaísmo começa no apelo de Deus a Abraão que, por volta de 1850 Ac deixou a Síria para se estabelecer na terra de Canaã,hoje Israel. Com a morte de Abraão , Jacob e os seus doze filhos emigram para o Egipto á procura de melhores condições de vida . Com o passar dos anos e ao verificarem estarem a ser tratados como escravos começam a isolar-se em locais próprios até que, por volta de 1250 A.c, Moisés leva o seu povo ,através do Mar Vermelho, novamente para Canaã. Entre os anos 500 aC e 100 dC sucederam-se , em Israel, as dominações estrangeiras: primeiro os Babilónicos, depois os Persas e por fim os Romanos. Nos séculos seguintes e até aos nossos dias a Diáspora continua cada vez mais intensa. Relembramos a expulsão dos Judeus de Espanha ,no tempo dos reis Católicos e o extermínio pelos nazis durante a 2ª Guerra Mundial.
São símbolos do judaísmo : o Muro das Lamentações em Jerusalém,restos do templo de Herodes, onde os judeus vão orar; o candelabro dos sete braços "Menorah" ; a Sinagoga lugar de oração. de reunião e de estudo. Esta religião não tem sacerdotes e o rabino é apenas um mestre na interpretação da Bíblia. O dia de oração e de descanso é o Sábado e vai desde o pôr do sol de sexta -feira até ao pôr do sol de sábado. Também é característica do judaísmo a circuncisão feita aos rapazes , oito dias após o nascimento, simbolizando a Aliança entre Deus e Abraão e é nesta altura que é dado o nome á criança . Só aos treze anos o rapaz se torna membro da comunidade ficando sujeito aos deveres e direitos que ela lhe impõe, sendo o principal o estudo da Torá . Neste livro da Lei estão as 613 obrigações que todo o hebreu deve observar e que são os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés. Quando reza o judeu tem a cabeça coberta com o "talith", um xaile com franjas brancas e pretas e presos á testa e ao braço direito as " filactérias" pequenas bolsas que contêm as orações da Torá. O livro sagrado é a Bíblia correspondendo só ao Antigo Testamento.

Se é fácil definir um judeu como sendo um seguidor do judaismo mais difícil se torna saber quem é judeu, pois há muitas diferenças de opinião entre os judeus ortodoxos,reformistas e caraítas, bem como da influência geográfica , isto é, dos países onde residem. Se ultimamente é aceite que judeu é toda a pessoa que tenha passado por um processo de aprendizagem e conversão ao judaísmo ,ou pessoa que descenda de um membro da comunidade judaica, continua a haver desacordo no aspecto de quem deve tomar lugar no tribunal religioso que sancione uma conversão. Também não há acordo se uma criança nascida de um casamento onde um dos pais não é judeu, fica com esse estatuto por via materna ou paterna. Terminamos este curto apontamento com a oração que resume a fé judaica : ESCUTA ISRAEL O ETERNO É UM SÓ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário