quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MACACOS versus HOMEM

 

Tenho uma familiar, temente a Deus e aos Homens que fica escandalizada quando afirmo que é “ prima dos macacos “ , muito embora não lhe repugne a teoria evolucionista de Darwin para os outros seres. Como ela, tenho encontrado mais pessoas, e nem são defensoras do criacionismo , pois nunca aprofundaram o tema . É para elas que alinhavo o resumido apontamento que se segue.
Como é sabido, o gene é a unidade fundamental de toda a hereditariedade e ao conjunto de todos os genes de um indivíduo de qualquer espécie. chamamos genoma. Os genes encontram-se distribuídos pelos cromossomas de um indivíduo e as características de todos os seres vivos são definidas pelo genoma que possuem. Posto isto, que diferença há entre o genoma do Homem e o do macaco ou, dito de outra maneira, que mudança terá sofrido o genoma do símio ancestral para dar o homem ?
A mutação genética devido à qual os primeiros hominídeos ( Homo habilis ---»Homo erectus ---»Homo Neandertal ---»Homo sapiens ) se separaram dos seus antepassados símios , já foi identificada por cientistas americanos da Universidade de Harvard , em 2003. O gene Tre2 foi o responsável por ter tornado os seres humanos diferentes dos macacos, durante o longo processo evolutivo . A mutação genética terá surgido há 25 milhões de anos atrás , devido talvez á fusão de dois outros genes o que fez com que os seres humanos, ao longo da sua evolução, se tenham distinguido dos seus parentes mais próximos, chimpanzés, gorilas e orangotangos, os quais, por sua vez, se tornaram também diferentes dos outros macacos, os chamados macacos do novo mundo, que mantiveram cauda longa ,entre outras características.
A mutação concedeu aos Hominídeos maxilares mais pequenos e cérebros maiores. A redução dos maxilares alterou a estrutura do crânio e eliminou músculos espessos que serviam para fixar as mandíbulas à parte superior da cabeça. Como consequência, houve um alargamento do crânio e um desenvolvimento do volume cerebral que possibilitou a linguagem e a construção de instrumentos , o que terá acontecido há 2,5 milhões de anos , na África Oriental.
Mas há mais evidências da evolução do homem que permitem aparentá-lo em primeiro grau com os chimpanzés e gorilas, até em aspectos comportamentais . Um grupo de investigadores observou que chimpanzés selvagens transportavam alimentos para dentro de uma caverna onde os repartiam com os outros elementos do grupo, tal como faziam os Homo habilis, antepassados do homem actual.
Chimpanzés e Gorilas utilizam ferramentas para fins específicos ; Jane Goodall relatou no seu diário :…….” Em Outubro de 1960 observei um chimpanzé pegar numa folha e modificá-la com a mão, dobrando-a para a tornar mais fina para que pudesse ser enfiada com maior facilidade na abertura estreita do ninho de térmitas……….estava a demonstrar o domínio de princípios rudimentares da produção de instrumentos ……também observei que utilizavam folhas a que davam a forma de copo para armazenar água . A partir daqui precisamos redefinir Homem , redefinir utensílios ou aceitar os chimpanzés como humanos ….”
Não podemos esquecer que 98% dos nossos genes são idênticos aos de outros primatas onde estão incluídos animais fisicamente diferentes do homem como os lémures, os tarsídios ,o macaco esquilo, etc. Também já se comprovou que o cromossoma 2 do homem é a fusão, topo a topo, dos cromossomas independentes 2p e 2q que existem nos outros primatas .
No que respeita a inteligência ,falando dos chimpanzés, nossos primos de 2º ou 3º graus , eles usam instrumentos para comer, para se defender e são capazes de ensinar os mais novos a utilizar correctamente certos instrumentos para determinado fim, transmitindo aspectos culturais de geração em geração. Tal como os humanos cuidam das crias, educam-nas nas suas travessuras, demonstram emoções e comunicam entre si. Perante tal, não sei por que há relutância em admitir que homem e macacos derivam de um ancestral comum próximo, logo são primos.
Olhem as fotografias abaixo e digam –me se não são atitudes humanas
Grupo em velório chorando a morte de um familiar

Casal posando para a posteridade
Cruzando os braços com enfado por não ser considerado como gente.
Carinho de mãe

Observação

Se atentar para a fotografia do início do texto verá a atitude de quem tem um problema bicudo para resolver, talvez o de não saber em quem deva votar para governar este país de macacões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário