quarta-feira, 5 de outubro de 2011

HISTÓRIAS DO EGIPTO

 

Quando, em 1490 antes de Cristo, Tutemosis II morreu sem deixar descendência masculina da sua união com a esposa real que era a sua meia irmã Hatshepsut, entrou em cena o único filho varão do soberano e de uma concubina de nome Isis e que ficou conhecido como Tutemosis III. Como este herdeiro do trono era uma criança , o clero, a nobreza e o exército apoiaram uma regência de Hatshepsut durante a infância do seu sobrinho e enteado. A regência acabou por durar vinte e dois anos , pois rapidamente se tornou num reinado a dois, entre tia e sobrinho, terminando apenas em 1468 aC, com a morte de Hatshepsut. Sabe-se que Hatshepsut sempre teve um papel preponderante na governação, embora o soberano fosse Tutemosis III, de tal forma que no sétimo ano de regente se faz coroar faraó (rei), adoptando título real e até passou a usar a barba postiça. Tal só foi possível com a concordância do poderoso clero de Amon que a rainha protegia e favorecia enormemente .
Este caso estranho de dois faraós a compartilhar o poder está representado no templo de Karnak em que se vêem os dois a fazer oferendas na barca de Amon a quando do regresso da famosa expedição que Hatshepsut enviara ao país de Punt (Somália) em busca de incenso , mirra e outros produtos exóticos.
A rainha também concedeu à sua filha primogénita os atributos dos príncipes herdeiros e é possível que Tutemosis III tenha casado com filhas da soberana e que uma delas, Neferuré tenha sido a mãe do futuro faraó Amenhotep II.
Preparado desde muito cedo para a guerra, Tutemosis III comandou efectivamente o exército e seguiu numa expedição contra a Núbia que se havia rebelado e retomando o controlo das minas do Sinai, expulsando os beduínos. Este facto está recordado , sem esquecer a rainha, numa estela que diz :….. No ano 16, sob a majestade do rei do Alto e Baixo Egipto Maatkare ( Hatshepsut)…….e sob a majestade de Menkhepene (Tutemosis) que viva , seja estável e duradouro ,o rei pôs-se à cabeça dos seus soldados ….. Com a morte da rainha começa o governo a solo de Tutemosis III, então com 34 anos de idade , tendo desenvolvido uma campanha expansionista em 17 acções militares . Assim incluiu nas suas fronteiras a Núbia, a Líbia, Síria e Chipre. Segundo os relatos dos seus generais , além de grande estratega, conseguiu a submissão dos príncipes dos territórios conquistados sem recorrer a actos de crueldade para com eles. Tutemosis III mandou construir o seu templo funerário em Deir el-Bahari, entre os templos de Mentuhotep II e de Hatshepsut. O templo, descoberto em 1962, não possui a grandiosidade do templo da madrasta.
Tutemosis III foi enterrado no Vale dos Reis. À semelhança do que aconteceu com outros túmulos este também foi alvo de pilhagens. As suas paredes encontram-se decoradas com figuras esguias, pintadas a negro e vermelho sobre um fundo cinzento que pretendia simular o aspecto de um papiro, encontrando-se nelas a versão mais completa do Livro de Amduat que fornecia ao faraó defunto um mapa do mundo dos mortos e feitiços protectores e a versão mais antiga que se conhece da Litania de Rá. A sua múmia foi encontrada em 1889 num estado danificado no "esconderijo" de Deir el-Bahari, para onde tinha sido transladada pelos sacerdotes da XXI dinastia que pretendiam proporcionar-lhe uma maior segurança e consequentemente garantir a vida eterna ao faraó.
Voltemos um pouco atrás nesta história e vejamos o ardil montado por Hatshepsut para conseguir convencer o clero de que , embora mulher, podia ser faraó. Nas paredes do seu templo , em Deir el-Bahari, está representado o episódio que relata a sua concepção e o seu nascimento.
A mãe de Hatchepsut, Ahmose, encontra-se no palácio real. O deus Amon- observa-a e, depois de consultar um conselho composto por doze divindades, decide que chegou a altura de gerar um novo faraó. O deus toma a aparência do rei Tutmosis I, que a encontra adormecida no quarto. A rainha Ahmose acorda ao sentir o perfume que emana do corpo do esposo e o Deus Amon mostra-se em toda sua plenitude. Ahmose, cai aos prantos de emoção pela grandiosidade do Deus. O casal une-se sexualmente e depois Amon-Rá informa que a filha que nascerá da união dos dois, governará o Egipto em todas as esferas de poder do palácio.Apesar de não concordarem, os sacerdotes foram obrigados a legitimar a história, pois viviam bem e com muitas mordomias, principalmente por causa das doações que a rainha lhes fazia . Acreditaram que se o Deus Amon não ficasse satisfeito com as decisões da rainha, o Egipto sofreria com pragas e colheitas ruins. Mas parece que o deus Amon estava de acordo com as ideias de Hatshepsut, pois ela governou num período de muita prosperidade e tranquilidade. Ontem como hoje ,o clero submete-se ao poder instituído desde que obtenha regalias.
Alguns anos após a morte o seu nome foi apagado de monumentos e outros documentos não se sabendo onde se encontra a sua múmia, embora haja notícias que a mesma foi identificada . Sobre este último ponto não encontramos fontes credíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário