quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sangue artificial

 


Já desde o século XVII que as transfusões sanguíneas têm sido uma tentativa de remediar as perdas de sangue causadas por cirurgias, acidentes, partos, guerras ou outras causas. .Antes da identificação dos anticorpos aglutinantes do sangue como o Rh, as transfusões então realizadas provocavam muitas mortes pelo facto do sangue do dador ser incompatível com o do receptor . Embora hoje se conheçam e se identifiquem muito bem os grupos sanguíneos (A;B;AB ;O )e os factores Rh, um dos problemas com que a medicina actual por vezes se debate é a falta de sangue compatível disponível para uma transfusão ou havendo-o, a recusa do doente em receber essa transfusão por motivos religiosos ,como acontece com as Testemunhas de Jeová.
Parece que no futuro o problema será parcialmente resolvido com o fabrico de sangue artificial. Este sangue será desenvolvido a partir de células estaminais embrionárias , e a designação de artificial refere-se apenas ao facto de ser fabricado em laboratório. O plano da Universidade de Edinburgo é simples: estimular células estaminais de embriões humanos para que originem células do sangue, isto é, glóbulos vermelhos. Recorrendo aos embriões que sobram dos tratamentos de fertilidade, os cientistas vão procurar aqueles que estão geneticamente programados para desenvolver o sangue tipo O, Rh negativo ( zero ,negativo) que é considerado como dador universal, pois pode ser dado a qualquer pessoa sem perigo de rejeição,dado não ter aglutininas nem aglutinogénios..
Este tipo de sangue é relativamente raro, sendo encontrado em apenas 7% da população mundial, mas em laboratório poderá ser desenvolvido em grandes quantidades devido à capacidade que as células estaminais têm de se multiplicar indefinidamente. Em teoria, um único embrião seria capaz de satisfazer as necessidades de sangue de um país, além de ser ,como afirmamos, compatível com qualquer humano, e estar livre de infecções.
No entanto o problema mantêm-se para os que recusam sangue com origem em outro indivíduo, por questões religiosas. Talvez para estes a solução esteja numa descoberta vinda dos USA. Claes Lundgren, médico da Universidade de Buffalo, apresentou , numa conferência de imprensa, uma ampola contendo cinco mililitros de uma solução leitosa, passando a explicar: "
Estes cinco mililitros poderão salvar a vida de uma criança pesando de 10 a 15 quilos que tenha perdido metade de seu sangue."Esta espécie de sangue artificial, é uma substância inorgânica, mais especificamente um dodecafluorpentano, ou DDFPe, um composto à base de fluorcarbono utilizado originalmente como elemento de contraste em exames médicos.
Lundgren vai prosseguir o trabalho dos Drs. Hugh Van Liew, Mark Burkard e Ingvald Tyssebotn, que fizeram as primeiras pesquisas e conseguiram transformar o DDFPe num transportador de oxigénio.
A chave para a capacidade desta nova substância está em gotículas invisíveis a olho nu. Quando aquecidas à temperatura do corpo humano, essas gotículas expandem-se em micro bolhas, pequenas o suficiente para passar através dos vasos capilares. A forte afinidade dessas micro bolhas com o oxigénio faz com que elas possam cumprir o papel do sangue, captando o oxigénio nos pulmões do paciente e levando-o até aos tecidos.
Infelizmente ainda faltam muitos testes médicos para comprovar que não existirão efeitos colaterais adversos.
Paralelamente várias Empresas farmacêuticas desenvolveram algumas variedades de sangue artificial nas décadas de 80 e 90, mas muitas abandonaram as pesquisas após enfartes, derrames cerebrais e mortes de cobaias humanas. Algumas fórmulas iniciais também causaram o colapso de vasos capilares e o aumento excessivo da pressão arterial. Porém, pesquisas adicionais levaram a vários substitutos específicos do sangue divididos em duas classes: carregadores de oxigénio que utilizam hemoglobina (HBOC, na sigla em inglês) e perfluorcarbonetos (PFC) que atrás citámos. Alguns desses substitutos, na sua fase final de teste, conseguem estar disponíveis em hospitais. Outros já estão em uso, como, por exemplo, um HBOC chamado Hemopure actualmente administrado com alguns inconvenientes em hospitais na África do Sul, onde o alastramento do HIV ameaçou o suprimento de sangue. Um carregador de oxigénio baseado em PFC, chamado Oxygent, está nos estágios finais de testes em seres humanos na Europa e América do Norte.
Os dois tipos têm estruturas químicas bastante diferentes, mas ambos trabalham basicamente através da difusão passiva. A difusão passiva tira proveito da tendência dos gases de se mover de áreas de maior concentração para áreas de menor concentração até atingir um estado de equilíbrio. No corpo humano, o oxigénio move-se dos pulmões (alta concentração) para o sangue (baixa concentração). Depois, quando o sangue atinge os vasos capilares, o oxigénio move-se do sangue (alta concentração) para os tecidos (baixa concentração).
Dissemos no início que estas descobertas resolveriam parcialmente o problema da falta de sangue pois não podemos esquecer que o sangue humano executa muitas outras funções importantes para além do transporte de oxigénio pelos glóbulos vermelhos. Os glóbulos brancos defendem o corpo das infecções bacterianas, as plaquetas promovem coagulação, e as proteínas do plasma executam várias outras funções. Por tal motivo será útil utilizar novas técnicas médicas a quando de uma cirurgia ,tal como utilizar bisturis eléctricos que evitam hemorragias ou a transfusão do próprio sangue do doente e de que existem duas técnicas: 1)- O paciente retira seu próprio sangue alguns dias antes da cirurgia e esse sangue fica guardado em bolsas até que seja necessário utilizá-lo durante a cirurgia programada. 2)- O sangue é retirado no início da cirurgia e armazenado, sendo substituído por soluções cristalóides ou coloidais como expansores do volume do plasma. Ocorrendo algum sangramento ele obviamente será menor, já que estará diluído. No final da cirurgia o sangue é reposto. Como o sangue é do próprio doente não há impedimento religioso.
Para além da conhecida transfusão , aproveitando (após filtração/heparinização) o sangue perdido no decurso de intervenções cirúrgicas, e da chamada transfusão isovolémica, (todas estas técnicas implicando apenas a utilização de sangue do paciente) as alternativas reais à transfusão tem ainda as suas limitações ,pelo que fiquemos com a esperança de que o engenho humano nos conduza no futuro a uma solução de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário