quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MARTE e marcianos

 

Visível á vista desarmada , há muito tempo que este planeta exerce uma atracção no imaginário humano. Os povos da antiguidade designavam-no de estrela vermelha,sinistra anunciadora de calamidades, guerras ou epidemias mortais. Aliás ,Marte é o mitológico Deus da guerra e da morte. Em finais do século XVII como os telescópios já permitiam observar o planeta de forma bastante precisa , o astrónomo Giovannni Cassini consegue calcular a duração do dia marciano em 24 horas e 40 minutos, sabendo-se agora que errou apenas em 3 minutos, neste seu cálculo. Hoje, com os modernos telescópios e sondas orbitais, conseguiram-se mapas pormenorizados deste planeta , mas sem marcianos visíveis . A ideia da existência de "marcianos" começou quando Giovanni Schiaparelli deu o nome de canali aquilo que julgou serem ligações rectilíneas entre grandes massas de água. Em 1893, Percival Lowel, astrónomo amador americano, defendia que os canali seriam obra produzida por uma civilização marciana inteligente que, no seu mundo moribundo, estariam a combater a desertificação. A lenda sobre marcianos aumentou quando ,em 1898, H.G. Wells escreve " A guerra dos Mundos ". Esta marcianomania durou até 1965, altura em que a sonda Mariner 4 nos enviou fotografias de Marte a dez mil quilómetros de distância. Por elas se verificava não haver cidades, nem canais ,nem água , nem erosão hidráulica de um passado distante; a superfície de Marte era mais parecida com a Lua do que com a Terra. Marte tem uma superfície crivada de crateras ,fria, seca , quase sem atmosfera , imprópria para a vida dos humanos. Em 1976 duas sondas Víking pousaram em segurança na superfície de Marte e as experiências químicas que realizaram não deram resultados conclusivos sobre vida no planeta. Em 2004 dois robots começaram a fazer viagens pela superfície marciana tendo fornecido imagens com grande nitidez. As recentes missões Phoenix que analisaram o solo levam-nos a concluir que Marte não é um planeta tão morto como parece: as câmaras captam tempestades e o aparecimento sazonal de gelo seco de dióxido de carbono o que poderá vir a ocasionar o aparecimento de microrganismos.. Se algo mais foi descoberto, está guardado nos computadores da universidade do Arizona. A vigilância constante dos robots sobre a superfície do planeta, acabou com a ideia dos discos voadores marcianos e dos seus tripulantes estiolados, de pele acastanhada e olhos amarelos que alarmaram as gentes da Terra, depois do final da 2ª Guerra Mundial.


Hoje estão desmitificadas muitas das fraudes fotográficas sobre discos voadores e marcianos e explicadas clinicamente algumas narrativas de pessoas que afirmam terem sido sequestradas temporariamente por extra-terrestres para observações médicas e experiências sexuais. Estudos médicos revelam que as pessoas que afirmam ter sido raptadas ou que tiveram encontros imediatos do 1º grau, possuíam personalidades muito próximas daquelas que experimentam a iminência de morte ,ou possuem uma forte crença esotérica ou ainda uma mente fantasiosa. Também a maioria dos que afirmaram terem sido raptados para experiências sexuais , tinham sofrido traumas sexuais ou outros, durante a infância. Os psicanalistas continuam a investigar e a tentar explicar estes fenómenos da mente do ser humano que desencadeiam a alucinação do tipo que estamos falando e se tudo não passa de recordações infantis voluntariamente reprimidas e aparentemente esquecidas. Voltando ao planeta Marte diremos que no árido deserto terrestre de Utah (USA) existe um centro de investigação onde se estudam os desafios que os primeiros colonos do planeta vermelho terão de enfrentar. Se em 2008 se diz que o planeta poderá ter conservado no subsolo os elementos necessários para devolvê-lo á vida, sonha-se que em 2508, depois de quinhentos anos de terraformação, realizada por gerações de astronautas, este possa desenvolver microrganismos , e uma atmosfera. Será que o Homem conseguirá este feito e o de por o núcleo de Mercúrio, actualmente sem movimento, num núcleo móvel, idêntico ao da Terra, com os benefícios dai inerentes ?



Será que esta litografia acima , representa o futuro longínquo de Marte? Poderá ser que, no ano 3.000, haja "marcianos" descendentes dos terráqueos , se entretanto a evolução e a Natureza não fizerem das suas com o Homo sapiens sapiens a ser apenas um fóssil extinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário